Atualmente, é possível manter a mentalidade Devops em equipes distribuídas, ainda mais enquanto está trabalhando de casa, tudo dependerá da abordagem correta. E isso depende da importância de se remover barreiras e reconhecer pessoas, o que é basicamente o núcleo de uma mentalidade Devops saudável.
Além disso, muitos profissionais de TI hoje em dia lutam para lidar com as mudanças e interrupções causadas principalmente pela pandemia que aconteceu recentemente. Podemos dizer também que aqueles que trabalham a mais tempo no setor podem testemunhar diversas situações e com certeza concordam que os relacionamentos humanos empáticos.
Porém, na maioria das vezes, as conversas sobre a mentalidade Devops em soluções de TI, começam com tecnologias e novas soluções em vez de pessoas e processos, o que por muitas vezes pode acabar sendo um engano. Com a propensão em buscar através de reuniões alguma “solução mágica” para certos desafios do segmento, algo que também é muito comum.
No entanto, como você pode imaginar, não é fácil simplesmente escolher uma mentalidade Devops para equipes distribuídas e esperar que tudo dê certo logo de início. Para que esses processos sejam eficazes, eles precisam ser apoiados, nutridos e orientados. Nesse sentido, com uma interrupção prevalente e havendo uma demanda tão crítica por velocidade de mudança, precisamos ter disciplina e constância.
Assim, descreveremos algumas dicas abaixo para manter uma mentalidade Devops em equipes distribuídas que te ajudarão a chegar à excelência. Esses valores são ideias novas, adaptadas conforme a experiência de diversos profissionais do mercado atual. Algumas delas podem ser flexíveis, enquanto outras podem ser intercambiáveis, tudo dependerá de como ocorrerá sua aplicação. Ou seja, poderão ser considerados como princípios que ajudem o funcionamento de equipes distribuídas.
O que você verá neste artigo:
Feedback para o Devops em equipes distribuídas é essencial
De maneira geral, a única forma de saber se você está gerando valor para sua equipe é realizando feedbacks periódicos. Assim, se baseando em dados persistentes é possível analisar, informar e conduzir decisões melhores. Esses dados relevantes de fontes confiáveis são cruciais para o sucesso de qualquer empresa que utilize estes serviços na atualidade.
Dessa forma, é preciso ouvir as pessoas posicionadas em cargos superiores dizendo o que é preciso ser feito para que mudanças sejam implementadas.
Na maioria das vezes, vemos poucas mudanças, ou então mudanças pelos motivos errados, causadas por informações (dados) imprecisos. Então, alinhar as mudanças ao feedback em equipes distribuídas com os gerentes é um valor essencial e nos ajuda a focar no que é mais importante para o sucesso de nossa empresa.
Portanto, se concentre nas partes interessadas e em seus comentários em vez de simplesmente realizar uma mudança por algum motivo em específico.
Melhorar além dos limites dos processos atuais
Inicialmente, gostamos que nossos serviços e produtos também encantem continuamente nossos clientes, pois eles são a nossa principal fonte de renda, nesse aspecto é preciso melhorar continuamente. Saber como usar processos repetitivos ou usar uma estrutura comum é ótimo, pois eles podem melhorar a governança e uma série de outros problemas. Mas, esse não deve ser o objetivo final, dessa maneira, à medida que buscamos maneiras de melhorar, devemos ajustar nossos processos, muitas vezes complementados pelas ferramentas e tecnologias certas.
Aliás, não se trata apenas de qualidade, também pode significar custos, disponibilidade, relevância com outros objetivos e fatores agregados. Por outro lado, pode haver motivos para se destacar algum tipo de estrutura, porque não fazer isso pode significar um certo desperdício, ou pior, fazer algo sem nenhum valor ou propósito. Dessa forma, se esforce para sempre inovar e melhorar além dos processos e estruturas repetitivas.
Conhecer seu cliente significa colaboração entre organizações em equipes distribuídas
Desde já, nenhuma parte da empresa é uma entidade independente porque todas as partes e processos possuem pessoas interessadas, e no final das contas a parte principal interessada sempre é o cliente. Como o ditado já diz “o cliente tem sempre razão”, a questão é que sem o cliente realmente não há negócios,e para permanecer no mercado de hoje é preciso saber se diferenciar de nossos concorrentes.
Também precisamos saber como nossos clientes se sentem a nosso respeito e o que desejam de nós. Saber o que o cliente deseja é fundamental e requer feedback oportuno para garantir que a empresa atenda às necessidades e preocupações dessas partes interessadas de forma rápida e responsável.
Quer venha de alguma ou conceito, uma suposição ou feedback direto das partes interessadas, precisamos saber como identificar e medir o recurso ou serviço que nosso produto oferece, usando o ciclo de vida relacionado com a exploração, testes e entrega.
Assim, não há fronteiras em inovação, aprendizado e Devops em equipes distribuídas, e por consequência quando medimos o aprendizado contínuo em uma empresa podemos compreender o todo e tomar medidas acionáveis e significativas para melhorar.
Como Devops, inspire o reconhecimento por meio do entusiasmo
Como você deve saber, nem todos são motivados a aprender naturalmente, além de se adaptar e mudar, porém, assim como os sorrisos podem ser contagiosos, aprender e querer fazer parte de uma cultura de mudança também pode.
Desse modo, a adaptação e a evolução dentro de uma cultura de aprendizagem fornecem um mecanismo natural para um grupo de pessoas aprender a transmitir informações (isto é, transmissão cultural). Dentro disso podemos incluir estilos, atitudes, métodos e processos de aprendizagem que evoluem continuamente para podermos melhorá-los.
Nessa perspectiva, o próximo passo seria aplicar o que foi aprendido e aprimorado e compartilhar as informações com os colegas. O aprendizado não acontece automaticamente, requer esforço, avaliação, disciplina, consciência e, principalmente, comunicação.
Infelizmente, essas são coisas que as ferramentas e automação sozinhas não oferecem. Então, revise seus processos, automação, estratégias de ferramentas de trabalho de implementação e os torne transparentes.