InícioDicasMercado de trabalhoPrincipais transformações atuais no mercado de trabalho

Principais transformações atuais no mercado de trabalho

Não é segredo que a pandemia de Covid-19 afetou grandes cenários sociais. Muitas empresas que antes ofereciam um regime de trabalho tradicional tiveram que mudar suas formas de conduzir as contratações. Isso aconteceu pois, entre outras coisas, os perfis dos funcionários mudaram, o modelo home office foi adotado e, cada vez mais, as admissões em estados distintos, ou até mesmo países diferentes, estão acontecendo.

Mas, não vamos romantizar aqui, trabalhar é difícil.  Não é? Acordar cedo, pegar condução, muitas vezes lotada. Enfrentar reuniões exaustivas, colegas de trabalho impertinentes, chefes autoritários e etc… Tudo isso, em geral, é o preço que o trabalhador paga para receber o salário no final do mês.

Porém, e se o cenário mudasse? E se, de repente, você não tivesse mais que chegar todos os dias no mesmo horário? E se você pudesse ir embora na hora que acabasse as tarefas do dia? E se você pudesse trabalhar de casa com o notebook na sua sala de jantar? E se você tomasse café em casa e não precisasse pegar condução lotada? E se…

Parece um sonho para você? Pois é a realidade de muitas pessoas.

A pandemia do coronavírus destruiu vidas, mudou drasticamente o rumo de muitas coisas, alterando o panorama social. No entanto, algumas transformações que permanecerão depois da pandemia devem ser mencionadas. Confira, então, as principais transformações atuais no mercado de trabalho.

Vamos lá!

1.) Home Office

Em primeiro lugar, a implementação do regime de trabalho em home office, ou remoto, já existia muito antes da pandemia.

O home office nada mais é do que o direito de trabalhar de casa. Isso mesmo. Trabalhar tranquilo no conforto do seu lar.
Diante das principais transformações atuais no mercado de trabalho, novas tecnologias foram adotadas. Entre elas, os grupos de empresas mais tradicionais, hoje, também utilizam o home office, não somente como uma forma de combater a pandemia de Covid-19, mas também como modelo de trabalho dentro dos seus moldes de contratação.

O home office chegou pra ficar: salas de casa viraram escritórios, cantinhos dos quartos de inúmeros trabalhadores foram moldados somente para o trabalho remoto. Computadores de ultima geração adaptados com programas para captar o colaborador na hora que a máquina. Plataformas de reuniões em vídeo conferência, ramais interativos e muito mais. Tudo o que em meados de 1990 parecia mágica, hoje virou uma realidade.

A questão é que, mesmo antes, com o trabalho remoto existindo, muitas empresas ainda ficavam relutantes. Ou não se sentiam a vontade em deixar o colaborador trabalhando de casa. No entanto, a pandemia serviu como o pontapé para que essa revolução tecnológica fosse aceita.

 

2.) Contratação sem fronteiras

Com as admissões em home office cada vez mais frequentes, outra coisa que parecia impossível, hoje se tornou uma grande verdade para a população.  Em resumo, profissionais que moram em outros estados do país, ou até mesmo em outros países, agora têm a oportunidade de se candidatar à vagas há milhares de quilômetros de distância. É como se uma barreira finalmente tivesse sido quebrada e, então, não existissem mais fronteiras. Quem mora em Manaus, por exemplo, pode muito bem trabalhar remotamente em São Paulo, ou vice e versa. 

As mudanças mais gritantes no mercado de trabalho aparecerão, sem sombra de dúvidas, com o surgimento cada vez mais latente de novas tecnologias. Ou seja, as pessoas estão mais ativas na internet e mais interessadas em fazer parte do novo “mundo”.

 

3.) Novo perfil do profissional no mercado

Qual o perfil do profissional no mercado? Este ponto é uma das principais transformações atuais do mercado de trabalho.

Não somente para as empresas, mas também para os candidatados, estar atento ao novo perfil profissional faz toda a diferenças. Atualmente, os empregadores não procuram somente uma pessoa com um ótimo currículo, experiência e habilidade. Eles também buscam alguém engajado nas mudanças, que esteja atento às transformações sociais, tecnológicas e, portanto, corporativas.

O perfil desse profissional é de um protagonista. Ele não fica parado esperando seu gerente lhe passar as tarefas do dia. Ele se inteira das demandas, passa o que precisa ser feito e começa o trabalho.

O novo colaborador possui um certo nível de inteligência emocional. E o que seria isso? Ele não mistura trabalho com a vida pessoal e busca sempre sua evolução como ser humano.

Em tese, esse perfil pode ser, atualmente, um dos mais desejados no mundo empresarial, mas ele também pode causar apreensão dentre as empresas mais tradicionais. Isso acontece porque esse colaborador possui uma maior versatilidade e comunicação, ele está disposto a enfrentar as mudanças. E não centraliza uma única empresa para fazer carreira. Sempre buscando o aperfeiçoamento pessoal, ele vai estar disposto a se transformar e, até mesmo, mudar de empresa para se sentir satisfeito com sua jornada.

4.) Flexibilização da jornada de trabalho:

Uma das principais transformações atuais no mercado de trabalho, sem sombra de dúvidas, foram as flexibilização das jornadas de trabalho. Num regime tradicional, as empresas solicitam que o colaborador cumpra oito horas diárias. Entretanto, com as mudanças atuais do mercado de trabalho, isso mudou. Algumas startups passaram a utilizar as famosas jornadas flexíveis.

Em síntese, as jornadas flexíveis são destinadas ao novo perfil do profissional atual. Não precisa bater o ponto e não existe uma fiscalização dos horários de entrada e saída. Esse molde visa apenas duas coisas: a entrega do trabalho e a conclusão das demandas.

O funcionário pode entrar no horário que julgar necessário, contanto que entregue suas pendências no final do dia. Esse regime possui um caráter satisfatório, pois o profissional vai estar mais focado em terminar o seu trabalho do que em chegar no horário correto. Entende?

Estando focado em um objetivo em comum com a empresa contratante, o profissional vai estar mais engajado e produzirá mais. Aumentando o volume de produção, aumentam as vendas e lucro da empresa. Isso seria vantajoso pros dois lados. Não é mesmo? Com as jornadas flexíveis, os funcionários podem se adequar da forma que julgarem necessário. Organizando suas rotinas e problemas cotidianos junto às tarefas necessárias do dia.

E você, acha que vale a pena se transformar junto com o mercado de trabalho? Gostou deste artigo? Então leia sobre 5 mudanças no mercado de trabalho que é necessário acompanhar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.