InícioGraduaçãoTecnologiaQuais as aplicações da Computação em Nuvem?

Quais as aplicações da Computação em Nuvem?

Armazenamento, aulas online, suporte de clientes e redes sociais, essas são apenas algumas das aplicações da Computação em Nuvem. Neste post, vamos abordar as aplicações que consideramos as principais entre um universo de múltiplos usos da tecnologia de Cloud Computing.

Além do seus tipos de utilização, vamos trazer para você um pouco sobre o que significa nuvem dentro da área de tecnologia, o que é a computação em nuvem e os seus benefícios. 

Em síntese, escrever brevemente sobre um assunto tão rico e vasto levaria uma vida toda. Por isso, preste atenção em cada detalhe para não perder nenhum dado desta nuvem de palavras que verá abaixo. Um bom aprendizado e boa sorte na sua carreira de especialista em Cloud Computing.

Como funciona uma nuvem?

Em primeiro lugar, para saber como ela funciona, você tem que saber o que ela é. Segundo, podemos classificar a nuvem ou cloud como um conjunto de recursos que você não conhece ou visualiza, mas que acessa e utiliza como uma ferramenta tecnológica comum.

O fato é que, todos os dias, milhares de pessoas utilizam plataformas ou serviços em nuvem, sem sequer vê-la à sua frente. Porém, se beneficiam de sua existência, mesmo sem conhecer o total de suas funcionalidades e recursos.

Estes recursos podem ser roteadores, serviços de armazenamento de dados, serviços de streaming, servidores, aplicativos (app), serviços de e-mail, músicas, vídeos, imagens, etc.

Breve conceito sobre computação em nuvem

Em suma, podemos afirmar que Cloud Computing é a prestação de serviços ligados à tecnologia de informação. 

Logo, dentro desse escopo podemos incluir o uso, através da internet, aqui chamaremos de nuvem, de servidores e bancos de dados, utilização de armazenamento para diversos tipos de informações, estruturas de redes, software, análise e inteligência. 

A princípio, seu objetivo é oferecer inovações e entregas mais eficientes e reduzir custos ao mesmo tempo que melhora a performance das organizações em relação ao que seus clientes exigem. 

Outro aspecto importante da nuvem é a sua elasticidade e a escalabilidade. Respectivamente, o aumento momentâneo da sua estrutura e a capacidade de responder às grandes demandas (usuários ou workload).

Definitivamente, elas são muitas, o que faz cada serviço de Computação em Nuvem ser diferente um do outro em função das necessidades de cada cliente, usuário ou estrutura de tecnologia da informação.

Acompanhe a leitura e entenda alguns benefícios e quais as aplicações da Computação na Nuvem.

Principais benefícios da Computação em Nuvem

Independente do tipo de nuvem, pública, privada ou híbrida, empresas e pessoas já sentem seus benefícios e fazem uso de suas funcionalidades diariamente.

Entre os seus benefícios em nossa vida podemos citar: 

  • Velocidade das conexões e troca de dados;
  • Globalização das relações;
  • Maior produtividade nos estudos e no trabalho;
  • Mais segurança em relação à proteção de dados;
  • Confiabilidade no armazenamento de dados e informações em nuvem e não mais em locais físicos.

O lado positivo das nuvens é gigantesco, assim como suas possibilidades, benefícios e o futuro dessa tecnologia. 

Quais as aplicações da Computação em Nuvem?

Multitarefas, sustentabilidade, segurança e agilidade são algumas das características das aplicações ligadas à área de cloud. 

Logo, deixamos aqui algumas delas de forma bem resumida para que a sua leitura não seja tão cansativa e entenda cada ponto de forma fácil de rápida. Boa leitura, futuro especialista de Cloud Computing:

Gestão de Workflow

Antes de mais nada, o que é workflow? Traduzido do inglês para o seu dia a dia, a palavra significa a carga de trabalho ou o fluxo de demandas de uma empresa ou tipos diversos de organizações.

Atualmente, a gestão dos fluxos de muitas empresas de tecnologia, marketing e publicidade, universidades e hospitais tem sido gerenciada, planejada e analisada por estruturas de cloud computing. 

Caso não saiba, os fluxos de tarefas, pessoas que estão desempenhando cada uma delas, reuniões ao vivo, documentos e arquivos sendo utilizados por vários colaboradores ao mesmo tempo. 

Tudo isso é apenas uma pequena parte desta aplicação da Computação em Nuvem em um fluxo de trabalho diário.

Educação a Distância ou Educação Online

Antes de mais nada, saiba que iniciativas como a Academia Tech e outras formas de educação online ou o que chamamos de EAD existem porque uma infraestrutura em nuvem a mantém em funcionamento.

Isso mesmo, alunos, professores, pessoal administrativo e todos os envolvidos em um projeto desta magnitude realizam suas atividades, aulas, cronogramas de disciplinas, provas e trabalhos acadêmicos por meio de uma nuvem.

Resumindo, é através de uma conexão de internet que você os alunos do curso de Computação em Nuvem tem acesso às aulas, aos profissionais da área e materiais de estudo, a qualquer momento. Já que aulas, vídeos, fotos e outros arquivos ficam armazenados nesta estrutura e com acesso para os estudantes.

Neste caso, a Computação em Nuvem tem sido vital para a democratização do ensino em todo o mundo e não só no Brasil.

Suporte e relacionamento com clientes e pessoas

Nesse meio tempo, entre uma aula e outra, você costuma acompanha um pedido sobre uma compra feita online ou mesmo aproveita para enviar mensagens em aplicativos. Resumindo, esses modos de relacionamento são possíveis em função da nuvem.

Dados de consumidores, status de mercadores, compartilhamento de informações (fotos, vídeos, texto, etc) tudo isso acontece com a aplicação de serviços de nuvem ou de várias delas. 

Ou seja, diversas nuvens compartilham e permitem que pessoas e empresas movimentam informações através de uma grande estrutura de Cloud Computing.

Dessa forma, muitas empresas fornecem suporte online aos seus clientes e parceiros. Fazendo com que a nuvem mantenha muitas atividades comerciais e pessoais sempre em movimento.

Serviços de armazenamento, hospedagem e servidores

Em suma, tudo isso que falamos acima a respeito das aplicações de Cloud Computing, tais como: gestão de workflow, educação online e suporte e relacionamentos de clientes e pessoas; todas elas são mantidas através de outro uso de estruturas em nuvem.  Isto é, a aplicação de serviços de armazenamento, hospedagem e a utilização de servidores.

Este uso do cloud mantém no ar e em funcionamento os sites, as lojas virtuais (e-commerce ou marketplaces), redes sociais, serviços de e-mail, etc.

Acima de tudo isso, temos o armazenamento de dados em nuvem. Estes, tão importantes para as empresas quanto usuários como eu e você. O cloud computing abriga muitas aplicações ligadas ao gerenciamento e proteção de dados. Além de permitir um fluxo eficiente e de fácil utilização para os seus clientes.

A formação acadêmica vai fundamentar a sua vida profissional

Definitivamente, falar sobre quais são as aplicações da Computação em Nuvem é uma tarefa bem complexa. Já que essa tecnologia é usada e está presente em quase tudo que fazemos hoje. 

Portanto, tentamos sintetizar da melhor forma possível o seu acesso a estes conhecimentos e informações.

Antes de tudo, espero que tenhamos despertado ainda mais o seu interesse pela carreira de especialista em Cloud Computing. Do ingresso no curso até o seu primeiro emprego na área será um longo, porém promissor caminho.

Comece a estudar e ter planos no primeiro dia como acadêmico, para que a sua trajetória até o mercado de trabalho seja sólida e cheia de expertise em algumas das áreas que citamos no nosso artigo.

Por fim, iniciativa, esforço e muito estudo vão ajudar você a abrir uma ou mais portas desta carreira com milhares de oportunidades. Dessa forma, o seu sucesso só dependerá de você.

Leia mais:

Computação em Nuvem: como funciona?

Por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Quais são as principais tecnologias em Redes de Computadores?

O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.