InícioGraduaçãoQual o período de férias na faculdade?

Qual o período de férias na faculdade?

As férias na faculdade são um tempo livre para o aluno se desligar da rotina. Entretanto, há ocasiões em que se manter nos estudos pode ser benéfico.

Existem, contudo, várias outras maneiras de passar o recesso além dessa. Portanto, você verá a seguir quando o universitário entra de férias e como pode aproveitá-las.

Veja qual é o período de férias na faculdade

Atualmente, é comum que a pausa seja nos meses de dezembro, janeiro e julho. Contudo, o calendário pode se alterar conforme a instituição de ensino e o local. De antemão, vale citar que 30 dias é o mínimo que esse recesso deve durar.

As datas, além disso, são forçadas a se alterar diante de certos contextos. Por exemplo:

  • Greves com pautas que interferem no ensino;
  • Eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo;
  • Epidemias ou pandemias, bem como a da Covid-19.

Há também universidades que optam por começar o ano letivo antes ou após o Carnaval. Logo, você deve ficar ligado no calendário da sua faculdade e se manter informado.

Época de férias na faculdade à distância

Caso pense que algo mude no modelo EAD, fique sabendo que não. Ou seja, os meses de férias na faculdade à distância são os mesmos. De maneira idêntica, as datas também podem mudar de acordo com a instituição, então, fique atento!

A dúvida entre relaxar e estudar na época de férias na faculdade

Em geral, a faculdade requer uma maior dedicação por parte do aluno e muitos cursos são exigentes. Tal como os professores, que passam muitas vezes várias tarefas e trabalhos para fazer.

Isso gera um tipo de vício, o que torna a pessoa muito ansiosa. Como resultado, quando está de férias na faculdade, fica com o dilema entre estudar e descansar.

Esse período, entretanto, é feito para você poder de fato ter uma folga. Logo, não deve se culpar se não estiver estudando toda hora nesse tempo.

Os estudos podem ter uma pausa ou redução durante o recesso para você descansar. Afinal, estudar sem parar também não é muito bom para o corpo e a mente.

Como estudar durante as férias na faculdade (com moderação)

Há como revisar conteúdo de modo mais calmo, caso prefira manter os estudos no recesso. Agora, siga essas dicas para que você não exagere e possa aproveitar as suas férias:

  1. Planeje;
  2. Elabore um cronograma;
  3. Mantenha o lazer separado do estudo;
  4. Defina as prioridades;
  5. Saiba quando deve parar.

1 – Planeje

Fazer um plano de estudos é uma ideia útil para evitar o desgaste. Dessa forma, é preciso se planejar tendo em mente três pontos cruciais:

  • O período que precisa para repouso;
  • Dias livres para outras atividades;
  • Tempo que deseja dedicar para estudo.

2 – Elabore um cronograma

Com o plano, você deve criar um cronograma para seguir na prática. Assim, terá como medir o tempo e evitar que sua mente se canse.

3 – Mantenha o lazer separado do estudo

Outra dica é não sair misturando tudo porque pode prejudicar sua organização. Então, defina bem quando deve estudar e procure um local calmo para fazer isso em paz.

4 – Defina as prioridades

Caso tenha dúvidas sobre como começar a revisão, o ideal é optar pelas matérias mais difíceis. Ou seja, as que você está com boas notas podem ficar em segundo plano.

5 – Saiba quando deve parar

Não menos importante, essa dica é para você lembrar de que deve estudar com moderação. Sobretudo, são suas férias, então procure formas de aproveitá-las.

Dicas para aproveitar as férias na faculdade

Agora que viu dicas para estudar, hora de ver como aproveitar suas férias na faculdade.

  1. Pratique atividades físicas;
  2. Adquira um novo hobby;
  3. Melhore o seu currículo;
  4. Seja voluntário;
  5. Cuide de si mesmo.

1 – Pratique atividades físicas

Atividade física é sinônimo de saúde, então fazer isso durante as férias pode ser ótimo. A partir disso, caso você goste, pode acabar encaixando na sua rotina após o recesso.

Caso não saiba o que fazer exatamente, não deixe isso te impedir de tentar. Por exemplo, pode praticar:

  • Algum esporte como futebol ou vôlei;
  • Caminhada ou bicicleta;
  • Malhação na academia;
  • Exercícios de Ioga.

2 – Adquira um novo hobby

O recesso, em geral, é uma boa época para você descobrir novos gostos e hobbies. Nesse sentido, o ideal é procurar algo que te dê vontade de fazer como passatempo.

Alguns exemplos disso são quebra-cabeças, jogos eletrônicos, games online, escrever, ler livros. Não apenas isso, como fotografia, meditação, pintura e artesanato são boas opções.

3 – Melhore o seu currículo

Outra boa ideia é ampliar os seus conhecimentos e ir atrás de melhorar seu currículo. Dessa forma, você aprende coisas que complementam a sua base e te qualificam no processo.

Existem vários cursos curtinhos, online ou presencial que podem servir para esse propósito, bem como:

  • Curso de línguas;
  • Aulas para edição de fotos e vídeos;
  • Lições para aprender a tocar um instrumento.

Como você pode observar, as opções são inúmeras, então, pesquise sobre e descubra seus gostos.

4 – Seja voluntário

Essa não deve ser a primeira atividade que passa pela cabeça das pessoas. No entanto, tomar a iniciativa para fazer algo que ajude o próximo pode ser revigorante.

Para colocar isso em prática, por vezes, basta tomar alguma atitude simples, nada muito complicado. Afinal, até a menor das ações pode servir de grande ajuda para muita gente.

Algumas opções de lugares para ajudar como voluntário são:

  • Asilos e orfanatos;
  • Canis e ONGs.

Por perto da região em que você mora pode ter ao menos um desses estabelecimentos. Agora, lembre-se sempre de fazer isso de maneira sincera, de coração e sem interesses escondidos.

5 – Cuide de si mesmo durante as férias na faculdade

A rotina corrida que envolve faculdade e, por vezes, trabalho pode causar muito estresse. Dessa forma, os cuidados com você mesmo pode ser um detalhe que passa despercebido.

O recesso, portanto, é uma pausa necessária para poder repor suas energias. Nesse sentido, procure sair com seus amigos, regular o sono, fazer coisas que gosta.

Essas atividades e várias outras são ótimas para cuidar da sua saúde mental e física. Logo, aproveite suas férias para dedicar-se só a você mesmo.

Férias na faculdade: um período necessário

Ao longo deste artigo, deu para ver além de qual período de férias na graduação. Sobretudo, o quanto esse tempo longe da rotina universitária pode ser benéfico para o aluno.

De fato, é um tempo livre que você pode escolher como gastar do jeito que quiser. Porém, ficou claro que nem tudo em excesso é saudável, então seja curtindo ou estudando, faça na medida certa. Afinal, o importante é estar revigorado para a volta às aulas.

Confira mais conteúdos como esse, clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.