InícioGraduaçãoCST em Secretariado: o que é, grade curricular e carreira

CST em Secretariado: o que é, grade curricular e carreira

Você sabia que existe um Curso Superior de Tecnologia (CST) em Secretariado? Se não sabia, agora vai conhecer os principais pontos dessa formação, grade curricular, universidades, valores e até carreira. 

Se você tem interesse em uma área que trabalha bastante gestão, organização e assessoria, confira a seguir mais sobre esse curso, que vai muito além do que você imagina. 

O que é o CST em Secretariado?

A profissão de Secretariado é muito ampla, e possui uma grande importância no mercado de trabalho, mais até do que temos noção. 

Secretários assumem um papel importante em seus locais de trabalho, agilizando processos e comunicação entre as partes envolvidas. O profissional trabalha cuidando da assessoria de negócios, organização de compromissos e automação de processos. 

O aluno é preparado para ser dinâmico, crítico e sempre agir conforme a ética e as responsabilidades de sua carreira. 

Dentre as coisas que se aprende no curso há muito de gestão para delegar tarefas, gerir pessoas e demandas. Além disso, incentiva o aluno a ter mais proatividade e senso de organização. 

Sua grade curricular pode variar, mas há universidades que a complementam com disciplinas que dão ainda mais versatilidade para o profissional formado.

A seguir, vamos conferir algumas das principais disciplinas que podem ser encontradas no CST de Secretariado. 

Aproveite para ler este artigo que aborda mais sobre a profissão e suas atividades: O que faz o profissional de secretariado?

Principais disciplinas do curso

Antes de irmos às disciplinas, é importante frisar que a grade curricular pode e, provavelmente, vai mudar dependendo da universidade. Há matérias mais obrigatórias, como, por exemplo, Práticas Secretariais, mas há outras que surgem da necessidade que a universidade encontra.

As disciplinas mesclam entre teóricas e práticas, assim como em outros cursos, para entregar a melhor experiência para o estudante. Dependendo da universidade, as práticas aparecem logo nos primeiros semestres. 

Dito isso, vamos às disciplinas:

  • Comportamento Organizacional;
  • Comunicação Integrada Organizacional;
  • Fundamentos de Coaching e Mentoring;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação;
  • Gestão de Eventos;
  • Inglês Instrumental para Secretariado;
  • Modelos de Gestão;
  • Práticas Secretariais;
  • Redação Institucional;
  • Gestão Estratégica de Pessoas;
  • Contabilidade;
  • Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;
  • entre outras disciplinas. 

Podemos perceber que as disciplinas lecionadas neste curso são bastante focadas em gestão e empreendedorismo. Isso mostra a importância da área, que administra e agiliza processos de trabalho. 

Veja a seguir se este curso é voltado para você. 

Para quem o curso se destina?

Entendendo a grade curricular e a estrutura do CST em Secretariado, é notável que a carreira se destine a pessoas específicas. 

Se você gosta de planejar, organizar, agilizar e otimizar processos, esse curso é perfeito para você. Além disso, também é necessário ter aptidão ou interesse na parte de gestão, seja de pessoas ou informações. 

É uma área que também lida muito com pessoas, ou seja, boa comunicação, trabalho em equipe e relações interpessoais são pontos-chave. 

Agora vamos a uma parte extremamente importante: universidades. Como escolher a universidade ideal? 

Universidades e valores de mensalidade

Lembre-se que você está escolhendo a profissão que vai trilhar ao longo dos próximos anos. Por isso, a escolha da universidade pesa muito, afinal, é o local que vai te preparar para o mercado de trabalho. 

Nesse caso, é importante manter em mente pontos cruciais que vão te ajudar na hora de escolher a universidade que vai frequentar. São eles: localização, estrutura, nota no MEC, grade curricular e, claro, valores. 

A localização é uma questão pessoal, afinal, depende de onde você deseja estudar. Mas faça um filtro das universidades que se situam nesse local escolhido e analise os próximos aspectos. 

A estrutura da universidade é extremamente importante. Falando dessa questão, é bom sempre verificar se há laboratórios para aulas práticas, como é a biblioteca, como são as salas de aula, pois tudo isso vai influenciar na sua experiência. 

Quanto custa?

Quanto à nota do Ministério da Educação (MEC), podemos salientar 2 pontos: o primeiro é que, se a universidade possui a avaliação, já recebe pontos por isso. Mas, se a nota for alta, acima de 3, é porque o MEC a considera uma boa universidade. Isso torna mais segura a escolha. 

Já a grade curricular você pode analisar os seguintes pontos: se há as disciplinas mais obrigatórias para a formação e se há disciplinas que vão complementar seus estudos. Enfim, como é uma área ampla, conhecimento nunca é demais. 

Por fim, os valores. Caso você vá pagar sua faculdade sem utilizar o sistema de bolsas, deve analisar de acordo com seu orçamento. Há ótimas universidades que não possuem mensalidades com valores altos, ou seja, com um ótimo custo-benefício, como a  Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar. As mensalidades do CST em Secretariado começam a partir de R$159,90. 

Analisando tudo isso, você consegue filtrar universidades de um modo muito mais fácil para chegar à escolha final. 

Conclusão sobre o CST em Secretariado

Se você decidir cursar Secretariado, saiba que esta é uma profissão bastante versátil, não só em suas atividades, como nos locais de trabalho. Quem se forma no curso consegue trabalhar em indústrias, órgãos públicos, empresas, comércios, ONGs, entre outros locais. 

Caso queira entender melhor como é o dia a dia da profissão, busque alunos e profissionais. Afinal, eles saberão dizer com mais precisão. Mas não precisa ser presencial, afinal, a internet está aí para facilitar. 

Agora que já sabe bastante sobre o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Secretariado, aproveite para continuar por aqui e ver, por exemplo, o que faz um profissional de Segurança Pública

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.