A Voomp sabe que o seu sonho em se formar e ter uma vida profissional de sucesso continua sendo uma grande motivação diária. E quem sabe, logo ali está sua carreira como especialista em uma área ou profissão específica.
Atualmente, conseguir uma vaga de trabalho ou disputar uma posição em um cenário de tanta concorrência requer do candidato mais do que apenas uma graduação, experiência, pós-graduação, entre outras questões.
Em suma, um diploma não lhe torna um especialista em relação ao mercado. Na verdade, uma formação específica lhe habilita a assumir tal denominação. Porém, falta o reconhecimento do dia a dia e até a prova final, os resultados.
Logo, em função dos resultados e outros pontos é onde reside o assunto de hoje. Venha conosco e saiba o que o mercado espera de um especialista.
O que você verá neste artigo:
Saiba o que o mercado espera de um especialista
Segundo o dicionário Oxford que você pode consultar na internet, o Especialista é:
o indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação, profissão etc.
Portanto, em função do conceito acima, que vai nos ajudar nesta definição de especialista, e o que o mercado de trabalho exige desses profissionais é que vamos pontuar algumas expectativas das empresas, instituições ou, organizações em relação ao seu momento atual ou futuro.
Comprometimento profissional
Qual o nível do seu comprometimento quando estuda ou realiza uma atividade? Em poucas e simples palavras, o comprometimento é o grau como você se dedica e investe suas energias nas coisas que faz e realiza.
Um profissional, mais precisamente, um especialista comprometido com o trabalho do dia a dia e a empresa é um dos pontos mais esperados seja no cotidiano, nos momentos de pressão e nos compromissos que o cargo exige.
Comprometer-se é ter responsabilidade pelo trabalho, independente de qual seja. Pessoas comprometidas são vistas com respeito e admiração. Saiba o que o mercado espera de um especialista levando isso em conta.
Resultados
Não adianta ser especialista em alguma área ou profissão, se você não entrega resultados. A empresa contrata determinada pessoa justamente por confiar que vai ter em troca resultados.
Ou seja, uma das condições esperadas de um profissional altamente qualificado e com habilidades especiais é simplesmente entregar no fim de um período ou mês resultados acima da média ou que não sejam vistos como negativos.
Ser considerado um especialista de uma área ou atividade é dominar os ofícios. Logo, você se torna uma referência e exemplo da profissão. Consequentemente, haverá sempre muita pressão por resultados. Entretanto, se serve de consolo, isso é comum para qualquer pessoa classificada como tal. Resumindo, se você é “o especialista” vai ter que provar em dados, números e faturamento.
Conhecimento aplicado à prática
Definitivamente, um especialista no mercado de trabalho sabe colocar em prática seus aprendizados da faculdade, especialização, mestrado ou doutorado. Porém, mesmo se não tiver algum diploma ou algo que remeta a uma formação, vai ter que fazer valer seus anos de experiência.
Enfim, não basta saber 100% da teoria e todos os conceitos do mundo sobre sua área de atuação ou campo de estudo a que ela está vinculada. O especialista tem que colocá-los em prática e ainda com certa facilidade.
Falar demais, sem pôr à prova seus conhecimentos de especialista é algo perigoso e caso isso aconteça é quando se encontram os verdadeiros especialistas.
Atualização constante
Além de tudo isso, o mercado de trabalho espera de você como especialista uma postura de atualização dos conhecimentos. E não somente para aplicação diária na empresa ou para a posição em que se encontra e encontrará.
Se exige do especialista a atualização constante para crescimento do próprio profissional, das pessoas a sua volta e, porque não da própria empresa.
Mão na massa
Repetidamente, a Voomp costuma citar em alguns posts a expressão “mão da massa.” Caso você não tenha ideia do que significa, estamos falando de proatividade. Ou seja, tanto para um estagiário quanto para os mais aptos especialistas, uma atitude mão na massa é um dos pontos mais esperados no trabalho.
Definitivamente, o mercado de trabalho é feito por e para pessoas que tenham iniciativa para mudar e melhorar as coisas. Logo, colocar a mão na massa é fazer, criar, agir e manifestar o seu conhecimento e habilidades através de ações cotidianas.
Enfim, projetos, reuniões, cálculos, teses, apresentações, reportagens, cirurgias e diagnósticos, receitas e ideias colocadas no papel, etc. O mundo espera de você uma atitude de ação. Afinal, cada estudante e profissional é protagonista da sua vida.
Quem sabe, seja momento de você também tomar à frente e ser protagonista em seu ambiente, empresa, instituição, projeto de vida e demais desafios laborais que surgem diariamente.
Algumas considerações sobre os chamados especialistas
Primeiramente, um especialista sabe o que faz e seu potencial pode não ter limites. Muitos têm medo, mas isso faz parte. Ser especialista na sua área não acontece da noite pro dia ou com um diploma.
O mais certo é você buscar ser o melhor. E se isso lhe custar tempo e esforço, está no caminho certo de um verdadeiro especialista em sua área. Logo, o tempo bem investido e o erro serão grandes aliados. Já que sem tentativas e fracassos não se fazem especialistas firmes em suas convicções.
Errar é humano, também para profissionais gabaritados. Já que o sucesso vem de uma sequência de erros de quem tem por objetivo ser um especialista.