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Jornalismo e marketing digital: por que dão match?

A relação entre jornalismo e marketing digital está se tornando cada vez mais evidente nessa era da comunicação digital e pela nova maneira das pessoas se informarem através de blogs, sites, redes sociais e vídeos.

Por isso, é comum que nas equipes de marketing digital existam jornalistas atuando em estratégias, conteúdo, planejamento, mídias sociais, copywriting entre outras atividades. As habilidades da pessoa jornalista como saber escrever bem, apurar informações, apresentar conteúdo para TV e em vídeos ou saber editar imagens, são só algumas competências aproveitadas na área.

Porque neste artigo mostraremos como o jornalismo e o marketing digital andam juntos para entregar conteúdos competitivos e de qualidade.

Jornalismo e Marketing Digital

Primeiro, vamos entender essas duas áreas, o que cada uma faz. O Marketing Digital trabalha com todas as atividades que promovam produtos, além de desenvolver uma identidade de marca no meio digital com o objetivo de atrair novos clientes e negócios. Portanto, essa área é o elo principal entre empresa e público.

Sua função é comunicar, tornar evidente para a persona, os motivos e qualidades que fazem aquele produto ser ideal para ela, fazê-lo ser visto no mundo online. Para isso acontecer, são criadas e planejadas estratégias de marketing digital. Por exemplo, utilizando marketing de conteúdo, anúncios, inbound marketing, em que todas precisam das habilidades, mencionadas anteriormente, dos jornalistas.

Agora, vamos falar um pouco sobre o Jornalismo. Nessa área, o primordial é comunicar, já usamos essa palavra antes no marketing digital, de maneira clara e objetiva. Ou seja, passar a informação de forma coerente e coesa. Além de, pesquisar e apurar para verificar a veracidade do conteúdo.

Dessa maneira, saber entrevistar, pesquisar, analisar dados para obter informações são atividades que o marketing digital precisa para construir conteúdos completos e objetivos que informem o público alvo sobre o seu produto.  Assim, o jornalismo e o marketing digital trabalham juntos para gerar materiais de conexão que sejam atrativos, com o objetivo de converter, gerando valor entre produto, serviço e cliente.

Vamos mais a fundo nas áreas que em jornalismo e marketing digital são parceiros.

Marketing digital de conteúdo e SEO

Uma das principais estratégias do marketing digital é o marketing de conteúdo. Sendo que sua principal função é informar os clientes sobre produtos e serviços da empresa. No entanto, isso deve ser feito através de conteúdo relevante, informativo e explicativo.

Nessas estratégias, o jornalista pesquisa pautas que sejam atrativas, também buscando por palavras-chave que tenham conexão com o assunto para criar conteúdos orgânicos por meio do SEO.

A capacidade de produzir textos fluídos visando as necessidades do leitor gera bons resultados em atrair clientes realmente interessados na marca. Por isso, o match entre jornalismo e marketing de conteúdo.

Gestão de mídias digitais

Você sabia que 63% dos internautas gastam seu tempo online para encontrar informações? Ainda mais, que 56,6% faz contato com familiares e amigos pela internet e redes sociais e 55,6% se atualiza sobre notícias e eventos?

Esses são os dados da nova edição do Digital Global Overview Report, relatório anual publicado pela Hootsuite e a We Are Social. A maioria desses usuários estão nas redes sociais e pelos números você notou que elas são fonte de informação. Logo, assunto principal dos jornalistas.

Por isso, a gestão de mídias sociais fica sobre responsabilidade dos jornalistas. Eles sabem como as mensagens devem ser divulgadas. Cada rede social tem sua característica e funciona como um canal de comunicação entre empresa e consumidor.

A relação do jornalismo e marketing digital não para por aí.

Storytelling

O jornalismo entra com tudo para fazer storytelling emocionantes e encantadores. Esse recurso tem se tornado o queridinho das empresas. Pois, é por meio dele que podemos contar histórias usando uma narrativa envolvente e recursos audiovisuais.

Isso deixa o conteúdo mais esclarecedor para o consumidor e o jornalista tem a tarefa criar histórias para facilitar esse entendimento. Portanto, saber lidar e estruturar informações é peça principal do marketing digital.

E muito dos conteúdos em storytelling são baseados em pesquisas do comportamento do consumidor. Aliás, essa é uma das disciplinas oferecidas no curso de jornalismo. Mais um match.

E-mail marketing

Ainda em alta nas estratégias de marketing digital, o e-mail marketing pode ter muitas funções. A primeira delas, é levar notícias e novidades sobre a área que a empresa atua para os clientes, a newsletter, já ouviu falar? Com certeza na sua caixa de e-mail tem uma esperando ser lida.

Por exemplo, você trabalha em uma agência de marketing digital e seu cliente tem uma empresa que vende máquinas para o agronegócio. Como jornalista, sua responsabilidade é atualizar os clientes por meio do e-mail marketing para as novidades desse setor, dados, novos recursos tecnológicos usados no campo, etc.

Também o jornalismo e marketing digital vão trabalhar em estratégias para criar e-mail marketing que gerem tráfego para o blog, site, alguma promoção e venda de produtos e serviços. Nesse ponto, o jornalista precisa passar a informação de maneira atrativa.

Buscar por resultados

Na sua busca por qual curso fazer ou mesmo já pesquisar de antemão como o mercado de trabalho está para tal profissão, é importante você saber que o jornalismo e o marketing digital estão em busca de resultados.

Assim, as estratégias de digitais terão metas e objetivos, quando não tiver provavelmente eles serão definidos por você. Não é só escrever um conteúdo, mas também saber quais serão os impactos dele para o negócio.

A intenção é conquistar x leads? Aumentar o tráfego do blog? Além disso, utilizar os dados e as métricas para entender o quanto de resultado o conteúdo gerou é primordial. Portanto, não esqueça que estamos tratando de marketing digital e que o universo online está repleto de dados, tudo vai depender como eles podem ser usados para criar estratégias mais personalizadas.

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