Em um mercado extremamente competitivo, as empresas buscam, cada vez mais, novas formas de se manterem à frente de seus concorrentes. Logo, preocupam-se em como trazer grandes inovações para o mercado e para o seu público. Entre essas opções, formular estratégias baseadas em dados importantes é fundamental para o sucesso competitivo das empresas.
Dessa forma, todos os dados coletados são utilizados na criação de planos e táticas competitivas de mercado, na análise do público-alvo, no estudo das estratégias adotadas pelos concorrentes. Enfim, as possibilidades são inúmeras.
Então, já deu para perceber como as ferramentas de inteligência de mercado e análise de dados são fundamentais para o sucesso de uma empresa, não é mesmo?
Além de tudo isso, é importante ressaltar que a área de tecnologia cresce cada vez mais enquanto se mostra um setor muito estável, mesmo diante de crises no mundo e no Brasil. Logo, é uma área com muitas oportunidades e possibilidades. Entre essas possibilidades, está o setor de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.
Está pensando em seguir carreira na área de tecnologia? Venha entender como ganhar dinheiro com Inteligência de Mercado e Análise de Dados! Confira.
O que você verá neste artigo:
O que é Inteligência de Mercado?
Antes de mais nada, precisamos compreender o conceito de Inteligência de Mercado. Bom, esse conceito não é novo, surgiu por volta dos anos 1950. Porém, com o avanço da tecnologia e da era da informação, vem ganhando muito espaço e relevância.
Em resumo, a inteligência de mercado corresponde a um grande sistema tecnológico que é capaz de realizar relatórios e análises em tempo real. Dessa forma, o acesso instantâneo a dados e conteúdos permite que decisões precisas sejam tomadas, garantindo o sucesso competitivo de uma empresa ou uma organização.
Portanto, alguns exemplos de insights possíveis são informações sobre a concorrência, comportamento dos consumidores, vendas, entre outros. O trabalho de Inteligência de Mercado deve ser muito eficaz e sempre gerar ótimos resultados para os negócios.
O que é Análise de Dados?
A Análise de Dados é um processo de coleta de dados não organizados que precisam ser compilados e estudados. Dessa forma, os profissionais do mercado conseguem melhor entender sobre os resultados de campanhas, vendas, negócios e outras atividades. Logo, o processo de análise de dados é dedicado ao estudo aprofundado dos dados coletados.
Então, veja só: pense no grande número de e-mails, documentos, planilhas e ferramentas que existem no dia a dia de uma grande empresa. O número de material gerado é gigantesco, não é mesmo? Porém, esses dados não chegam todos organizados, eles precisam ser reunidos e estruturados. Desse modo, a tecnologia exerce um papel fundamental nesse processo.
A tecnologia é uma grande aliada na Análise de Dados. Afinal, quando todos os dados são reunidos, devem ser analisados de maneira técnica e eficaz. Logo, há diversas ferramentas disponíveis para realizar essas análises. Confira alguns exemplos:
- SAS;
- R;
- Python;
- Tableau;
- Google Analytics;
- Orange.
O que faz um profissional de Inteligência de Mercado?
Já deu para entender um pouco mais sobre este vasto mercado de dados, não é? Por sua vez, o dia a dia do profissional de Inteligência de Mercado será focado na extração de resultados e insights a partir do grande volume de dados disponíveis na empresa. À vista disso, o profissional deve realizar todo o estudo e o mapeamento das informações reunidas para identificar oportunidades de negócio e possíveis riscos à empresa.
Portanto, muitas habilidades devem ser desenvolvidas, como o pensamento analítico e estratégico, o raciocínio lógico, o gerenciamento de tarefas, a comunicação clara e eficaz. Desse modo, o cotidiano desse profissional será:
- Analisar e monitorar dados;
- Coletar e organizar dados;
- Prevenir certas mudanças no mercado;
- Identificar riscos;
- Sugerir melhorias nos processos ou produtos da empresa;
- Realizar relatórios.
O que faz um profissional de Análise de Dados?
A função do profissional de Análise de Dados é crucial na tomada de decisões em uma empresa. Afinal, esse profissional domina todas as ferramentas necessárias e possui um conhecimento bem específico. Em resumo, esse profissional irá transformar todos os dados em informações relevantes e importantes para as decisões que a empresa deverá tomar. Algumas das suas principais funções são:
- Reunir e analisar dados em grandes escalas;
- Projetar e desenvolver aplicativos de dados;
- Extrair e transformar todos os dados em ferramentas úteis;
- Realizar consultas no banco de dados.
Como ganhar dinheiro com Inteligência de Mercado e Análise de Dados?
Bom, você deve estar se perguntando como ganhar dinheiro com Inteligência de Mercado e Análise de Dados, não é mesmo? Como visto acima, é um mercado que vem ganhando cada vez mais força e que é muito requisitado por diversos tipos de empresas. Logo, é uma área muito promissora e bem remunerada. Porém, para começar a ganhar dinheiro com Inteligência de Mercado e Análise de Dados, você deve focar em uma educação de qualidade.
Não há graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados. O que acontece é que muitos profissionais, que já possuem uma graduação, realizam um curso técnico, uma pós-graduação ou até mesmo um MBA na área.
Contudo, há instituições de ensino que já oferecem o curso tecnólogo nesta área tão promissora. Isso mesmo, você pode realizar um curso de média duração e já sair inserido no mercado de trabalho. Sendo assim, instituições como a Anhanguera ou a Unopar já oferecem esse curso. Que tal dar uma conferida?
Média salarial em Inteligência de Mercado e Análise de Dados
Além de uma formação de qualidade, outro fator muito importante para saber como ganhar dinheiro com Inteligência de Mercado e Análise de Dados é descobrir a remuneração do profissional no setor. Nesse sentido, separamos abaixo algumas médias salariais desse profissional de acordo com a empresa e o nível de experiência*. Confira:
Trainee
Grande Empresa – R$ 4.770,68
Média Empresa – R$ 3.669,75
Pequena Empresa – R$ 2.822,89
Junior
Grande Empresa – R$ 5.963,35
Média Empresa – R$ 4.587,19
Pequena Empresa – R$ 3.528,61
Pleno
Grande Empresa – R$ 7.454,19
Média Empresa – R$ 5.733,99
Pequena Empresa – R$ 4.410,76
Senior
Grande Empresa – R$ 9.317,74
Média Empresa – R$ 7.167,49
Pequena Empresa – R$ 5.513,45
*Todos os dados foram extraídos do site Educa+Brasil.
Cargos e profissões em Inteligência de Mercado e Análise de Dados
Por fim, você pode ganhar dinheiro em Inteligência de Mercado e Análise de Dados exercendo diversos tipos de funções. Conheça algumas delas:
- Analista de dados;
- Analista de inteligência de mercado;
- Especialista em inteligência de mercado;
- Engenheiro de dados;
- Analista de dados;
- Visualizador de dados;
- Cientista de dados.
E aí? O que achou da área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?
Gosta da área de tecnologia? Separamos algumas notícias para você, confira:
Computação em Nuvem e Internet das Coisas: entenda essa relação