Quem gosta de comunicação deve estar ansioso para trabalhar com isso no mercado. Seja para produzir conteúdo audiovisual, informar ou convencer, há cursos para diversas habilidades. Assim, se você ficou interessado, confira a seguir quais são as opções nesta área.
O que você verá neste artigo:
Cursos para quem gosta de comunicação
Saber se comunicar é a base de várias tarefas da sociedade hoje em dia. Sobretudo, a comunicação está presente em um anúncio na rua ou no jornal que você leu. Esses são apenas alguns exemplos. Assim, caso você tenha interesse, aqui vão alguns cursos para explorar na faculdade!
1 – Arte e Mídia: comunicação e audiovisual
De modo geral, o curso de Arte e Mídia eleva a comunicação a vários níveis. Assim, o aluno aprende a criar obras de audiovisual em diversos formatos.
O objetivo, contudo, não é só esse, mas estimular todos os sentidos humanos. De fato, quem gosta de comunicação vai usá-la em muitos aspectos conhecidos de arte, como fotografia, teatro, áudio e audiovisual.
Após formado, o estudante poderá dirigir produções com alto valor cultural. Além disso, saberá manipular os mais variados tipos de equipamentos ligados à área artística.
Informações sobre o curso
Veja agora alguns dados sobre a graduação em Arte e Mídia no Brasil:
- Duração: 4 anos;
- Modalidade: bacharelado;
- Média salarial do profissional: R$ 3.499,00.
2 – Jornalismo
Jornalismo é o curso certo para quem adora comunicação e quer entendê-la desde os princípios. Dessa forma, o aluno aprende como os conceitos de se comunicar são aplicados na prática.
Ao longo da graduação, o aluno também tem a chance de praticar o que aprendeu. Por exemplo, criar roteiros, scripts de telejornal, notícias e entrevistas, além de análises de discurso.
No modelo bacharel de graduação, o aluno torna-se apto para ser um jornalista de fato.
Informações sobre o curso
Aqui estão algumas informações sobre Jornalismo, caso você esteja interessado nesta faculdade:
- Duração: 4 anos;
- Modalidade: bacharelado;
- Disponível em: presencial e EAD;
- Média salarial: R$ 2.568,00.
3 – Marketing
Para quem gosta da ideia de vender, esta é a faculdade ideal. Afinal, o curso de Marketing trata de preparar o aluno para criar estratégias de promoção.
E não é no sentido de desconto, mas, sim, de destacar um produto ou serviço. Contudo, isso não é feito sem uma análise do público-alvo e de outros detalhes.
Hoje em dia, ainda existe uma subcategoria dessa área para vendas: o Marketing Digital. Então, é usada para aplicar os conceitos, porém pelos meios virtuais.
Informações sobre o curso
Em caso de você estar pensando em cursar Marketing, aqui estão alguns dados:
- Duração: 4 anos;
- Modalidade: bacharelado e licenciatura;
- Disponível em: presencial e EAD;
- Média salarial: R$ 1.814,00.
4 – Publicidade e Propaganda: comunicação persuasiva
Aqui é uma opção de curso para quem gosta de comunicação e persuasão. Dessa maneira, com o curso o aluno aprende a persuadir seu cliente a fazer uma compra.
Para obter sucesso nessa prática, o profissional graduado cria campanhas de divulgação para convencer os clientes. Além disso, o mercado para essa profissão é muito amplo, e o profissional pode atuar em:
- Setor de criação;
- Atendimento ao consumidor nas agências de publicidade;
- Negociação dos espaços para promoção de ações.
Publicidade e Propaganda versus Marketing
Como você viu no tópico anterior, existem vários pontos parecidos entre as duas áreas. Entretanto, Marketing e Publicidade são mais diferentes do que você pensa.
É normal confundir, mas saiba desde já que o Marketing abrange mais questões. Portanto, quem gosta de comunicação persuasiva pode cursar Publicidade e Propaganda para tornar as ideias públicas.
Pode-se dizer que publicidade é uma das ferramentas do marketing para criar anúncios comerciais na mídia. Em outras palavras, é a forma de criar campanhas para atrair os clientes.
Informações sobre o curso
Caso você esteja querendo cursar Publicidade, confira os dados a seguir:
- Duração: 4 anos;
- Modalidade: bacharelado;
- Disponível em: presencial e EAD;
- Média salarial: R$ 2.634,72.
5 – Rádio, TV e Internet
A pessoa que gosta de se comunicar não pode esquecer dos principais veículos atuais desse quesito. Pois, o curso de Rádio, TV e Internet ensina técnicas para produzir comunicação com habilidade.
Os formados são capazes de exercer funções relacionadas à direção e produção, bem como roteirização e edição. Todos esses elementos dizem respeito às práticas para lidar com os meios de comunicação. Por fim, o aluno graduado vai poder trabalhar com vários tipos de conteúdo nessas plataformas.
Informações sobre o curso
Estes são os dados que você pode gostar de saber sobre o curso de Rádio, TV e Internet:
- Duração: 2 ou 4 anos
- Modalidade: bacharelado e tecnólogo;
- Disponível em: presencial;
- Média salarial: R$ 5.839,29.
6 – Relações Públicas: comunicação como porta-voz
Quem ama comunicação social já deve ter uma noção do que o curso de Relações Públicas ensina. Assim, o aluno aprende práticas para conseguir falar em nome da empresa.
Fica a cargo deste profissional, portanto, repassar as decisões da companhia para clientes e imprensa. Além disso, ele deve sempre ter em foco a preservação da imagem dos seus superiores.
O profissional de Relações Públicas deve saber se comunicar, pois, também precisa transmitir recados para a parte interna. Por exemplo, normas de etiqueta e sobre como se comportar em eventos ligados à empresa.
Mais informações sobre o curso
A seguir você verá algumas informações sobre o curso de Relações Públicas:
- Duração: 4 anos;
- Modalidade: bacharelado, licenciatura e tecnólogo;
- Disponível em: presencial e EAD;
- Média salarial: R$ 3.130,34.
A comunicação e a arte de praticá-la
Neste artigo, você viu as opções de cursos para quem gosta de comunicação. Então, pôde notar a variedade de alternativas e como elas são importantes em diversos setores.
Como dito no início do texto, tudo se baseia no ato de se comunicar. Além disso, há como explorar teorias de como informar ou até mesmo persuadir as pessoas por meio de comunicação. Assim, a escolha ideal só depende do aluno, já que ele deve analisar com cuidado para descobrir com qual se identifica melhor.
Saiba mais sobre Comunicação Social e suas áreas,