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As principais matérias de Marketing Digital

As principais matérias de marketing digital são fundamentais para a prática da profissão no dia a dia e o aluno deve ser bem orientado para os requisitos desse mercado.

Em 2019, houve uma grande demanda por esse segmento, que continua a crescer em 2021. Portanto, no artigo abaixo você entenderá também os principais conceitos, de modo a exercer nessa área.

O foco principal das matérias de Marketing Digital

As matérias de Marketing Digital compõem o conteúdo do curso para as boas práticas profissionais. Dessa maneira, elas seguem a mesma linha para capacitar o aluno para o mercado.

No marketing digital, as estratégias são usadas para vender produtos ou serviços online. Dessa forma, as empresas se conectam com os seus clientes de maneira mais rápida.

Essa área serve para realizar a divulgação para causar impacto em um público-alvo mais específico. Por exemplo, esse é o caminho para vender itens em canais digitais, bem como em:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • Buscadores;
  • E-mail.

Objetivos do segmento

Após estudar as diversas matérias de Marketing Digital, o aluno pode:

  • Ajudar para a melhoria das marcas;
  • Dar mais profundidade sobre um assunto;
  • Cativar clientes em potencial;
  • Fidelizar esses usuários;
  • Tornar serviços, produtos e marcas mais populares;
  • Melhorar as relações com os consumidores.

Estes são tidos como os principais objetivos das atividades práticas relacionadas à área. Assim, os graduados no curso devem conseguir realizá-las sem grandes dificuldades.

O curso de Marketing Digital

Para chegar nas matérias de Marketing Digital, vale falar sobre o curso.

O marketing digital não é muito diferente do tradicional, ou seja, em base são as mesmas técnicas, porém aplicadas para as mídias digitais. Além disso, também são feitos complementos e adaptações para encarar esse novo mundo.

Em resumo, o curso deve oferecer todo o suporte de aprendizado para a formação. Não apenas isso, como também incentivar o trabalho em equipe e o uso das ferramentas.

Possíveis áreas de atuação

Com o conhecimento adquirido pelas matérias de Marketing Digital, o estudante pode atuar em diversos segmentos. A seguir, você confere onde o graduado pode trabalhar:

  • Agências de comunicação ou publicidade;
  • Departamento de marketing de empresas de médio ou grande porte;
  • Analytics;
  • Social Media;
  • Marketing de Conteúdo;
  • CRM – E-Mail Marketing;
  • Marketing Automation;
  • SEO;
  • Digital Advertising.

Duração e preço do curso

No modelo de curso tecnólogo de marketing digital, a duração é de 2 anos. Por outro lado, quanto aos custos, é possível encontrar mensalidades a partir de R$ 199 nas instituições.

As principais matérias de Marketing Digital

Certas matérias de Marketing Digital podem ter pequenas variações conforme a faculdade. Contudo, existem algumas que são as mais comuns, sendo elas:

  • Ações de Engajamento do Consumidor;
  • Bem como, Análise e Tendência de Mercado;
  • CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Indicadores e Métricas;
  • Mídia Online e Paga;
  • Planejamento Estratégico Digital;
  • Otimização de Plataformas Online;
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor;
  • SEO e Redação para Web.

Perfil do estudante de Marketing Digital

O aluno pode ter algumas características que vão lhe ajudar nas matérias de marketing digital. Dessa maneira, aqui vai uma lista para você conferir e, quem sabe, se identificar:

  • Ser bom em se comunicar;
  • Manter-se atento em relação às mídias sociais;
  • Interesse por publicidade, propaganda e marketing.

Os principais conceitos de marketing digital

Algo que as matérias de marketing digital apresentam diz respeito aos pilares das atividades. De fato, esses pilares são conceitos fundamentais para a boa prática da função no dia a dia.

O que você verá agora são alguns dos termos do segmento, assim, poderá conhecer um pouco mais sobre a área antes de tomar a sua decisão.

1 – Marketing de Conteúdo

Em resumo, o marketing de conteúdo significa fidelizar clientes com produções personalizadas. Portanto, o profissional fica responsável por criar, publicar e promover o material produzido.

A parte prática desse conceito, então, é elaborar formas de engajar os usuários na internet. Para isso, o foco é sempre fornecer informações valiosas, que o cliente realmente valorize. Os objetivos mais frequentes das empresas com essa atividade são, por exemplo:

  • Uma marca mais consciente;
  • Gerar e manter os leads;
  • Converter usuários em clientes;
  • Fornecer um serviço de qualidade;
  • Upsell do cliente;
  • Incentivar novos defensores da marca.

2 – Persona

A persona é um personagem criado para ser o cliente ideal. Em outras palavras, é a elaboração de um perfil para ser o símbolo do público-alvo.

Esse tópico é importante e, de certa forma, se conecta muito com o anterior. Então, ter a imagem do usuário perfeito ajuda muito nas vendas e na publicidade. Assim, algumas das razões para elaborar uma Persona podem ser:

  • Para definir como será o conteúdo que deve ser criado;
  • Estabelecer como será o estilo e o tom das produções;
  • Um elemento importante para ditar o rumo das estratégias;
  • Formar sobre o que se deve escrever;
  • Saber melhor como funciona o lado do cliente.

3 –  Leads

Quando o cliente imaginário se torna um cliente ideal, é aí que nascem os leads, ou seja, pessoas que se interessaram pelo conteúdo, tratados como consumidores em potencial.

A eficácia das práticas de marketing digital passam muito pelo conceito dos leads na internet. Sobretudo, esse assunto também possui alguns pilares principais, sendo:

  • Landing Page: página de resultado do link de divulgação;
  • Formulário: campos onde o usuário preenche suas informações;
  • Oferta: o serviço ou produto que a pessoa receberá após preencher o formulário;
  • CTA: um incentivo para indicar o que o cliente deve fazer.

4 – Funil de vendas

Algo que as matérias de Marketing Digital vão pautar durante o ensino está neste tópico. Dessa maneira, o funil de vendas serve para ilustrar o caminho do usuário. Por isso, ele serve como referência para complementar o conteúdo elaborado.

Em resumo, ele ajuda a manter os processos equilibrados e a otimizar as vendas. Como resultado, a empresa consegue controlar seus produtos e estratégias de modo positivo e sólido. Portanto, esse funil é composto por três etapas principais, sendo elas:

  • Topo: para pessoas indiferentes que descobrem e aprendem;
  • Meio: quando surgem os leads, que considera comprar o seu produto;
  • Fundo: o usuário está convencido e realizará a compra.

As principais matérias de Marketing Digital e os resultados

Chegando ao fim desse artigo, você viu as principais matérias de Marketing Digital. De fato, também entendeu alguns detalhes do curso e os conceitos mais importantes da área.

O próximo passo, então, é tomar a sua decisão final para seguir ou não nessa carreira. Afinal, ela está em alta, com procura pelas empresas e um mercado em crescimento.

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