InícioGraduaçãoGraduação: descubra tudo que não te contaram até hoje

Graduação: descubra tudo que não te contaram até hoje

A graduação é um período único na vida de uma pessoa. Durante os anos dedicados à formação superior é comum que passemos por situações e experiências que nos mudaram para sempre. Mas calma.  Esse texto começou intenso demais! Vamos te contar algumas coisas que ficam nos bastidores de um curso superior, segredinhos que não aparecem no histórico escolar e que tornam a vida de um estudante muito mais interessante.

Matemática em Humanas: Sério?

Sim, futuro calouro! Independentemente do curso escolhido, nem todas as disciplinas te agradarão 100%. É muito comum que algumas matérias da grade do seu curso venham de outras grandes áreas do conhecimento. Isso acontece porque são cada vez mais requisitados de um bom profissional conhecimentos que extrapolem a formação básica.

Muitos jornalistas, por exemplo, precisão saber interpretar dados, ler gráficos, mensurar o alcance de suas reportagens, conhecer ferramentas que identificam as demandas por certas reportagens, entre outras tarefas que não nos remetem ao imaginário do jornalismo em um primeiro momento. É claro que você poderá conhecer as disciplinas que cursará em determinado curso antes mesmo  de começara a estudar, lendo a famosa ementa de cada matéria. No entanto, alguns professores trarão conteúdos que te parecerão mais  interessantes que outros, e tudo bem! Não se deixe intimidar caso encontre alguma dificuldade pelo caminho. Você com certeza será bem assistido, e o melhor: terá a oportunidade de se tornar um profissional de ponta! Contigo não vai ter tempo ruim!

Graduando ou arroz de festa?

Nada disso. Não estamos falando de presença vip em festas. Mas elas também existirão! Então, o que uma coisa tem a ver com a outra?

Durante a graduação, você verá sua agenda ser preenchida em pouco tempo. Palestras, cursos extracurriculares, seminários, encontros da área, minicursos, “jornadas disso e daquilo”, colóquios, e todo tipo de atividades que têm como objetivo aumentar o conhecimento dos estudantes, os aproximar do mercado de trabalho e lhes apresentar os profissionais de destaque da área de formação eleita por eles. Você vai ter muitas chances de conhecer pessoas novas, fazer amizades e ampliar sua rede de contatos profissionais. Em resumo, fazer um excelente networking!

Seus ídolos não serão mais os mesmos

Você frequentou shows, comprou todo tipo de material de sua banda preferida, gastou uma fortuna colecionando itens daquela boygroup e agora passa os dias pesquisando os artigos e livros produzidos pelos figurões da sua área? Bem-vindo ao clube! Se você “começou a dar muitos Googles” e pesquisar por Foucault, Terrence Tao, Martin Lindstrom, Elmina Wilson e tantos outros ilustres autores de grandes áreas do Direito da Linguística, Matemática, Publicidade, Engenharia, Medicina e tantas outras,  então você provavelmente entrou para o fã clube deles, e o próximo passo é  comprar uma camiseta com frases dessas turminha aí!

Vai ter certificado?

Pois é. Seja bem-vindo ao mundo da graduação! Neste período você descobrirá que todo conhecimento que você adquirir, que vá além daquele ofertado pela grade convencional do próprio curso, poderá te render um certificado.  Você vai amar ouvir essa palavra, e sabe por quê? Te contamos. Durante a graduação você poderá ser convidado a participar de inúmeros cursos, congressos, palestras, e apresentações diversas. Receberá indicações de lives de professores, pós-graduandos e até de colegas de curso que desejam compartilhar seus conhecimentos com outros interessados pelos temas de estudo deles. Como demonstração de participação nestes eventos, você receberá um certificado. Mas qual a vantagem de colecionar esses documentos tão lindos? Te contaremos no próximo tópico, ok?

Seu currículo será seu lattes

Todo estudante tem a chance de ter um currículo lattes. Esse material ficará disponível para que todos que quiserem conhecer sua trajetória acadêmica tenham acesso a ela. Neste espaço, você poderá adicionar o títulos dos certificados que conquistou durante sua graduação, sua formação acadêmica completa, seus estágios, as publicações que produzir, enfim, nele você poderá demonstrar todo conhecimento que acumulou neste período de tantas oportunidades e descobertas.

Você ficará mais seletivo

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!” (Jo 8,32). Pois é, essa é uma verdade incontestável. Quando você ingressa no nível superior, sua visão de mundo se alarga muito. Conhecer pessoas com hábitos e culturas diferentes da sua modifica sua percepção da realidade. Talvez você descubra que muitas de suas crenças eram limitadas. Em resumo, a troca de experiências e conhecimentos que o nível superior permite transforma muito sua forma de pensar e enxergar o mundo. Suas preferências podem se modificar de acordo com as trocas que você estabelece durante a faculdade.

Pois é, muitas coisas mudam nesta fase tão mágica na vida de qualquer pessoa. Não há como passar ileso pela graduação. Ainda bem, afinal, depois de aprender tanto a respeito de uma área e da vida no geral, continuar o mesmo não é uma opção! Tudo que você conquista nessa fase, a autoestima que ganha por saber que está se tornando uma pessoa mais preparada para o mercado de trabalho e para enfrentar os desafios do dia a dia, é uma dádiva.

A faculdade faz de você um melhor ouvinte, capaz de respeitar e conviver com a diversidade, e o melhor, reproduzir esta experiência por onde passar. Bora abrir essa porta para o futuro? A gente te ajuda! Conheça quais os possíveis temas para a redação do Enem de 2021 e saia na frente!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.