InícioDicasEstudosComo usar os games nos estudos?

Como usar os games nos estudos?

Alguns ficam desconfiados quando ouvem dizer sobre usar os games nos estudos. No entanto, essa ferramenta tem sido uma grande aliada dos estudantes, justamente por possuir certos benefícios bem interessantes.

Isso fez com que o famoso “aprender brincando” ganhasse uma nova perspectiva. Assim, veja aqui algumas dicas de jogos bem bacanas para conhecer enquanto estuda para a prova do Enem e dos vestibulares. E os benefícios de adicionar essa prática aos estudos.

Usar os games nos estudos

Com o objetivo de ter mais foco na aprendizagem e continuar a estudar, uma nova técnica que vem sendo usada é a da gamificação, ou seja, games nos estudos.

Sabe-se que ficar muito tempo debruçado nos livros ou em conteúdo online é cansativo. Então, aplicar um pouco de diversão na rotina pode ser interessante e, quem sabe, até mesmo estimulante.

A chamada gamificação é uma técnica de aprendizado que leva em conta o desejo das pessoas por uma recompensa, a fim de fazer certas atividades.

Esse conceito surgiu ao se observar o comportamento humano quando estão em jogos e disputas, analógicas e virtuais.

Na área da educação, esse método tem o poder de tornar os estudos mais atrativos aos alunos, motivando-os a aprender cada vez mais.

Alguns professores, aliás, passaram a acrescentar isso em aulas. No entanto, é interessante que os estudantes também façam uso da gamificação em casa.

É o novo “aprender brincando”

Usar os games nos estudos é uma maneira de obter resultados melhores em seu aprendizado.

Muitos acham que estudar é chato e tedioso. Mas, sem dúvida, isso não é razão para deixar de evoluir e crescer de modo intelectual e como pessoa.

Levando isso em consideração, os educadores passaram a defender a ideia de que os games nos estudos podem ser benéficos para a aprendizagem.

Vale destacar, entretanto, que isso deve ser feito de forma moderada. Além disso, o aluno que fizer uso dessa técnica deve levá-la a sério, e não se aproveitar dela apenas para se divertir.

Os jogos tornam a rotina de estudos mais dinâmica e interessante, o que pode te ajudar a ir bem nas provas do Enem e dos vestibulares do seu interesse.

As vantagens de usar os games nos estudos

Um dos principais benefícios, sem dúvida, é o fato de eles não serem cansativos. Aliás, eles dão a chance do estudante aprender, e de forma competitiva junto de outros jogadores.

Adicionar os games nos estudos também pode facilitar o aprendizado, fazendo com que aprendam bem mais rápido.

Outro ponto positivo é que os jogos tornam o estudante mais próximo das tecnologias mais recentes, o que pode vir a ser um diferencial no futuro. Além disso, eles ajudam no:

  • Raciocínio lógico;
  • A interagir com outros alunos;
  • Um único game pode abordar diferentes temas;
  • É inclusivo e estudantes com necessidades especiais podem se beneficiar disso.

Estude para o Exame Nacional adicionando games nos estudos

Você vai conferir agora algumas dicas de quais games nos estudos você pode usar para o Enem. Em seguida, mais adiante, veja outros com foco em algumas disciplinas específicas.

Desafie-me

Este app foi criado pelo Ser Educacional e possui diversos testes, desafios, bem como perguntas das edições anteriores do Enem. Assim, as questões são sobre:

  • Biologia;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Química;
  • Português;
  • Inglês e Espanhol.

O aluno também pode fazer competições com outros estudantes. De fato, para se sair bem no jogo é preciso responder ao máximo de perguntas em menor tempo. Por fim, o game está disponível para os sistemas Android e iOS.

Enem Wars

Este é um dos games nos estudos voltados para a prova nacional. No entanto, esse aqui já é bem diferente, já que é online, e foi desenvolvido pelo Instituto Canal do Livro.

Neste jogo, o aluno testa o que ele sabe sobre literatura. Dessa maneira, ele deve achar trechos escondidos e interpretá-los em meio a meteoros no espaço.

Ludo Educativo

No game criado por professores da Unesp, o aluno tem que responder a questões retiradas dos principais vestibulares do Brasil. Assim, as disciplinas são: Física, História, Geografia, Artes e Ciências.

Jogos para quem tem dificuldade em História

Confira algumas opções a seguir de games nos estudos, só que voltados para a área de História.

God of War

O aprendizado aqui vai ter como foco a mitologia grega. Este jogo é um dos mais populares, lançado em 2018, e está disponível em diferentes versões: Xbox, Playstation, e para celular, seja ele Android ou iOS.

Hearts of Iron IV

O lado estrategista dos alunos é testado neste game eletrônico. Dessa forma, o cenário do mesmo tem como pano de fundo a 2ª Guerra Mundial, estimulando o aprendizado em História e Geografia.

O estudante deve escolher uma nação e vencê-la em confronto. Além disso, é possível construir armas e equipamentos.

Assassin’s Creed

Um dos jogos mais famosos entre os gamers do Brasil e do mundo. Portanto, aqui você fica por dentro de temas como Terceira Cruzada, Revolução Francesa e Renascimento.

Veja como aprender química usando games nos estudos

Também é possível aprender Química enquanto joga. Dessa maneira, veja opções a seguir de games nos estudos com foco nessa matéria.

Oxygen Not Included

Aqui o aluno precisa sobreviver em um local sem atmosfera respirável. Assim, para se dar bem, vai ter que saber plantar, desenvolver tecnologias e muito mais. Aliás, tudo isso enquanto monitora seus níveis de oxigênio.

Little Alchemy

Uma verdadeira aula de química e física, na qual o estudante é desafiado o tempo todo a solucionar vários problemas que vão surgindo no decorrer deste, que é um dos games nos estudos.

Chemical Sudoku

É uma versão do clássico Sudoku. Então, o aluno tem que ir preenchendo as linhas e colunas com elementos químicos.

Jogos podem dar um up e motivar os seus estudos

Para ter boas notas e obter ótimos resultados, tanto no Enem quanto nos vestibulares, é interessante adicionar alguns métodos diferentes na rotina. Ainda mais esse, que é mais descontraído, o que faz o cérebro assimilar mais informações.

Um estudo revelou que 54% dos alunos de 6 a 18 anos se sentem desanimados de estudar na pandemia. Portanto, usar jogos pode reverter essa situação.

Aplique a gamificação nos seus estudos e, se tiver o apoio de colegas e professores, por exemplo, é mais bacana ainda. Mas, do contrário, faça você mesmo.

Com isso, vai te deixar mais motivado e focado no aprendizado das matérias para o Enem e os vestibulares.

Veja nesse outro conteúdo uma série de cursos para quem gosta de games.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.