Manter os dados seguros na Computação em Nuvem é fundamental atualmente; para isso, a Segurança de Computadores precisa ser eficaz e robusta
O termo Computação em Nuvem pode parecer estranho e não fazer sentido, mas é uma das áreas com maior crescimento nos últimos anos. A Segurança de Computadores (também conhecida como cibersegurança) já faz parte do nosso dia a dia, e sempre lembramos dela quando falamos de nossas informações na internet. O que tem uma área com a outra?
Vamos por partes. Há nem muito tempo, armazenávamos fotos, documentos e demais arquivos no nosso computador. É bastante conveniente, mas tem um detalhe: precisamos ter dispositivos externos para transportar esses arquivos. E nem sempre esses aparelhos funcionam a contento – ou os esquecemos em algum lugar.
Aí que entra a Computação em Nuvem. Com ela, conseguimos deixar esses dados à disposição o tempo todo, e acessamos de qualquer lugar. Basta uma conexão com a internet. Mas essas informações precisam estar seguras: a Segurança da Computação garante que esses arquivos não sejam acessados indevidamente.
O que você verá neste artigo:
Computação em Nuvem: do físico para o virtual
Essa transição aconteceu bem lentamente. Dá até para dizer que o surgimento da internet facilitou o armazenamento de dados em um servidor, e não mais no computador. Mas o termo apareceu pela primeira vez em 1997, em uma palestra do professor Ramnath Chellappa, da Universidade Emory, nos Estados Unidos.
E o conceito é simples, mas eficaz. Em vez de armazenar os dados em um único local, a Computação em Nuvem (ou cloud computing) guarda arquivos em servidores que ficam 24h à disposição. Assim, conseguimos ver fotos, ouvir músicas, acessar planilhas onde quer que estejamos, o tempo todo. Tal como as nuvens, que nos circundam o tempo todo no céu.
Porém, essa enorme quantidade de dados só pode ser acessada pelo seu proprietário. Ou seja: um arquivo que é seu só pode ser acessado por você, e quem mais você autorizar. Não pode ficar exposto para qualquer pessoa.
Segurança de Computadores: acesso para quem tem permissão
A facilidade de acesso a esses dados pode se tornar um problema. Arquivos de todo o tipo, de fotos de família a informações sigilosas precisam ser à prova de acessos indevidos. É onde entra a Segurança de Computadores.
Não é somente uma senha e um nome de usuário que garantem a segurança desses dados. Sistemas complexos e chaves de criptografia ajudam a manter essas informações sigilosas. Criptografia, do grego escrita escondida, é o ato de codificar e decodificar dados. Assim, somente tem acesso a eles quem manda e recebe esses arquivos.
Esse é um dos trabalhos da Segurança de Computadores. O profissional precisa se certificar que esses dados não sejam acessíveis por outros meios. Como se fosse um buraco em uma parede, ele tem que verificar se não há ‘furos’ nos sistemas, que permitam acessos indevidos. E quando se trata de Computação em Nuvem, essa preocupação se torna ainda maior.
Formação em Computação em Nuvem e Segurança de Computadores
Com a demanda crescente por profissionais qualificados, há cursos específicos para estas áreas. Assim, o profissional fica gabaritado para atender às demandas das empresas que precisam armazenar dados na nuvem de maneira segura e confiável.
A formação superior de Computação em Nuvem é do tipo Tecnólogo e dura cinco semestres. O aluno tem contato com esse mundo novo da tecnologia e aprende a projetar, implantar e gerenciar o sistema.
O curso também traz disciplinas que garantem a Segurança de Computadores. Afinal, esses dados precisam ficar à prova de acessos indevidos, e as empresas contam muito com isso. Há também o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que aborda de forma mais geral as linguagens de programação.
Esse profissional projeta softwares e sites, bem como fica de olho na segurança desses dados, para evitar que fiquem disponíveis e vulneráveis a ataques externos.
Computação em Nuvem e Segurança de Computadores: áreas que se relacionam
Dessa forma, para garantir aos clientes que é seguro manter as informações em servidores virtuais, é muito importante desenvolver protocolos de segurança. Assim, essa facilidade de ter acesso a dados onde quer que estejamos a qualquer tempo se torna realmente uma necessidade.
O setor de Tecnologia da Informação, neste caso, geralmente tem especialistas que trabalham com essas duas áreas. Há profissionais que são habilitados para atuar em ambos os campos: desenvolvem a Computação em Nuvem com a Segurança de Computadores necessária.
Dependendo do tipo de dados a serem armazenados, essa equipe precisa ficar atuante 24h por dia. Nunca se sabe quando acontece uma falha no sistema, seja por problemas de fornecimento de energia, seja por acesso indevido.
Mercado de trabalho
O profissional pode atuar em vários setores, como o bancário, de aviação, hospitalar, governamental, e em empresas que prestam serviços de armazenamento de dados. Um exemplo são os servidores de internet, que guardam informações de sites e têm bancos de dados de vários clientes.
O setor bancário é outro campo que se destaca. Imagine que os clientes precisem ter acesso a suas informações do banco a qualquer momento. Esses dados têm que estar muito bem guardados, e disponíveis somente para eles. A Computação em Nuvem e a Segurança de Computadores andam lado a lado.
Hoje também conseguimos acessar horários de voos pela internet. Assim, sabemos quando o voo sai e chega a um determinado aeroporto. Dá até para acompanhar seu deslocamento. Mas a comunicação entre avião e torre de controle precisa estar segura. Afinal, qualquer interferência pode causar acidentes de proporções gigantescas. A Computação em Nuvem e a Segurança de Computadores não estão desconectadas.
O futuro da Computação em Nuvem e da Segurança de Computadores
A tendência é que, cada vez mais, nós utilizemos esses sistemas para nos comunicar. Como mais e mais pessoas trabalham remotamente, esses dados precisam estar de fácil acesso. Assim, tanto funcionários podem acessar as informações que precisam e as empresas mantêm suas atividades.
Da mesma forma que outras áreas da Tecnologia da Informação, o futuro é bastante promissor para quem quer seguir carreira na Computação em Nuvem e Segurança de Computadores. Novos sistemas, com acesso mais fácil, ágil e seguro serão mais e mais buscados por organizações e usuários e, portanto, trabalho não vai faltar!