InícioPós-graduaçãoDireitoCarreira acadêmica: considere ser um professor de Direito

Carreira acadêmica: considere ser um professor de Direito

Seguir a carreira da docência é uma opção para estudantes que se interessam por pesquisa acadêmica. Saiba tudo sobre a profissão de professor de Direito.

Quando o assunto é Direito, muito provavelmente a imagem mental que vem à tona não é a de um professor. Isso porque, de um modo geral, o curso está associado aos “concurseiros”. Isto é, aqueles que veem no bacharelado em Direito uma oportunidade para alçar posições importantes nos setores do Judiciário e afins. Acontece, porém, que nem todos os estudantes se identificam com a advocacia ou as profissões do setor de funcionalismo público.

Se esse é seu caso, os algoritmos te levaram ao lugar certo! Neste artigo, iremos explicar todos os detalhes da carreira acadêmica e quais são as possibilidades para quem gosta de pesquisa científica na área do Direito. Apesar de alguns professores da área também serem funcionários públicos, o trabalho é bastante diferente. Acompanhe para saber mais!

Por que a carreira acadêmica?

Pois bem, antes de tudo, é preciso compreender quais são as especificidades dessa prática profissional. Pode-se dizer que ela difere-se em bom grau das outras profissões relacionadas à área de Direito. Já que requer um amadurecimento precoce dos graduandos. Se esse é o seu sonho, o caminho deve ser trilhado desde já. De antemão, é importante que você tenha isso em consideração.

No entanto, não é preciso se desesperar. A carreira acadêmica não necessariamente exige que você comece tudo imediatamente, no primeiro ano da universidade. Mas seria interessante avaliar a possibilidade de começar uma iniciação científica, apenas para sentir-se mais seguro com a escolha.

Comunicar seu interesse aos professores que você tem afinidade é um ótimo começo. Eles provavelmente te convidarão para participar de um grupo de pesquisa, ou então recomendarão materiais para que você possa se informar melhor.

Dessa forma, então, vamos explorar melhor quais são os pontos positivos da carreira acadêmica? Primeiramente, aqueles que são amantes das bibliotecas, que se interessam por novas leituras, e sentem fascínio pelo conhecimento, tenderão a ficar satisfeitos com essa profissão.

Afinal, para ser um professor universitário atualmente exige-se, no mínimo, uma pós-graduação (de preferência um Mestrado). Isso significa que não basta dispor apenas de diploma de bacharel. Em outras palavras: os estudos não acabam com a entrega do TCC ou da monografia. Se você não vê isso como algo negativo, já está no caminho certo. Para saber detalhes sobre esse ponto em questão, clique aqui.

Para além das leituras e dos estudos, outro aspecto interessante da vida acadêmica é que o pesquisador tem a opção de se aprofundar nos temas de sua preferência. Nesse caso, se a sua paixão é Direito Internacional, por exemplo, você pode passar anos dedicando-se ao assunto. Professores que estão constantemente se atualizando e aprimorando seus conhecimentos são muito bem quistos na academia, inclusive.

Habilidades de um pesquisador acadêmico

Agora, uma coisa que você também deve prestar atenção diz respeito à afinidade com a habilidade de ensinar. Pois, embora exista financiamento de pesquisas acadêmicas por parte de instituições de fomento, a tendência é que esses profissionais tornem-se professores universitários. Portanto, segue abaixo lista de características que definem o perfil dos estudantes acadêmicos:

  • curiosidade
  • gosto pela leitura
  • habilidade de escrita
  • organização
  • boa comunicação
  • dedicação
  • senso crítico

Tais qualidades podem ser desenvolvidas desde cedo para trilhar um bom caminho na carreira acadêmica. E se você acredita possuí-las, é muito provável que tenha vocação para a profissão. No Direito especificamente, elas serão úteis caso você não se identifique com as profissões costumeiras da área. Por vezes, é preciso desenvolvê-las para que se tenha maior disposição para manusear todo o aporte teórico exigido nas pós-graduações.

Diferença entre teoria e prática no Direito

Como mencionamos anteriormente, a carreira de docente é bastante particular na área e Direito. Isso porque, diferente das ocupações profissionais tradicionais que decorrem dessa formação, o contato mais próximo com algo “prático” de fato que você terá será na didática e no ato de dar aulas. Isso significa que a teoria terá um papel muito relevante na sua formação.

Embora o Direito seja uma disciplina prática, ir para o campo da pesquisa te levará a leituras essencialmente teóricas. As matérias e os autores, de um modo geral, derivam das áreas da sociologia, ciências sociais aplicadas, filosofia etc. E isso será de extrema importância, pois o aporte teórico oferece os elementos para se fazer elaborações críticas concisas sobre os produtos do Direito.

Dessa forma, é verdade dizer que existe uma diferença entre a teoria e prática no Direito. Pois na prática, os profissionais dedicam-se à aplicação do conhecimento adquirido em suas formações para ajudar a solucionar as questões da vida em sociedade. Ao passo que o pesquisador estará constantemente tencionando aquilo que é dito na teoria e o que se observa empiricamente. Por isso, prática e teoria estão intimamente ligadas, de certa maneira.

Em suma, o que se pode concluir disso? A resposta é objetiva: a sociedade sempre precisará dos acadêmicos para que se opere reflexões críticas pertinentes ao Direito. Se você se interessa pela carreira de docência, saiba que essa função tem papel tão relevante quanto as outras profissões derivadas da área.

Esperamos tê-los ajudado com este conteúdo. Para saber mais sobre tudo que envolve o curso de Direito, acesse nossa página clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.