InícioGraduaçãoDesenvolvimentoComo conseguir estágio em Desenvolvimento Back-end? 

Como conseguir estágio em Desenvolvimento Back-end? 

Aplicar para vagas de estágio é um momento muito importante na vida de vários estudantes! Continue conosco e descubra abaixo como conseguir estágio em desenvolvimento back-end.

Não é novidade para ninguém que as transformações tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Afinal, olha quanta coisa mudou de alguns anos para cá, impactando a vida de todos. Desde o surgimento dos smartphones até aplicativos e redes sociais. Sendo assim, várias áreas e setores tiveram que adotar mudanças profundas para se adaptarem às ferramentas digitais no dia a dia.

Logo, com tantas novidades e mudanças, várias áreas ganharam destaques nos últimos anos e, dentre elas, as áreas de tecnologia de informação se tornaram essenciais para o sucesso competitivo das empresas. Logo, a área de desenvolvimento back-end se tornou essencial para várias empresas. Principalmente aquelas que atuam no mercado digital e de tecnologia.

Além disso, o setor de tecnologia se mostra cada vez mais estável, mesmo diante de cenários de crise no Brasil ou no mundo. Então, muitos estudantes estão querendo construir carreira nessa área tão aquecida e promissora. Portanto, separe alguns minutos e venha conhecer mais sobre a área de programação e descobrir como conseguir um estágio em desenvolvimento back-end.

Você sabe o que é Desenvolvimento Back-end?

Na área de tecnologia, há setores onde desenvolvedores e programadores atuam, é nela que o back-end se enquadra. O conceito de desenvolvimento back-end é um pouco abstrato, o que pode causar certa confusão nas pessoas. Então, nós tentaremos explicar de uma forma didática e simples de entender.

Dessa maneira, pense em algum aplicativo que você utiliza, nele há diversos tipos de dados e informações que devem ficar armazenados para serem acessados. Portanto, há um setor do aplicativo que deve ficar no comando dessas informações e ser responsável pela realização de certas operações. Logo, é a área de back-end  que precisa cuidar do armazenamento desses dados e garantir o seu bom funcionamento.

Em outras palavras, o setor de desenvolvimento back-end é responsável por cuidar dessa parte “de trás” de aplicativos e sites, realizando ponte e conexões das informações que ficam na interface. Então,  a área de back-end cuida de toda funcionalidade de sistemas, sempre buscando que os usuários tenham a melhor experiência possível.

Mas e o front-end, fica onde?

Além do setor de desenvolvimento back-end, também há a área de desenvolvimento de front-end. Em resumo, ela é responsável por toda a parte visual de um website ou aplicativo. Ou seja, todas as partes que os usuários interagem diretamente, estão sob controle da área de front-end. 

Como é a faculdade de Desenvolvimento Back-end?

Faculdades e universidades estão sempre se adaptando ao mercado de trabalho e às demandas profissionais. Então, nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, muitos cursos tiveram que ser incluídos em seus catálogos. Portanto, com a grande demanda por profissionais da área de desenvolvimento back-end, muitos cursos foram desenvolvidos.

Nesse contexto, o mais comum é encontrar a graduação tecnológica em Desenvolvimento Back-end. Em resumo, ela possui duração entre 2 e 3 anos e apresenta matérias mais técnicas e práticas. Sendo bem diferente de uma graduação do tipo bacharelado, em que é necessário dedicar entre 4 e 6 anos de estudos. Então, as graduações tecnológicas são ideais para  quem busca uma formação completa e rápida. Além dela, também é possível encontrar cursos livres, pós-graduações e até MBAs na área de desenvolvimento back-end.

Portanto, ao longo dos semestres da graduação tecnológica em Desenvolvimento Back-End, os alunos aprenderão conhecimentos fundamentais e amplos em sistemas computacionais escaláveis, identificando e aplicando as regras de negócios nas funcionalidades do sistema. Além disso, eles analisarão sistemas computacionais, implantando arquiteturas complexas que se comunicam com o banco de dados. Sempre utilizando ferramentas da engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados.

Grade curricular em Desenvolvimento Back-end

Para atuar na área de desenvolvimento back-end é preciso ter muita afinidade com estatística e matemática. Isso acontece porque os alunos criarão códigos, lidarão com algoritmos e lógica computacional. Então, dessa forma, separamos algumas das principais matérias da graduação em Desenvolvimento Back-end. Confira.

  • Algorítmos e Programação Estruturada; 
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem Banco de Dados; 
  • Análise e Modelagem de Sistemas; 
  • Arquitetura e Organização de Computadores; 
  • Desenvolvimento Orientado ao Objeto; 
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados; 
  • Análise Orientada a Objetos;
  • Linguagens de Programação I;
  • Projeto de Software; 
  • Sistemas Operacionais; 
  • Redes e Sistemas Distribuídos; 
  • Engenharia de Software; 
  • Programação Web para Back-end; 
  • Computação em nuvem; 
  • Segurança da Informação; 
  • Arquitetura de aplicações; 
  • Frameworks para Desenvolvimento de Software.

 Lembrando que a grade curricular varia conforme a instituição de ensino.

Como conseguir estágio em desenvolvimento back-end?

A melhor forma de colocar todo conhecimento em prática e ganhar muita experiência, é trabalhando, não é mesmo? Então, o primeiro grande passo para começar a construir uma carreira em qualquer área, é sempre conseguir um estágio. Afinal, ele é o período em que os futuros profissionais conseguirão ter a oportunidade de dar os primeiros passos no mercado de trabalho, sendo um complemento do aprendizado. Então, confira abaixo nossas dicas de como conseguir estágio em desenvolvimento back-end.

Comece a procurar anúncios de vagas nas faculdades

As próprias faculdades ou universidades podem disponibilizar um canal de divulgação de vagas de estágio. Assim, entre em contato com a sua instituição de ensino e procure saber se há algum portal com anúncios de vagas de estágio. Além disso, há instituições que possuem parcerias com grandes empresas, facilitando todo o processo.

Entre em contato com professores e colegas de classe

O networking é essencial para encontrar ótimas oportunidades. Afinal, por meio dele, é possível conseguir indicações em empresas. O que facilita muito o processo, não é? Então, converse com seus amigos de curso ou com os professores, pergunte a eles se eles sabem de algumas oportunidades. Os professores são profissionais experientes e que já possuem bastante experiência no mercado de trabalho. Logo, imagina o tanto de gente que eles não devem conhecer?

Foque em um ótimo currículo 

O currículo é o primeiro ponto de contato entre os empregadores e os candidatos. Então, se atente bem a essa etapa. Afinal, você não quer passar uma má impressão, não é mesmo? Logo, capriche bastante! Coloque todos os seus conhecimentos, experiências, cursos complementares, conquistas, projetos, etc. Além disso, fazendo um adendo ao item de cima, peça ajuda para seus professores e amigos, eles podem dar ótimos feedbacks.

Foque em site de busca de empregos

A internet facilitou muito a procura por oportunidades de emprego. Nesse sentido, há vários sites de busca de empregos com ótimas oportunidades. Confira alguns deles:

Portanto, essas foram nossas dicas de como conseguir estágio em desenvolvimento back-end! O que achou?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.