InícioGraduaçãoQuímicaO que é o curso de Química?

O que é o curso de Química?

O curso de Química forma profissionais que vão trabalhar diretamente na produção de novos compostos ou no aprimoramento de produtos.

As indústrias químicas fazem o trabalho de transformação de uma substância, mineral ou elemento químico em um produto final. Para supervisionar esse processo, e cuidar para que tudo corra bem, há a necessidade de um químico. E, o curso de Química tem esse papel.

Nas instituições de ensino superior, o curso é oferecido em dois níveis, o de licenciatura e bacharelado. O de licenciatura forma professores que vão lecionar nas redes pública e privada de ensino. Já o de bacharelado forma profissionais que vão trabalhar diretamente na indústria.

É um ramo bastante promissor na economia brasileira. Afinal, novos compostos químicos devem surgir para até facilitar os processos de eliminação de resíduos da indústria. Antes de dispensá-los no ambiente, há a necessidade de se tratá-los, para evitar a poluição. Vamos ver com mais detalhes o que é o curso de Química.

Bacharelado em Química

O curso tem quatro anos de duração, e fornece uma formação bastante ampla para o futuro profissional. Por conta do trabalho intenso com substâncias químicas, ele terá aulas bastante focadas em disciplinas específicas.

Química Geral e Experimental, Orgânica, Inorgânica e Físico-Química são algumas delas. É como se o aluno conhecesse os detalhes de como os compostos químicos se formam. A elaboração de fórmulas, o entendimento de como as substâncias se ligam, e as características de cada uma delas fazem parte do curso.

E não é só isso. Métodos de análise também entram na lista. Afinal, uma das várias atribuições do químico, na indústria, é fazer a verificação do produto final, dos processos de desenvolvimento e da vistoria da qualidade.

Como a Química faz parte do ramo de Exatas, aulas de Matemática aplicada estão na grade curricular. Digamos que ela é a ferramenta de trabalho para o químico, já que ele precisa fazer cálculos complexos na hora de elaborar novos compostos.

Termodinâmica e estudo dos minerais

Um processo com o qual o profissional de Química vai lidar com frequência é na relação do calor com as substâncias. Para realizar essas tarefas com sucesso, ele terá aulas de Termodinâmica, que estuda a relação de causa e efeito das mudanças de temperatura nos materiais.

Esse conhecimento aparece no ensino médio, mas não com a profundidade que o curso superior oferece. Com as aulas, o graduando verá quando é importante mudar a temperatura do processo para obter o produto desejado.

Mineralogia e Cristalografia também fazem parte da grade curricular. O estudo dos minerais é fundamental para o químico entender como eles surgem na natureza e como podem ser explorados. Já a Cristalografia estuda como os átomos se apresentam em materiais sólidos. Dependendo do formato, uma substância diferente é formada, com funções específicas.

Diferença entre Química e Engenharia Química

A confusão é comum. Ambas as áreas lidam com a composição de novas substâncias, análise de processos e formas de evitar a poluição na gestão de resíduos. Mas, o trabalho é diferente, e cada um atua em uma parte específica.

O bacharel em Química tem habilitação para desenvolver novos produtos a partir de substâncias químicas. Ele também testa os protótipos, e pode desenvolver até novos compostos, para atender às necessidades da indústria. Ele pode trabalhar na gestão de resíduos sólidos. Devemos lembrar que indústrias desse ramo produzem uma grande quantidade de materiais poluentes. E cabe ao químico criar processos para evitar que eles cheguem ao meio ambiente.

Já o engenheiro químico trabalha na supervisão de todo o processo. Ele pode atuar na linha de produção e fazer um acompanhamento da produção. Ele também desenvolve projetos industriais, gerencia os equipamentos e os funcionários envolvidos. Outra atribuição é avaliar se o projeto de novas substâncias é ou não viável economicamente.

O perfil do estudante de Química

Sabe aquela pessoa curiosa, que gosta de misturar materiais diferentes para saber no que vai dar? É uma das características desse profissional, que se interessa em desenvolver novas substâncias para atender à necessidade da indústria.

Mas, o curso superior traz métodos e processos, para que esse estudo possa ser feito de forma racional e com o mínimo de desperdício. Assim, ao investir no desenvolvimento de algo novo, é importante calcular o que será utilizado. Materiais, equipamentos, pessoal e tempo são alguns fatores que estão envolvidos.

Por outro lado, concluir o curso de Química não significa parar de estudar. O profissional precisa estar atualizado para acompanhar o surgimento de novas substâncias, processos e equipamentos. Ele pode, se preferir, fazer pós-graduação para se especializar em algumas áreas, como a Química Orgânica, Inorgânica, Petroquímica, entre outras.

Mercado de trabalho

A indústria de transformação vem crescendo nos últimos anos. Profissionais habilitados em Química são bastante requisitados, até para dar conta do aumento na pesquisa em novos materiais.

Assim, o químico pode atuar diretamente na indústria, e em várias instâncias. Estamos falando de desenvolvimento de matérias-primas para disponibilizar a outras fábricas que dependem de insumos específicos. Os químicos são responsáveis pela produção de produtos de higiene, limpeza, cosméticos, tintas, solventes, agrícolas e até farmacêuticas. Afinal, onde tem um processo de transformação química, lá estará o profissional com seu conhecimento especializado.

O químico também pode desenvolver laboratórios. Ele verifica quais são os equipamentos e insumos necessários para a criação de um novo espaço. Ele pode atuar como o químico responsável ou supervisor do processo.

A indústria petroquímica está em expansão, e a presença de um profissional de química garante o desenvolvimento de processos de extração dos derivados do petróleo. Outro ramo de atuação é na química ambiental. A preocupação da indústria em geral com a poluição traz um campo de trabalho promissor para a área. O desenvolvimento de materiais ou equipamentos que neutralizem a emissão de substâncias poluentes é um setor que está em ascensão para a química.

Até no entretenimento o químico está presente. Ele é responsável, por exemplo, pela qualidade da água de piscinas. Há uma quantidade de cloro aceitável para que a água atue como antimicrobiano, sem afetar a saúde dos usuários. É o profissional de química que faz essa avaliação e faz correções, caso necessário. Portanto, para quem gosta de experimentos e descobrir novos materiais, o curso de química é uma boa opção!