InícioDicasMercado de trabalhoQuais cursos posso me formar para seguir carreira no exército?

Quais cursos posso me formar para seguir carreira no exército?


Muitos jovens sonham em seguir carreira no exército. No entanto, é comum que grande parte deles não tenha ideia de como começar. Mas, até o final deste texto tudo será esclarecido e você saberá qual caminho trilhar.

Aqui você vai conferir vários fatos sobre o assunto. Dessa forma, conhecerá todas as opções disponíveis que, sem dúvida, vão exigir empenho e esforço, veja a seguir.

Seguir carreira no exército: a instituição brasileira

Essa é uma instituição com respaldo para usar a força, então, o militar é o profissional que integra a mesma. É importante esclarecer isso, já que muita gente pensa que exército e forças armadas são a mesma coisa.

Na verdade, essa última é formada pelo exército, marinha e aeronáutica. Portanto, o objetivo destas 3 vertentes é manter o país sempre seguro e em ordem. Para deixar as coisas mais claras, esse artigo vai sempre falar dos mesmos na totalidade.

Seguir carreira no exército não é tão simples como muitos imaginam, pelo contrário. Você precisa cumprir uma série de requisitos, assim confira os principais deles logo abaixo:

Ingressando no exército

Hoje, existem várias maneiras de entrar na área militar. No entanto, algumas são mais conhecidas do que outras. Por exemplo, os concursos são muito populares, tendo em vista que oferecem uma situação mais estável para quem passa.

Nos próximos tópicos, você verá alguns deles que estão disponíveis. Além disso, entenda como eles são distribuídos e o que cada um deles oferece.

Escola de cadetes

Uma das mais famosas alternativas entre os concursos. Diante disso, ela oferece as seguintes opções, confira só como seguir carreira no exército.

Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Mais conhecida como EPCAR, essa escola tem uma característica bem marcante. Afinal, a mesma só aceita homens, bem como, os candidatos precisam ter pelo menos o nível fundamental concluído.

Escola preparatória de Cadetes do Exército

Chamada de EsPCEx, essa escola já não aceita homens com apenas o fundamental. Dessa forma, você precisa ter o ensino médio completo para ingressar nela.

Colégio Naval

Ele exige nível fundamental e também aceita apenas homens. De fato, quando se trata do exército, o concurso ideal é o da EsPCEX. Aliás, note que todas as escolas incluem as forças armadas.

A escola de cadetes também dá uma boa oportunidade para quem quer seguir carreira no exército. Sendo assim, ela é uma opção que jamais deve ser descartada.

Seguir carreira no exército com as academias militares

As academias militares muitas vezes são os primeiros locais que os jovens interessados na área militar buscam. Veja abaixo como ela funciona:

  • Escola Naval;
  • Academia Militar das Agulhas Negras;
  • Bem como, Academia da Força Aérea.

Para quem quer ir de fato para o exército, o correto é optar pela Academia Militar das Agulhas Negras. Inclusive, a forma de ingressar nesta instituição é por meio da EsPCEx.

Escola de sargentos

Uma das opções que existem para quem quer seguir carreira no exército. No entanto, ela não oferece vagas para ser membro, a entrada acontece de outra forma. Mesmo assim, é uma alternativa que vale a pena conhecer:

  • Marinha: o indivíduo só entra através de exames internos;
  • Escola de Sargentos das Armas: aceita homens e mulheres, sendo essas últimas apenas para o curso de enfermagem;
  • Escola de Especialistas de Aeronáutica: não tem barreiras quanto ao sexo.

Cursos para seguir carreira no exército

Agora, se você pensa que essas escolas acima são sua única oportunidade de seguir carreira no exército, se enganou. Então, caso sonhe com um curso mais tradicional, saiba que essa formação é mais que possível.

Confira nos próximos tópicos, as principais graduações para quem sonha entrar para o ramo militar.

1 – Biomedicina

Aqui você pode atuar diretamente nas pesquisas de agentes biológicos. Além disso, muitos biomédicos trabalham criando ferramentas de biotecnologia.

Mesmo assim, caso prefira um setor mais laboratorial, tudo bem. Nesse caso, pode realizar análises clínicas e toxicológicas, ou seja, você se torna uma força de trabalho na própria corporação.

Agora, sua importância vai além disso. Pois, caso haja algum acidente, você pode ser guiado para atuar no lugar investigando e realizando os exames necessários. Portanto, a graduação em biomedicina te ajuda a seguir carreira no exército.

2 – Educação física é uma opção para seguir carreira no exército

Todo o treino militar se baseia na preparação física. Sendo assim, não é uma surpresa que o curso de educação física esteja nesta lista. Ao optar por essa formação, é possível atuar dando aulas em escolas militares.

Desenvolver técnicas de preparação para os pelotões também é uma atividade bem comum. Logo, o formado em educação física tem uma série de oportunidades dentro desta instituição.

Não é à toa que muitos jovens preferem esse curso. Porém, para seguir carreira no exército você tem ainda mais opções, continue lendo.

3 – Enfermagem

Um dos cursos mais importantes e requisitados desta lista para seguir carreira no exército. A formação profissional em enfermagem permite que você atue em diversos lugares, veja abaixo alguns exemplos:

  • Hospitais militares;
  • Operações especiais para a sociedade;
  • Unidades de saúde;
  • Empresas;
  • Ambulatórios e clínicas.

No exército, a carreira de um enfermeiro tem tudo para ser muito promissora. Agora, para isso, é necessário sempre manter-se atualizado. Sem dúvida, é uma opção bem interessante para quem também curte a área de saúde.

4 – É possível seguir carreira no exército na engenharia

Outra alternativa para quem quer seguir carreira no exército. Os cursos de engenharia costumam gerar uma jornada de muito sucesso nesse universo militar, inclusive, o IME, Instituto Militar de Engenharia oferece as seguintes opções:

  • Engenharia Cartográfica;
  • De Computação;
  • Comunicações;
  • Engenharia Elétrica;
  • De Fortificações;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Mecânica de Automóveis e de Armamentos;
  • Bem como, Metalúrgica;
  • Química.

Por fim, perceba que você não precisa seguir apenas um caminho para ser um membro do exército. Assim, existe um mundo de possibilidades que você precisa explorar, de modo a tomar uma boa decisão, afinal se trata do seu futuro.

Só dessa maneira você consegue fazer a escolha certa. Então, não perca mais tempo e comece já a planejar a sua carreira no exército. Além disso, conte com a Voomp para encontrar cursos de graduação, tanto presenciais quanto EAD (ensino a distância), com mensalidades a partir de R$ 99. Vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 91

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.