Certamente existem leitores curiosos e questionando se o título está com uma de suas palavras escrita de forma incorreta. Porém, saiba que está bem certinho, e que existe um profissional chamado Nutrólogo. E é sobre a formação dele que vamos falar um pouco mais neste post.
Antes de mais nada, é muito comum nutrólogos e nutricionistas serem confundidos. Entretanto, também é frequente que ambos os tipos de profissionais trabalhem juntos. Afinal, tanto um quanto o outro atua junto aos estudos de ingestão de alimentos e ingredientes como foco nas necessidades de cada paciente. Logo, fica evidente a afinidade entre as formações. Mas as diferenças se destacam já na formação .
O que você verá neste artigo:
Qual a formação de um nutrólogo?
Definitivamente, a pessoa que deseja ou tem curiosidade pela profissão de Nutrólogo deve ingressar no curso de Medicina. Posteriormente, com o diploma de médico, o então clínico geral ou médico generalista vai realizar uma residência em Nutrologia.
Independentemente do foco do estudante em relação aos passos que dará junto a área de estudo da nutrologia, é impossível se especializar sem ter a formação médica. Afinal, os conhecimentos serão aprofundados e necessitam de uma formação completa quanto à saúde humana.
Portanto, Nutrologia é uma especialidade médica, assim como a pediatria, a ortopedia, a urologia, a psiquiatria e dezenas de outras que existem no mundo do curso de Medicina.
O que falam MEC e a ABRAN sobre a Nutrologia?
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o programa da residência tem um programa com a duração de dois anos. Logo, é preciso como pré-requisito médico que o futuro nutrólogo tenha um ano de treinamento de Residência em Clínica Médica ou Clínica Cirúrgica, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Em outras palavras, além da formação de 6 anos em Medicina, o aluno residente vai necessitar de um treinamento de 1 ano dentro do curso, por meio de uma Residência em Clínica Médica ou Clínica Cirúrgica.
Em suma, serão 6 anos e, depois, mais 2. Aí, então, um Nutrólogo estará atuando no mercado de trabalho.
Já de acordo com a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), toda residência e treinamento da especialidade é realizada no hospital: em enfermarias, ambulatórios, farmácia de manipulação de dietas, pedidos de interconsulta e laboratórios específicos em Nutrologia, além de estágios obrigatórios na Unidade de Emergência e no Centro de Terapia Intensiva.
Entenda mais sobre a especialidade de Nutrologia
Em síntese, a nutrologia é a especialidade médica, e seu foco está em estudar e avaliar os prós e os contras em relação às diversas necessidades orgânicas e metabólicas do corpo. E sempre relacionadas à ingestão de nutrientes.
Além do estudo e avaliação, o profissional realiza pesquisas ligadas aos impactos dos tipos de nutrição existentes e novas formas de realizá-las. Tudo isso visando à promoção da saúde e bem-estar dos pacientes.
Outro fundamento importante da Nutrologia é o de fornecer as condições fisiológicas para uma melhor recuperação dos chamados clientes hospitalares (pacientes) e a redução de risco de doenças.
O que são as chamadas Dietas Enteral e Parenteral?
Uma das grandes atribuições dos nutrólogos em um ambiente hospitalar é a sua responsabilidade em gerenciamento na prescrição das dietas enteral e parenteral.
Antes de mais nada, essas dietas são voltadas para pacientes pontuais de UTI, UTI Neonatal, pré e pós- operatório, pacientes oncológicos, entre outros.
Basicamente, ela é composta por aminoácidos, carboidratos, glicose, gorduras, proteínas, eletrólitos, sais minerais e vitaminas. Todavia, se por alguma razão a dieta enteral não puder ser realizada, entra em cena a parenteral. Esta será realizada de forma intravenosa, utilizando um cateter diretamente na veia.
Outras atividades do nutrólogo
O profissional especializado em Nutrologia realiza inúmeras atividades dentro de hospitais e outros tipos de unidades de saúde. Além das já citadas acima, no dia a dia este médico especialista realiza o acompanhamento do estado nutricional do paciente. Logo, está presente junto à evolução do mesmo quanto às dietas administradas e como ingredientes, substâncias e fórmulas nutricionais estão atuando no diagnóstico, prevenção e nas respostas diante das diversas doenças.
O que o nutrólogo não faz e que é atribuição do especialista em Nutrição?
Mesmo um médico e um nutrólogo altamente especializados não são profissionais legalmente habilitados a prescrever dietas. Definitivamente, esta atividade é somente da pessoa que é formada em Nutrição.
Entretanto, uma das grandes diferenças entre o nutrólogo e o nutricionista é que o primeiro pode prescrever medicamentos e maneiras de administrá-los.
Enfim, a formação especializada em Nutrologia tem suas próprias atribuições, assim como a Nutrição. Cada uma com as suas especificidades e saberes peculiares.
O que faz um nutricionista?
Já falamos que nutrólogo e nutricionista são diferentes, certo. Para entender melhor, aqui vai mais uma rápida explicação. Basicamente, o nutricionista é como um especialista em saúde e qualidade de vida. Além disso, os seus conhecimentos teóricos e práticos ultrapassam os limites do cotidiano chegando ao que é classificado no mercado de trabalho como Nutrição Esportiva.
Em suma, além de implementar e levar boas práticas de alimentação e ingestão de ingredientes para promoção da saúde, o nutricionista é o profissional focado na melhoria do desempenho e no equilíbrio da composição corporal de atletas profissionais ou amadores.
Considerações Finais
A Voomp sempre gosta de esclarecer as diferenças entre as diversas carreiras acadêmicas, e também aprofundar os conhecimentos dos estudantes em relação às especialidades dentro de cada formação de ensino superior.
Certamente, toda informação é válida. E aqui você vai encontrar vários assuntos, sugestões, análises e outros temas ligados ao mundo das universidades.
Seja como nutrólogo ou nutricionista, o estudante vai ter que se dedicar muito para ambas as formações. Além disso, terá a responsabilidade de levar saúde com qualidade de vida aos seus diversos pacientes.
Se você curtiu esse conteúdo, confira nesse outro quais as áreas da Medicina que estão em alta no mercado.