InícioPós-graduaçãoDireitoInvestir em uma especialização do Direito faz diferença na carreira?

Investir em uma especialização do Direito faz diferença na carreira?

A faculdade de Direito está entre as mais procuradas pelos estudantes brasileiros. Até o momento, são mais de mil instituições em todo país que oferecem o curso, além de milhares de formandos todos os anos. Assim, além da alta procura pelo curso, a concorrência para os advogados recém-formados também é considerável.

Desse modo, o advogado precisa aprender a se destacar no mercado da advocacia para driblar a concorrência. Entre as possibilidades de construir uma carreira no Direito, estão as especializações. Esse tipo de formação permite que o profissional se especialize em um segmento e possa atuar nessa função, melhorando seu desempenho e se destacando.

Há diferenças entre a especialização e a pós-graduação?

Primeiramente, precisamos reforçar que não há diferença entre especialização e pós-graduação no Brasil. Na realidade, a especialização é um tipo de pós-graduação. Entende-se como pós-graduação todo o estudo e formação que vem após a graduação. Em outras palavras, cursos de pós-graduação são aqueles que exigem diploma de graduação em nível superior. Assim, há alguns tipos de pós-graduação:

  • Pós-graduação latu sensu

Em latim, latu sensu significa “em sentido amplo”. A pós-graduação latu sensu compreende cursos voltados à especialização e ao mercado de trabalho. Costuma ser a opção de profissionais que gostariam de se especializar em funções para o mercado de trabalho. Assim como o nome já diz, exige graduação completa por parte do profissional que deseja se especializar.

O Ministério da Educação (MEC) indica um mínimo de 360 horas para a modalidade latu sensu. Ao final, o profissional recebe um certificado da conclusão do curso. As opções latu sensu são variadas e costumam estar voltadas ao mercado de trabalho.

Os cursos de pós-graduação latu sensu são disponibilizados nos modelos presencial e a distância. Para oferecerem essa modalidade, as faculdades e instituições de ensino precisam ser reconhecidas pelo MEC.

Um exemplo de pós-graduação latu sensu, no Brasil, é o Master Business Administration (MBA). O MBA, no exterior, costuma ser considerado como mestrado, mas, por aqui, é visto como uma especialização em Administração.

  • Pós-graduação strictu sensu

Por sua vez, strictu sensu em latim significa “sentido restrito” ou limitado. Nesse caso, a pós-graduação aplica-se aos casos dos cursos de mestrado e doutorado. Do mesmo modo que o anterior, a pós-graduação strictu sensu exige do aluno a conclusão de uma graduação para o início da pós.

A pós-graduação strictu sensu está mais ligada aos objetivos acadêmicos. Normalmente, profissionais que optam pelo mestrado e doutorado o fazem almejando seguir carreira acadêmica. Desse modo, para seguir nessa carreira, são necessários dedicação à pesquisa, a projetos e à docência. Porém, ainda assim, há os casos dos mestrados profissionalizantes, modalidades strictu sensu mais voltadas ao mercado de trabalho.

No caso do mestrado profissionalizante, é apresentada uma monografia sobre o tema de pesquisa e projeto do pós-graduando. O mestrado acadêmico, por sua vez, exige do pós-graduando a defesa de dissertação sobre determinada temática de pesquisa. O doutorado, em seguida, exige graduação e mestrado por parte do pós-graduando e seu objetivo é aprofundar a pesquisa. Assim, com a conclusão do doutorado, o aluno defenderá uma tese original a uma banca de avaliadores.

No caso da pós-graduação strictu sensu, o aluno recebe um diploma que lhe confere o grau de mestre (mestrado) e doutor (doutorado). No primeiro caso, são em média dois anos de dedicação. Para o segundo, são quatro anos.

Vale a pena?

Agora que você compreende as diferenças entre as modalidades de pós-graduação, deve estar se perguntando se investir em uma especialização do Direito faz diferença na carreira. E a resposta que oferecemos é: sim, vale a pena! Há muitos motivos que explicam essa validade, porém, podemos resumir alguns.

Em primeiro lugar, durante a faculdade de Direito, o estudante conhece brevemente algumas áreas e segmentos de atuação. Portanto, optar por uma especialização após a faculdade de Direito significa uma oportunidade de se aprofundar nessas áreas, permitindo que o estudante entre em contato com conhecimentos mais específicos.

Além disso, a especialização permitirá a construção de uma rede de contatos com outros profissionais da área, facilitando sua colocação no mercado. Por fim, mas não menos importante, confere valorização ao profissional. Assim, o advogado que se especializa em um segmento possui mais chances de se destacar e de receber melhores salários.

Quando devo começar uma especialização em Direito?

Muitos profissionais afirmam que o ideal é começar uma especialização logo após formado. Outros, por sua vez, defendem que um tempo de experiência no mercado pode ajudar o profissional a se decidir por qual especialização seguir. A verdade é que não há regra e nem data exata para começar uma especialização.

Portanto, o mais importante é ter certeza sobre a área escolhida e sobre a modalidade de especialização: você quer seguir carreira acadêmica? Quer se tornar professor em uma universidade? Ou quer conhecer mais sobre Direito Ambiental para avançar na empresa em que trabalha? Tudo dependerá de seus objetivos. A partir daí, o caminho é focar nos estudos e procurar uma especialização que mais se adeque aos seus interesses.

Conheça cursos de pós-graduação, inteire-se sobre as áreas do Direito, converse com profissionais que optaram pela pós-graduação. Todas essas iniciativas irão possibilitar uma melhor escolha e, certamente, você se destacará no mercado da advocacia.

Qual especialização do Direito escolher?

O Direito dispõe de uma série de áreas para atuação e especialização. Por conta disso, é bom investir em uma especialização do Direito para se destacar no mercado e adquirir conhecimento para sua profissão. Nesse sentido, algumas dessas áreas de especialização do Direito estão entre as mais buscadas pelos pós-graduandos. Entre essas estão:

  • Especialização em Direito Ambiental
  • Especialização em Direitos Humanos
  • Especialização em Direito Tributário
  • Especialização em Direito Constitucional
  • MBA em Planejamento Tributário
  • Especialização em Direito Civil
  • Especialização em Direito Internacional
  • Especialização em Direito Administrativo

Entre as muitas opções de especialização em Direito, selecionamos abaixo três bons exemplos. Todas as opções são oferecidas pela Anhanguera, que possui uma seção de cursos de pós-graduação latu strictu sensu. As especializações são certificadas pelo MEC e estão disponíveis nas opções presencial e a distância.

Pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário

A especialização Direito do Trabalho e Previdenciário objetiva qualificar profissionais atuantes da área trabalhista e previdenciária. Visa estimular a produção acadêmica e o debate crítico sobre Direito e Processo do Trabalho, Previdenciário e temas interdisciplinares.

Pós em Direito Imobiliário Aplicado

O curso de Direito Imobiliário Aplicado procura conciliar a teoria e a prática, demonstrando os principais desafios relativos ao Direito Imobiliário, oferecendo ao aluno ferramentas efetivas para atuação nesses ramos jurídicos.

Pós em Direito Penal e Processo

A pós em Direito Penal e Processo objetiva aprofundar os conhecimentos específicos no campo das ciências penais, propiciando ampla visão sistêmica da área. Visa qualificar profissionais para a prática de disciplinas ligadas ao Direito Penal.

Saiba mais sobre a faculdade de Direito, sobre o perfil profissional do advogado e possíveis áreas de atuação para esses profissionais aqui no Hora da Facul!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.