InícioGraduaçãoSecretariadoCST em Secretariado – Qual a duração?

CST em Secretariado – Qual a duração?

O Curso Superior Técnico (CST) tem uma duração média de dois anos. Já o curso superior de Secretariado possui uma duração de quatro anos, ambos os cursos podem ser ensinados à distância e presencial.

De maneira geral, o CST em Secretariado é uma boa escolha para quem planeja entrar rapidamente no mercado de trabalho. Além da natureza da profissão ser bastante flexível, com diferentes oportunidades e tipos de companhias. Estas, podem ser públicas ou privadas, ampliando o escopo de escolhas do profissional formado.

Nesse sentido, já se foi o tempo em que o(a) secretário(a) apenas ficava atrás de uma mesa atendendo telefones e agendando horários. Atualmente o caminho do Secretariado é uma profissão complexa que necessita de muitos conhecimentos para ser exercida de maneira correta. Dessa forma, é possível trabalhar em setores como Contabilidade, Gestão e Marketing para quem é formado em Secretariado. Pois, estes assuntos são bastante vistos durante o Curso Superior Técnico, pelo fato de ser uma profissão que abrange diversas áreas de conhecimento.

Para ganhar uma certificação adequada na área, é preciso realizar o curso durante o período de dois anos. E as universidades liberam as modalidades tanto presenciais, quanto à distância para que as aulas sejam realizadas. E os valores das mensalidades podem variar bastante de acordo com diversos fatores. O perfil do profissional em Secretaria é bem organizado, com conhecimentos em administrar relações corporativas e tem um papel importante com suas atividades diárias. Se você está interessado(a) sobre mais informações da área, continue lendo nosso artigo.

Qual a diferença entre um CST e um curso superior em Secretariado?

Durante ambas as graduações são ensinadas as mesmas disciplinas. Podemos dizer que a diferença principal consiste no aprofundamento das disciplinas. Isso acarreta na duração do CST em Secretariado, com dois anos em média. E o curso superior do mesmo, que por sua vez tem quatro anos em geral.

Para aquelas pessoas que não pretendem fazer um curso superior de duração mais longa, o curso técnico superior pode ser ideal. Já para certos indivíduos a graduação superior é a opção mais viável, simplesmente por fornecer uma capacitação mais completa. De qualquer maneira, ambas são aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC). Por outro lado, a vantagem de fazer um CST em Secretariado é a possibilidade de participar de concursos públicos mais atraentes. Com a possibilidade de se realizar pós-graduações. Com a finalidade de alcançar um cargo mais alto no mercado de trabalho.

A questão é que na área do Secretariado aquela pessoa que possui um nível de estudos mais elevado é normalmente aquela que consegue se efetivar em algum cargo. Em outras palavras, quanto mais tempo e dinheiro investido, maiores serão as possibilidades de conseguir ter um sucesso nesta carreira. Ainda assim, o setor no Brasil ainda sofre de grande escassez de profissionais. Justamente pela falta de capacitação da população.

Segundo estudo realizado pelo Manpower Group, o Brasil é um dos países com maior carência de cargos relativos ao apoio da gestão. O que é uma excelente notícia para você que pretende investir seu tempo e dinheiro nos estudos da área. Então, desde que você saiba qual caminho do Secretariado deve seguir, basta fazer sua matrícula e iniciar a sua formação.

O que se estuda no CST em Secretariado?

Primordialmente, a grade curricular do CST em Secretariado é bem parecida com o Bacharelado. No entanto, ao decorrer do curso técnico superior são ensinados conhecimentos mais práticos. Assim como algumas funções técnicas essenciais para o exercício da função nas esferas administrativas. Entre essas atividades, algumas se destacam como arquivar documentos e realizar atendimento ao público.

Em outras palavras, o foco do CST em Secretariado costuma focar em ferramentas e práticas para a automação de escritório. Certos conhecimentos agregados como o gerenciamento de bancos de dados e informações tecnológicas sobre transferências eletrônicas fazem parte do que é ensinado. Além disso, grande parte da carga horária do currículo do curso é focada no aprendizado do inglês voltado para áreas técnicas e redação comercial em português. E o estágio durante o curso também é obrigatório e deve ser realizado para que o aluno adquira o certificado.

Também é importante ressaltar que qualquer modalidade do curso realizada, seja à distância ou presencial, tem as mesmas matérias. Independentemente das aulas serem realizadas em ambientes virtuais e fóruns online. Alguns diferenciais são as matérias de aperfeiçoamento de curta duração. Estas, oferecidas pelas universidades em conjunto com a formação principal.

Como o mercado de trabalho pede aos candidatos uma atualização constante dos conhecimentos é bom lembrar que todas as matérias podem ser aprofundadas. Confira alguns dos temas que você estudará no CST em Secretariado:

  • Empreendedorismo
  • Ética e relações humanas
  • Gestão estratégica de pessoas
  • Liderança e negociação
  • Noções de matemática, economia e informática
  • Organização de agenda, reuniões e ambiente de trabalho
  • Planejamento, organização e coordenação de eventos

Como funciona o mercado de trabalho para um profissional em Secretariado?

Em primeiro lugar, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a profissão relacionada ao Secretariado é a terceira que mais cresce no mundo. E outras fontes de pesquisa indicam a profissão com maior abertura de vagas no Brasil. A melhor parte é que praticamente todo segmento precisa de alguém especializado na área, confira alguns dos locais onde você poderá trabalhar com conhecimentos da área:

  • Empresas privadas do setor industrial, comercial e de serviços
  • Órgãos do governo
  • Sindicatos
  • Organizações não governamentais (ONGs)
  • Associações comerciais e culturais
  • Clubes
  • Sindicatos
  • Escolas e universidades
  • Academias
  • Hospitais e Clínicas
  • Instituições financeiras

O profissional do Secretariado tem suas atividades muito ligadas às necessidades pessoais de gestores e executivos. Porém, esta profissão evoluiu bastante e acabou expandindo suas relações de trabalho. Hoje em dia, a função acumulou um caráter mais estratégico, que exige competências específicas de quem exerce a função. Um bom exemplo, são secretários que acabam exercendo papel de intérpretes em reuniões e viagens.

Entre essas tarefas, o secretário da atualidade costuma fazer cotações de preços e serviços, supervisionar compras, fazer análise da concorrência e redigir relatórios com visão empreendedora estratégica. E como o Secretariado é uma função regulamentada, para trabalhar na área é necessário ter nível de Curso Técnico Superior ou Bacharelado. Algumas instituições pedem que o profissional possua o registro profissional do SRTE (Superintendência regional do trabalho e Emprego). Por fim, realizar essa formação, independente da modalidade e tipo, é essencial se você quer seguir carreira. Aproveite as oportunidades nas universidades que oferecem cada vez mais flexibilidade para que os estudos sejam feitos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.