Se você tem facilidade para fazer negócios, gosta de tudo que tem a ver com economia, e aquela afinidade para vender, comprar e negociar, sua jornada acadêmica e profissional está ligada ao mundo dos negócios.
Enfim, hoje vamos falar diretamente para os estudantes e pessoas que sentem prazer com a prática dos negócios, trocas e tudo que envolve a estratégia deste mundo tão versátil.
O que você verá neste artigo:
O mundo dos negócios e a história da humanidade
A civilização humana, desde as primeiras trocas de mercadorias pertences e excedentes de produção, ligou a sua sobrevivência como espécie à habilidade nos negócios.
Basicamente, cidades, reinos e impérios nasceram, evoluíram e foram destruídos em função de suas rotas comerciais, centros de negócios e as riquezas provenientes de ligações econômicas sólidas.
Além disso, o mundo dos negócios foi evoluindo junto com a alteração de fronteiras, guerras e revoluções. Entretanto, mesmo com tantas tempestades e momentos que mudaram a história do ser humano, os negócios se mantiveram em andamento.
Ou seja, a venda, a troca, a compra, as moedas e o câmbio, as transferências bancárias entre pessoas, corporações e países ultrapassaram fronteiras, tornando o planeta uma arena de negócios unificada.
O mundos dos negócios e a tecnologia
Neste contexto, as pessoas aprenderam a arte de negociar, saber barganhar, convencer e persuadir. Hoje, a informação fornece ainda mais força para o mundo dos negócios e as oportunidades se multiplicaram com a chegada da tecnologia e inovação. Consequentemente, tudo ficou ainda mais rápido, quase instantâneo. Ao ponto de que realizar uma transação comercial com uma pessoa do outro lado do mundo não leva mais anos, meses ou semanas. Mas sim, segundos.
Ao invés de caravelas e grandes navios cargueiros levando riquezas de um lado a outro dos oceanos. Ao contrário de termos caravanas cruzando desertos e continentes inteiros formadas por centenas de pessoas e camelos. Agora, a tecnologia móvel e um dispositivo como um smartphone realizam o mesmo trabalho com apenas alguns toques na tela. Simples e fácil assim. Porém, com milhares de anos de evolução humana e econômica.
5 profissões para quem se interessa por negócios
Definitivamente, vamos falar agora do assunto principal deste artigo da Voomp: as profissões para aqueles estudantes e pessoas que têm um “pezinho” dentro do mundo dos negócios.
Entretanto, fica uma observação: mesmo que você não sinta tanta afinidade ou atração pela área de finanças, comercial e negócios, elas ainda podem vir a lhe interessar no futuro. Seja pelo desafio, seja pelas grandes oportunidades.
Agora, mãos à obra e sigamos com o foco de hoje.
1 – Analista de Marketing
O mundo dos negócios hoje está totalmente ligado à profissão de analista de marketing. Logo, é difícil separar o que diz respeito às estratégias de negócios e mercado, comportamento do consumidor, pesquisas de mercado e muito mais.
Além do mais, isso ficou ainda mais evidente com a chegada do marketing digital e seus diversos braços de inovação, que permitiram ao mercado se aproximar ainda mais dos seus consumidores.
Isso tudo por meio de redes sociais, marketplaces mundiais, e-commerce e outros tipos de modalidades de compra e venda digital, no caso, as startups.
Se você se interessa por negócios, a profissão de analista de marketing e outras serão interessantes para o seu perfil.
2 – Operação e Análise de Investimentos
Compra e vendas de ações. Sempre de olho nas informações que envolvem a política, geopolítica, mercado de capitais, renda fixa, variável, investimentos e consultorias. Day trade, swing trade, entre outras atribuições.
O profissional que trabalha com operações e análises de aportes financeiros em Bolsas de Valores e outras instituições financeiras precisa estar atento em tudo que envolve as Ciências Econômicas, novidades, e encontrar oportunidades de negócio em cada movimento do mercado.
Em suma, trata-se de um cenário bastante competitivo, mas que agrada e atrai pessoas anualmente. Sem dúvida, uma profissão em que cada dia é diferente do outro.
3 – Profissional de Comércio Exterior
Governos, países e continentes. Empresas multinacionais e setores econômicos diversos. O profissional de comércio exterior está diretamente ligado aos processos de importação e exportação. Além disso, precisa gerenciar multinacionais e relacionamentos entre vários players por meio do mundo dos negócios e seus processos.
Sem dúvida, uma profissão para quem tem interesse e gosta de negócios em uma escala global e que nunca para.
4 – Administração e Gestão de Empresas
Antes de mais nada, os profissionais da área de Administração e Gestão de empresas trabalham em multinacionais, instituições públicas e privadas e outros tipos de organizações.
Nessa profissão, você atua diretamente com a totalidade de um negócio, tanto na parte financeira, recursos humanos e materiais, organização de logística, avaliações de desempenho, contratos e contas a pagar. Sem falar nas estratégias de negócios, seus planejamentos e formas de executar com eficiência.
Está com interesse em uma profissão que é sinônimo de negócios? Então a Administração é uma boa escolha.
5 – Contador
Responsáveis pelas rotinas e afazeres contábeis dentro de empresas, instituições e organizações, os profissionais formados no curso de Contabilidade trabalham imersos nas questões financeiras. Ou seja, diariamente lidam com faturamentos, contas a pagar e a receber, elaboração de balanços, apresentação relatórios e realização de auditorias.
Independente do negócio da empresa, a profissão é fundamental para a saúde financeira e administrativa de qualquer organização.
Enfim, ainda está com interesse por negócios? Se sentiu com mais vontade de encarar uma dessas profissões? Qualquer uma dessas 5 profissões para quem se interessa por negócios exige estudo e esforço.
Afinal, trata-se de um mundo competitivo, mas prazeroso na opinião de muitos apaixonados pelas questões econômicas, continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!