InícioDicasConheça 5 profissões que surgiram graças a internet

Conheça 5 profissões que surgiram graças a internet

O desenvolvimento da internet mudou o mundo de diversas maneiras para sempre. Dessa forma, estamos cada vez mais dependentes e a tecnologia se tornou uma essencial para executar diversas tarefas na nossa rotina. Além de ter se tornado uma das nossas maiores formas de entretenimento. 

Através da internet se tornou possível pagar conta pelo celular e conversar com amigos em outros países. Além de assistir filmes, trabalhar e ainda cursar uma graduação do ensino superior completa. 

Então, para cada avanço tecnológico que podemos usufruir hoje em dia, também surgiu uma nova profissão. Além de  uma oportunidade no mercado de trabalho.  Por isso, nesse artigo vamos contar sobre cinco profissionais que só surgiram por conta do avanço da tecnologia e as novas demandas por profissionais qualificados.

Dessa forma, ficou curioso em conhecer quais profissões só surgiram por conta da internet, siga lendo o artigo. Além disso, aproveite para ver qual delas combina com a sua perspectiva para o futuro no mercado de trabalho. 

1- Programador de sistemas para internet 

O primeiro especialista da nossa lista de profissões que surgiram com o desenvolvimento da internet é o programador de sistemas para internet. Sendo assim, o profissional é responsável por programar um código de funcionamento de site e aplicativos para internet. 

Além disso, o programador de sistemas para internet é responsável por configurar e instalar redes de internet, servidores e páginas de comércio eletrônico. O profissional ainda pode criar bancos de dados e  páginas da internet e intranet. 

 Para se especializar na área, o estudante pode escolher ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Sistema para Internet. Então, durante a graduação o estudante vai aprender as habilidades necessárias para planejar, analisar, projetar, implementar e avaliar sistemas para internet e aplicativos.  

Após se formar na graduação, o profissional está apto para trabalhar em empresas privadas ou órgãos públicos no departamento de Tecnologia da Informação. Além disso, o programador pode oferecer  consultoria especializada para clientes e instituições públicas ou privadas.

Vale ressaltar, que o Curso de Sistema para internet conta com cinco semestres.  Ou seja, são necessários cerca de dois anos para concluir a graduação. 

2- Desenvolvedor de jogos

Outra profissional que cresceu com o desenvolvimento da internet e tecnologia é o desenvolvedor de jogos. Os profissionais dessa área são responsáveis pela criação e aperfeiçoamento de diversos produtos no segmento de games. Como, por exemplo: jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets e videogames.

Então, se você tem interesse nessa especialidade, é preciso investir em um curso de Jogos Digitais. A graduação da área ainda conta com conteúdos de computação gráfica, edição de vídeo, inteligência artificial e programação. Além disso, há disciplinas de gestão, história, desenho e roteiros para jogos. 

Após formado, o profissional pode atuar em diversos segmentos da área. Como, por exemplo: mercado de jogos educativos, entretenimento e empresas médicas. Além disso, as empresas de tecnologia são os maiores empregadores do ramo de jogos digitais.

Ainda é importante salientar que o estudante pode encontrar a graduação para Jogos Digitais em duas modalidades. No formado de Curso Superior de Tecnologia ou Bacharelado. Vale ressaltar que as duas modalidades são reconhecidas pelo Ministério da Educação. Sendo o maior diferencial entre as formações é o tempo necessário para completar a graduação  

3- Cientista de dados 

A terceira profissão do nosso ranking de profissões que se desenvolveram com a internet é o cientista de dados. Dessa forma, o profissional é especialista em coleta, gerenciamento e análise de dados não-estruturados. O intuito do profissional é transformá-los em informações relevantes.

Além disso, o cientista de dados lida com big data, ferramentas de inteligência artificial, estatísticas, códigos e programação. Entre as áreas de atuação do profissional estão consultorias em tecnologia da informação, fabricação de aparelhos eletrônicos.  Além de suporte técnico e manutenção. O cientista de dados ainda pode escolher se dedicar à pesquisa e educação de conteúdos da área de atuação. 

Então, caso tenha interesse na profissão de cientista de dados, você pode escolher entre cursos da área na categoria bacharelado e tecnólogo. Além de cursos livres, pós-graduações e até MBAs.

4- Analista de Mídias Sociais

O analista de mídias sociais – ainda conhecido como Social Media – é outra profissão que não existiria sem a propagação da internet. O especialista é responsável por promover marcas nas redes sociais, conquistar engajamento, monitorar os resultados e produzir conteúdos específicos para cada empresa ou cliente. 

Então, o profissional visa desenvolver ações para aumentar as vendas de um produto ou melhorar a imagem de uma instituição, ou pessoa na internet. O analista de mídias sociais ainda precisa estudar o mercado em que trabalha para encontrar o posicionamento mais adequado para os perfis das redes dos clientes.

Geralmente, o profissional especialista em Mídias Digitais é formado em um curso da área de comunicação social. Como, por exemplo, jornalismo ou publicidade e propagando. Além disso, o especialista pode optar por cursos livres ou pós-graduações focadas na área de conteúdos para internet para ingressar no mercado de trabalho.

5- Segurança da informação 

Então, a última profissão da nossa lista é o especialista em Segurança de Dados. Com o desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais fazemos todos os tipos de ações através da internet. Como, por exemplo, contas e pagar contas através de aplicativos de bancos. 

Dessa forma, é preciso contar com um profissional preparado para tornar todas as transações pela internet seguras. E, nesse ponto, entra o profissional especializado em Segurança de Dados. Por isso, o especialista é responsável por garantir a disposição de recursos informacionais, conservar a integridade das informações e preservar a confidencialidade dos dados. 

Ainda estão entre as responsabilidades do profissional fornecer suporte técnico, configurar e instalar sistemas computacionais. Além de gerenciar a infraestrutura de TI e administrar sistemas operacionais de dados.

Dessa maneira, se você quer se tornar um profissional de Segurança da Informação é importante ingressar em um Curso Superior de Tecnologia de Segurança de Dados. A graduação conta com cerca de dois anos para o estudante concluir a graduação na área. 

Enfim, agora você conhece as cinco profissões que surgiram com o desenvolvimento da internet. Ficou interessado em conhecer mais sobre alguma dessas graduações ou já sabe qual curso quer escolher para o ensino superior?

Além disso, não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.