InícioGraduaçãoEconomiaEconomia: Ciências Sociais ou Exatas?

Economia: Ciências Sociais ou Exatas?

Definitivamente, isso faz alguma diferença para você? Podemos dizer que nem Ciências Sociais ou Ciências Exatas. Um pouco de cada uma, ambas e ainda mais: uma mescla de outras ciências. Resumindo, o curso de Economia é amplo ao ponto de abranger conhecimentos que envolvam diferentes áreas de estudo.

Sobretudo, um bom economista ou estudante de economia deve se preocupar em ter que acompanhar o que está acontecendo em todos os cantos do mundo, em todos os nichos da sociedade, atrás de informações antecipadas.

Atualmente, vários cursos superiores acabam abrangendo vários tipos de ciências. Veja, por exemplo, o curso de Agronomia: possui ciências rurais, ciências exatas, ciências biológicas, entre outros conhecimentos diversificados.

Portanto, se você pretende escolher estudar Economia, Medicina, Jornalismo ou algum curso na área de tecnologia e inovação não deixei pesar o gosto por uma ou outro tipo de ciência. 

Economia: Ciências Sociais ou Exatas?

Se você deseja alcançar os seus objetivos no curso de Economia, que diferença vai fazer para você a diversidade de conhecimentos? 

Nós da Voomp pensamos que universidade é local de aprendizagem, e quanto mais diversidade de conhecimentos e informações mais preparado estará o universitário para encarar o mercado de trabalho.

Afinal, quem tem um sonho ou objetivos bem definidos não vai interessar se a Economia tem ciências sociais, exatas ou humanas. Ou ainda melhor, se ela pertence a um desses grupos de estudo. Enfim, para quem busca respostas simples aqui esta: Economia é nada mais, nada menos que  o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas.

Porém, se você gosta de uma resposta mais completa e acessou este artigo do HF para entender ainda mais o curso de Economia ou Ciência Econômica venha com a gente.

As ciências no Curso de Ciências Econômicas

Basicamente, o aluno do curso vai ter acesso a uma formação ampla, diversificada e multidisciplinar.

Primeiramente, o aluno vai passar por disciplinas que estão relacionadas às ciências exatas. Entre algumas delas podemos citar aqui a matemática, a estatística, a contabilidade, raciocínio lógico e outras aplicações com tendências ao mundo dos cálculos, formas e suas variáveis.

Segundo, todo o aluno do curso de Ciências Econômicas que se preza vai absorver conhecimentos ligados às ciências humanas. Por exemplo, a história, a geografia, entre outras. Além disso, podemos destacar o enfoque no estudo de aspectos econômicos  relativos à história do Brasil e do mundo.

Logo, podemos somar a esses conteúdos as diferentes vertentes de pensamento econômico que nortearam o desenvolvimento dos mercados ao longo da história.

Sociedade x Economia

A evolução das diferentes sociedades humanas está ligada diretamente à economia. Por isso, é impossível e errado dissociar os aspectos sociais do cotidiano de quem estuda Ciências Econômicas.

Em diferentes períodos ou eras da humanidade, os sistemas econômicos e os seres humanos evoluíram. Desde saindo de um sistema de trocas de mercadorias, o escambo, mudando para a cunhagem de moedas e a usura, junto ao comércio de excedentes e uso de sistemas monetários complexos.

Tecnologia x Sociedade x Economia

Atualmente, as sociedades e a economia andam de mãos dadas em meio às diversas evoluções tecnológicas. Como é o caso do mercado de ações de empresas de tecnologia (NASDAQ) e a grande consolidação de grupos financeiros, empresas e investidores com projetos em escala mundial.

Em suma, as ciências econômicas são também sociais e exatas, unindo conhecimentos tão distantes que abrangem inclusive questões geopolíticas, étnicas, raciais e biológicas. Sobretudo, a Economia precisa estar atenta a todos esses pilares para que os estudos liderados ou implementados por ela tenham uma base sólida perante o mundo em que vivemos.

Além disso, o curso de Economia e a profissão estão ligados ao fluxo constante de informações. Sem dúvida, um dos novos recursos mais valorizados no contexto econômico. 

Profissionais com formação teórica e científica

Em síntese, a graduação é repleta de teoria. Porém, o mundo profissional vai ter muitas aplicações práticas, técnicas e científicas. Por isso, esteja preparado para muito estudo e exercícios. Preparar a mente para trabalhar é uma obrigação entre os estudantes desta faculdade.

Segundo a página do curso de Ciências Econômicas da universidade Anhanguera, essas disciplinas fornecerão ao futuro economista a capacidade de tomar decisões assertivas em diversos tipos de cenários, pautadas em dados quantitativos validados pelo mercado

Exemplo disso, você pode constatar abaixo algumas das disciplinas relativas ao que chamamos de práticas técnico-científicas:

  • Matemática financeira

  • Mercado de capitais

  • Macro e microeconomia

  • Lógica Matemática

  • Álgebra e Geometria

  • Capital de giro e Análise Financeira

  • Entre outras

Os tipos de estudos nas Ciências Econômicas

Definitivamente, a Economia é ciência social, assim como é ciência exata. Logo, também é ciência humana e por aí vai. Classificar as Ciências Econômicas sendo majoritariamente uma ou outra é um erro. 

Ao olhar o estudo da Economia, você vai confirmar que se trata de um campo de estudos multidisciplinar. Logo, tudo ao redor influencia o cenário profissional do economista.

Um dos pontos que comprovam este conceito são as disciplinas e conteúdos inseridos na grade do curso:

  • Econometria

  • Economia Agrícola

  • Economia Ambiental

  • Economia Brasileira Contemporânea

  • Economia do Setor Público e Contabilidade Social

  • Economia Industrial

  • Economia Monetária e Mercado de Capitais

  • Economia Política

 Considerações finais sobre Economia: Ciências Sociais ou Exatas

O estudo da Economia é plural, diversificado e multidisciplinar. Não existem Ciências Econômicas sem história, sem exatas, sem geopolítica, sem aspectos sociais, etc. Logo, o futuro aluno deve demonstrar grande poder de análise, mão na massa, raciocínio lógico e um apurado olhar crítico do mundo ao redor.

O pensamento econômico é como os movimentos da economia, mudam a todo momento. Ou seja, são voláteis, se misturam e em outro momento tornam a ser diferentes. 

Se você tem interesse no curso de Ciências Econômicas, uma grande formação lhe espera. Diversos campos de atuação e oportunidades de emprego. Afinal, você será um profissional com uma formação completa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.