InícioGraduaçãoQual a grade curricular do curso de Letras – Português e Inglês?

Qual a grade curricular do curso de Letras – Português e Inglês?

A grade curricular do curso de Letras – Português e Inglês – Licenciatura tem disciplinas que vão da gramática de ambas as línguas até a Didática e Literatura

Para quem gosta de ler e escrever, e tem paixão por leitura, o curso de Letras – Português e Inglês – é uma opção muito interessante. O aluno terá contato mais profundo com o universo das letras – literalmente – e vai conhecer os pormenores dessas línguas.

O curso é oferecido na modalidade licenciatura, o que habilita o aluno a lecionar na rede pública e privada de ensino. Dessa forma, para se tornar um bom docente, ele precisa conhecer em profundidade as línguas que vai lecionar.

Com três anos de duração, em média, o curso tem também estágios obrigatórios, que colocam o aluno em contato com o dia a dia da sala de aula. Assim, ele já pode usar na prática o conhecimento que ele adquiriu na teoria.

Os detalhes do Português e Inglês na grade curricular

Disciplinas que tratam da Gramática, Sintaxe e Fonética mostram ao aluno como são os detalhes dessas duas línguas. Até já tivemos aulas na escola que tratavam desses assuntos. Mas a profundidade do conhecimento vem na grade curricular do curso de Letras – Português e Inglês.

Falando nela, a Gramática não deve ser temida, e sim celebrada. É ela que explica o que é cada palavra e a função dela em uma frase – e isso em qualquer língua. Afinal, parece banal, mas saber as funções das palavras ajuda muito na comunicação.

Junto com ela, a Sintaxe faz parte da grade curricular do curso. Ela já mostra qual é a função das palavras em uma frase – e já tivemos aula disso na escola. O conceito de sujeito – predicado é um dos primeiros que aprendemos. Mas no curso de Letras – Português e Inglês -, esse conhecimento é aprofundado.

A Fonética já mostra os idiomas de outra maneira. Ela é o estudo dos sons. Assim, cada som tem um símbolo, que é universal para todas as línguas. Dessa forma, uma pessoa que fale mandarim e entenda fonética vai conseguir ler uma palavra em português. E vice-versa.

A Didática e Prática de ensino

Como os alunos vão ser futuros professores, eles precisam aprender a ensinar. A Didática vem do grego e significa “a arte de ensinar”. Nada mais verdadeiro. Não basta ter o livro didático em mãos e ler para os alunos na sala de aula.

É a Didática que mostra os caminhos para que o conhecimento chegue ao aluno. E há várias metodologias. O professor precisa também entender o contexto no qual ele está inserido. Embora o conteúdo seja mais ou menos uniforme, o ambiente das salas de aula muda de acordo com a rede de ensino. Há o clima dos alunos da parte da manhã e da parte da noite. Os que estudam em escolas particulares e públicas. Isso tudo interfere no aprendizado.

Esses são alguns dos detalhes que os alunos de Letras – Português e Inglês – terão acesso. Há também, na grade curricular, disciplinas que tratam da prática de ensino. Como lidar com salas de aula e entender o jeito de aprender dos alunos são alguns dos assuntos tratados.

Literatura presente na grade curricular

O curso de Letras – Português e Inglês – traz os principais autores da literatura portuguesa, brasileira e inglesa. A presença dessas disciplinas se vale não só porque, no ensino médio, essas obras fazem parte da grade curricular. O professor deve conhecer com profundidade as características desses tipos de literatura, bem como ver os estilos de escrita ao longo dos anos. As características dos autores também são exploradas no curso.

A literatura está no curso também para mostrar aos alunos a importância da escrita na formação intelectual e cultural do brasileiro. Quem lê tem mais capacidade de interpretar o mundo à sua volta, aumenta o vocabulário e adquire mais referências de mundo. E despertar o interesse pela leitura nos jovens possibilita um futuro melhor para todos.

Assim, a história de autores clássicos como Eça de Queiroz, Machado de Assis, José de Alencar, Gil Vicente, Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, só para ficar em alguns, entram na lista. Já na literatura inglesa, Jane Austen, George Orwell, Emily Brontë e, claro, William Shakespeare, fazem parte das aulas.

Estágio obrigatório na grade curricular

O aluno também precisa passar pelo estágio obrigatório no curso de Letras – Português e Inglês. É um período no qual ele assiste às aulas, atua como auxiliar do professor principal e pode orientar estudantes também.

Esse estágio é fundamental para mostrar o dia a dia das salas de aula para os futuros professores. É nessa fase que o aluno coloca os conhecimentos teóricos na prática. Ele terá contato com as diferentes realidades de salas de aula da rede pública e privada, por exemplo.

Na grade curricular, há uma quantidade de horas que deve ser cumprida. Essa exigência é do Ministério da Educação, para que o aluno possa concluir o curso e se habilitar para se tornar um docente.

Mercado de trabalho

O profissional vai atuar principalmente no ensino. A demanda por professores sempre é alta, visto que há muitos docentes em atividade no Brasil, e eles vão se aposentando ao longo do tempo. Assim, encontrar um local para trabalhar nas escolas não é tarefa difícil.

No caso do ensino público, é necessário ser aprovado em um concurso público para a área. Esse processo seletivo acontece nos âmbitos municipal, estadual e federal. A principal exigência é ter concluído o curso de licenciatura, e é onde o futuro formado entra.

A grade curricular do curso também contempla outras disciplinas que vão além do ensino. Uma delas é na elaboração de livros didáticos, e esse é outro campo de trabalho do profissional. Ele pode atuar como consultor na elaboração ou reformulação dos livros didáticos, em Português e Inglês.

Mas nem só nesses tipos de obras que ele pode trabalhar. Editoras de livros precisam desses especialistas para revisar os livros antes de irem para as gráficas. Afinal, com esse olhar apurado, eles detectam erros de ortografia, escrita, separação de sílabas, acentuação e pontuação, por exemplo. Enfim, a grade curricular do curso de Português – Inglês é bem completa e fornece um bom embasamento para o futuro profissional!

Clique aqui e leia também tudo sobre o que faz um profissional de Letras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.