InícioGraduaçãoArtes VisuaisTudo o que você precisa saber sobre o curso de Artes Visuais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Artes Visuais

Voltado para aqueles que desejam se aventurar no mundo da estética e do belo, o curso de Artes Visuais forma profissionais capacitados para lecionar sobre o tema.

São chamadas de artes visuais todas as manifestações artísticas que possuem relação com a beleza estética e a criatividade humana. Sendo assim, caracterizam-se como tal as pinturas, desenhos, esculturas, artesanatos e afins.

O curso de licenciatura em Artes Visuais capacita seus alunos com foco no planejamento, condução e acompanhamento de atividades artísticas. Além disso, também relaciona-se com os aspectos pedagógicos ligados às artes.

Conheça mais sobre o curso, a profissão e o mercado das Artes Visuais.

O que é uma licenciatura?

É chamado de licenciatura a modalidade de curso de Ensino Superior que capacita o profissional para atuação docente. Ou seja, sua grade curricular oferece ao graduando todo o respaldo para que o mesmo possa ministrar aulas na área escolhida.

O curso de licenciatura permite que o profissional ministre aulas para turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. De acordo com determinação do Ministério da Educação (MEC), para dar aulas para Ensino Superior, é necessário que seja feito, ao menos, um curso de pós-graduação.

As graduações de licenciatura possuem uma duração média entre 3 e 4 anos e têm validade de Ensino Superior. Além disso, essa modalidade de graduação é encontrada em universidades públicas e particulares. Também encontra-se esse tipo de curso em diferentes formatos, como o ensino a distância e o semipresencial.

Por que fazer uma licenciatura?

Os educadores são figuras essenciais para a formação de indivíduos. Atualmente, aponta-se que um profissional licenciado, com boa formação e atualizado dificilmente permanecerá fora do mercado de trabalho. 

Devido ao foco na docência, os graduandos de licenciatura têm acesso intensivo ao conteúdo da área escolhida. Dessa forma, além de disciplinas voltadas para o curso de Artes Visuais, por exemplo, aprende-se também sobre o universo docente. Com isso, disciplinas voltadas para metodologia, didática e relacionados também compõem a rotina curricular do estudante.

A área de licenciatura, justamente por ser indispensável, oferece oportunidades em diferentes âmbitos para aqueles que se formam. Graduados que desejam ministrar aulas podem atuar tanto na rede pública quanto particular de ensino, mas, não se limitando à área.

O que faz um profissional das Artes Visuais?

Um profissional graduado na licenciatura em Artes Visuais é capacitado para trabalhar na área acadêmica, como docente, ou na gestão educacional. Entretanto, esse profissional não está limitado somente ao ambiente escolar e docente.

A formação em Artes Visuais também lhe oferece a oportunidade de atuar em outros segmentos do mercado, como:

  • Consultoria para atividades empresariais;
  • Serviços de produção e auditoria de material didático para o ensino das artes visuais;
  • Docência para o setor de educação não-regular, como ateliês, organizações não-governamentais (ONGs), associações e museus;
  • Preservação e restauração de artes;
  • Curadoria e gestão de acervos de museus e espaços culturais.

Com isso, o profissional que é apaixonado por artes visuais pode se aventurar em diferentes áreas e funções, conforme preferir.

Onde posso fazer o curso de Artes Visuais?

O curso de licenciatura em Artes Visuais está disponível em diferentes faculdades pelo país. Dentre elas, a Unopar oferece a graduação em suas diversas unidades, na modalidade semipresencial. Com valor de investimento a partir de R$ 159,90 mensais, o curso possui uma duração de 8 semestres (totalizando 4 anos de formação).

Dentre os objetivos do curso promovido pela Unopar estão:

  • Formar professores com sólidos conhecimentos da base teórica das Artes Visuais e do campo educacional;
  • Formar profissionais habilitados para o ensino da Arte e compromissados com a formação humanista;
  • Formar profissionais capazes de atuar como mediadores e incentivadores do conhecimento;
  • Formar profissionais capazes de tomar decisões e refletir sobre sua prática e ação pedagógica.

A formação da Unopar promove ao estudante uma educação qualificada com recursos midiáticos. Dessa forma, são incentivadas a interação, comunicação, troca de ideias e experiências entre os envolvidos. Além disso, a universidade oferece ao graduando conteúdos em formato de tele-aula, materiais de apoio, web-aula, fórum de discussão com os professores e assistência com salas de tutores especializados.

Essas e outras informações você confere na página oficial do curso, no site da universidade.

O que irei aprender no curso de Artes Visuais?

A matriz curricular do curso de Artes Visuais conta com encontros presenciais em tele-aulas e nas chamadas “aulas-atividades”. Ainda, são realizadas atividades web pelo aluno, com base em programação agendada. Considera-se, também, para composição das horas de atividades, as atividades de auto-estudo realizadas pelo aluno, além do estágio curricular obrigatório e projeto de ensino.

Com isso, o curso de 4 anos (com carga horária dividida em 8 semestres) conta com as disciplinas de:

  • Educação e Tecnologias;
  • Educação Inclusiva;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Libras (Linguagem Brasileira de Sinais);
  • Identidade Docente;
  • Educação e Diversidade;
  • Políticas Públicas na Educação Básica;
  • Gestão da Aprendizagem;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Ética, Política e Cidadania;
  • Didática: planejamento e avaliação;
  • Fundamentos da Educação;
  • Gestão da Sala de Aula;
  • Arte Brasileira;
  • Arte Contemporânea;
  • Arte Educação;
  • Estética e História da Arte;
  • Práticas Pedagógicas em Arte;
  • Desenho da Figura Humana;
  • Desenho de Observação;
  • Escultura e Manifestações Tridimensionais;
  • Gravura;
  • Pintura;
  • Composição Visual;
  • Fotografia;
  • Modelagem;
  • Cerâmica;
  • Artes Cênicas;
  • Educação Musical.

Dessa forma, compõe-se a carga horária de 3.360 horas totais de curso. Essa inclui as atividades acadêmicas curriculares, práticas pedagógicas, o estágio curricular obrigatório e atividades complementares obrigatórias.

Ao concluir os 8 semestres, o estudante receberá o certificado de “Licenciado em Artes Visuais”, estando apto para atuação no mercado de trabalho da área.

A grade curricular do curso de Artes Visuais da Unopar engloba quatro estágios obrigatórios, divididos do 5º ao 7º semestres da formação. Dessa forma, o estudante passa a ter maior proximidade com o ambiente escolar e o mercado de trabalho da área. Além disso, serve para fortalecimento das atitudes éticas, conhecimentos e competências esperados do profissional das Artes Visuais. Trata-se de parte fundamental e indispensável da formação.

Como funciona o estágio curricular obrigatório?

A partir do estágio, o aluno será capaz de relacionar conceitos teóricos e práticos apreendidos durante a formação, aplicando-os na rotina profissional. Além disso, de acordo com a Unopar, a experiência fará com que o graduando passe pelo processo de desenvolvimento de análise crítica e reflexiva acerca de problemas socioeconômicos do país.

O primeiro estágio, que acontece no 5º semestre do curso, é voltado para a prática do ensino da arte para a educação infantil ou para os anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o graduando é submetido à atividades de observação, diagnóstico e regência na escola. Enquanto isso, o estágio que acontece no 6º semestre possui os mesmos princípios, porém, é direcionado para os anos finais do ensino fundamental ou ensino médio.

Já no 7º semestre da graduação, o estudante passa pelo estágio na área de gestão educacional. Nesse, o aluno terá a experiência de caracterização do espaço escolar e da atuação em gestão educacional. Dessa forma, submete-se à observação e reconhecimento do contexto escolar e práxis pedagógica. Além disso, planeja e elabora propostas de atuação no espaço educativo.

Enquanto isso, no 8º e último semestre do curso, o graduando deixa de realizar o estágio obrigatório e supervisionado. Nesse ponto do curso, a atividade é substituída pelo desenvolvimento do projeto de ensino, elaborado pelo graduando para a educação básica. Trata-se, portanto, da articulação de projeto a ser desenvolvido com base na experiência adquirida durante a formação.

Quais são as vantagens do ensino semipresencial?

Os cursos semipresenciais da Unopar possuem reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem aos seus graduados a certificação no curso com a mesma validade de demais formações de Ensino Superior. Trata-se da modalidade ideal para estudantes que não abrem mão da experiência presencial, porém necessitam da flexibilidade proporcionada pelo ensino a distância.

Dessa forma, a metodologia semipresencial da Unopar foi desenvolvida pensando em oferecer ao graduando um ensino dinâmico e autônomo. Afinal, o aluno passa a ter maior responsabilidade pelo seu processo de aprendizado e gerenciamento de tempo. Esta modalidade permite que o aluno trabalhe os conteúdos com a flexibilidade necessária, através do ambiente digital disponibilizado pela universidade.

Ainda, a graduação semipresencial da Unopar garante ao estudante a possibilidade de integração com professores e colegas de classe, além dos benefícios do aprendizado prático durante o modelo presencial. 

Como funciona o curso de Artes Visuais semipresencial?

Ao optar pelo curso de Artes Visuais semipresencial da Unopar, o aluno fará a escolha da unidade que preferir. Este será o local no qual participará das atividades que acontecerão de maneira presencial, além de avaliações. No polo, o estudante assiste tele-aulas ao vivo, com interação em tempo real com o professor, e recebe suporte de tutores especializados na área.

Enquanto isso, as atividades a serem realizadas de maneira remota acontecem na plataforma desenvolvida para esse fim. Trata-se do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvido especialmente para a formação na modalidade. Além disso, a formação conta com professores altamente qualificados e responsáveis pelo desenvolvimento do seu material didático.

Para auxiliar em seu processo de aprendizagem e na formação, a universidade oferece também uma Biblioteca Digital. Nela, você terá acesso aos materiais didáticos e bibliográficos que irão complementar o conteúdo do curso. Além disso, a formação semipresencial conta com os encontros presenciais nos quais, além da realização de atividades, o aluno terá liberdade e será incentivado a esclarecer possíveis dúvidas.

A frequência mínima para aprovação no curso é de 50% em cada disciplina e os encontros presenciais são promovidos semanalmente. Enquanto isso, é preciso que o aluno mantenha-se atento à programação atualizada semanalmente. Dessa forma, poderá garantir que todos os prazos estabelecidos sejam cumpridos de maneira satisfatória.

Como é a equipe do curso de Artes Visuais?

O aluno do curso de licenciatura da Unopar conta com equipe especializada disponível para auxiliar em sua formação. Dessa forma, estão à disposição:

  • Professores especialistas – Docentes titulados com formação na área do curso específico. São responsáveis por ministrar as tele-aulas, planejar e desenvolver conteúdos para a sala de aula, além de todo o processo de desenvolvimento e acompanhamento de atividades. O graduando terá contato com este docente por meio das tele-aulas ao vivo e das aulas-atividades que ocorrem semanalmente no polo, de maneira presencial. Já no ambiente digital, estes estarão envolvidos nas videoaulas gravadas, fóruns de discussão e na realização de atividades da universidade.
  • Tutores a distância – O aluno também conta com auxílio de tutores a distância. Esses profissionais possuem formação na área da graduação e são responsáveis pelo acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, atuam como mediador da articulação entre alunos, tutores presenciais e professores especialistas. Seu papel é importante para o atendimento ao aluno, ao acompanhar seu processo de aprendizado junto aos docentes. Através do ambiente digital, este atua na orientação de alunos para realização de atividades, esclarecendo dúvidas e procedimentos.
  • Tutor presencial – Além disso, o graduando também contará com o acompanhamento de um tutor presencial. Trata-se de um profissional com formação na área, responsável pelo acompanhamento presencial do aluno. Esse trabalho é feito no polo presencial e visa a mediação de dúvidas, sugestões e comentários. Além disso, este também é responsável pelo registro de frequência, aplicação de provas e acompanhamento de atividades pedagógicas.

Com isso, o aluno receberá todo o respaldo necessário para a execução satisfatória das atividades do curso.

Devo escolher Artes Visuais ou Design Gráfico?

Apesar de ambas relacionarem-se com questões visuais, os cursos de Artes Visuais e Design Gráfico possuem muitas diferenças. Dessa forma, não é difícil identificar qual pode ser o ideal para você.

Por um lado, o profissional de Artes Visuais trabalha com conceitos artísticos, movimentos e técnicas. Mais ainda, quando falamos sobre o curso de licenciatura, existe a especialização voltada para a área da educação e o ambiente escolar. Já a área de Design Gráfico se relaciona diretamente com a Comunicação e Marketing. Dessa forma, profissionais formados na área atuam em uma frente completamente diferente.

Ou seja, designers gráficos trabalham com o desenvolvimento de elementos gráficos para marcas e organizações. Atua-se de forma a alinhar os conceitos da marca e produto com a mensagem gráfica a ser disseminada.

O profissional de Design Gráfico trabalha em contato direto com softwares do Pacote Adobe, como Adobe Photoshop e Adobe InDesign, a fim de desenvolver peças de comunicação. Diferente do profissional de Artes Visuais, cujo objetivo está na representação artística por si só.

Com isso, ao decidir sobre ambos os cursos, você precisará avaliar qual dos dois está alinhado com seus interesses pessoais e de atuação profissional. Apesar de relacionados com elementos visuais, ambos possuem atuações em áreas totalmente diferentes.

Como saber se o curso de Artes Visuais é para mim?

O curso de Artes Visuais da Unopar é direcionado para egressos capacitados principalmente para:

  • Atuação na área de ensino;
  • Atividades de produção;
  • Exercício de críticas das artes visuais.

Dessa forma, considera-se que o ingressante na formação tenha habilidade prévia ou interesse por desenvolver capacidades artísticas, principalmente nos âmbitos do desenho ou fotografia. Com isso, o estudante poderá desenvolver percepção e reflexão acerca do material criativo e do aspecto visual. Assim, privilegiando o uso do pensamento crítico, da sensibilidade estética e artística, além das técnicas e procedimentos aprendidos.

Ou seja, se você possui familiaridade e interesse pela área de artes visuais, com ênfase em fotografia e desenho, além de desejo de desenvolver os aspectos mencionados anteriormente, o curso pode ser uma boa pedida para você.

O que se espera de um profissional das Artes Visuais?

Além do interesse pelo ambiente da sala de aula, espera-se que o profissional das Artes Visuais possua algumas características. Dentre essas estão:

  • Perfil criativo, o qual pode ser aprimorado através de leituras e observações;
  • Interesse por ampliar o próprio repertório na área;
  • Atualização constante, especialmente sobre novas ferramentas;
  • Interesse por acompanhar os movimentos e tendências artísticas ao redor do mundo;
  • Constante busca por originalidade;
  • Interesse pelo desenvolvimento de habilidades artísticas;
  • Característica empática, especialmente para atuação no ambiente educacional.

Possuir essas características irão ajudá-lo a se destacar como profissional no mercado de Artes Visuais, independente do segmento de atuação.

Preciso saber desenhar para cursar Artes Visuais?

Conforme você pôde ver nas disciplinas presentes na grade curricular do curso, a formação em Artes Visuais conta com matérias voltadas para diferentes técnicas artísticas. Dentre elas, estão o desenho, gravuras e pinturas. Dessa forma, o graduando irá se deparar com técnicas dessas artes durante a graduação.

Entretanto, o curso de licenciatura não possui como principal objetivo a formação voltada para produção de obras. A docência é, por exemplo, uma área que não demanda utilização do desenho como expressão profissional. Dessa forma, a ausência de habilidade em desenho não é um empecilho para a realização do curso.

Além disso, se você possui interesse no curso de Artes Visuais, vale lembrar que o desenho é uma habilidade que pode ser adquirida. Essa prática pode ser feita por meio de exercícios e também cursos livres, por exemplo.

Devo escolher o curso de bacharelado ou a licenciatura?

O curso de bacharelado oferece ao aluno capacitação para desenvolvimento de projetos artísticos. Dessa forma, o estudante aprenderá técnicas e linguagens em esculturas, pinturas e semelhantes. Assim, será habilitado para atuar na produção de obras em diferentes segmentos.

Já a licenciatura permite que o graduado se prepare para ministrar aulas para o ensino básico e cursos livres. Além disso, conforme mencionado anteriormente, o curso também possibilita a atuação em outras frentes artísticas.

Portanto, a formação de licenciatura amplia as oportunidades para profissionais graduados, possibilitando atuação tanto no ambiente educacional quanto na curadoria de peças, por exemplo.

Como é o mercado de trabalho para este profissional?

Em 2016 foi publicada lei que determina a obrigatoriedade de aulas de Artes Visuais nos níveis de educação básica. Com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural dos alunos, a disciplina se torna componente curricular obrigatório. Dessa forma, é ainda mais essencial a presença de profissionais qualificados no mercado da área.

Além disso, conforme mencionado anteriormente, o profissional graduado no curso de licenciatura da Unopar também possui qualificação para atuar em diferentes âmbitos. Atualmente, é comum encontrar vagas para este profissional no planejamento em museus e exposições. A profissionalização do setor da cultura fez com que surgissem mais oportunidades de trabalho para profissionais da área.

A remuneração deste profissional varia de acordo com seu local de trabalho, por exemplo. Entretanto, aponta-se que um professor de Artes Visuais conta com uma média salarial de R$ 4.010. Esse costuma começar a carreira com uma média de ganho de R$ 2.022, porém, pode alcançar uma remuneração de até R$ 5.623.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), aponta que profissionais da área da educação estão entre os que possuem maior taxa de empregabilidade atualmente.

Conclusão

Com a crescente valorização dos professores no ambiente educacional e a obrigatoriedade do ensino de artes por lei, a área de docência em Artes Visuais pode ser um prato cheio para os interessados no curso. Dessa forma, a graduação em licenciatura de Artes Visuais possibilitará que indivíduos interessados se capacitem de forma a estar preparados para o ensino em turmas da educação básica. Isso é somado, ainda, à disciplinas voltadas para a área do curso, nos campos teórico e prático.

Apesar de sua maior especificidade para a atuação em sala de aula, o curso de licenciatura em Artes Visuais oferecido pela Unopar possibilita que o profissional graduado tenha capacitação para outros segmentos. Com isso, o mesmo poderá atuar por meio de consultorias em empresas, produção de material didático, preservação e restauração de obras artísticas. Além disso, estará apto para trabalhos de curadoria em museus e demais espaços culturais.

Ainda, além da possibilidade de atuação docente em unidades de ensino tradicional, é possibilitado ao profissional graduado na área o ensino em organizações de ensino não-regular. São os ateliês, organizações não-governamentais, associações e museus.

Por fim, se você possui genuíno interesse por artes visuais e acredita que possui vocação para a atuação em sala de aula, o curso de Artes Visuais pode ser a escolha certa para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.