InícioGraduaçãoQuais são as faculdades da Saúde mais procuradas atualmente?

Quais são as faculdades da Saúde mais procuradas atualmente?

Decidir por uma profissão e carreira não é uma tarefa fácil. E quando a concorrência é alta, esse processo se torna ainda mais complicado. Porém, não é preciso se desesperar! Conhecer bem as carreiras das áreas que o interessam pode ajudá-lo na decisão.

Entre as áreas mais populares entre os estudantes brasileiros está a Saúde. Assim, as faculdades da Saúde costumam agregar concorrência, mas, também, uma excelente oferta de vagas. Os bons salários e as oportunidades na área já são motivos suficientes para muitos optarem por investir em uma carreira da Saúde.

Mas, você sabe dizer quais são as faculdades da Saúde mais populares atualmente? Quais são os cursos da área que mais atraem futuros profissionais? Hoje, aqui na Voomp, vamos conhecer algumas das principais e mais disputadas faculdades da Saúde.

Por que as faculdades da Saúde são tão populares?

Primeiramente, podemos compreender que, entre os motivos para a popularidade das faculdades da Saúde, estão: a alta oferta de vagas de emprego, o mercado aquecido, as várias possibilidades da área e os bons salários. Algumas situações excepcionais, como a atual pandemia de Covid-19, escancaram a importância dos setores da Saúde, demonstrando a relevância de profissionais qualificados na área.

A presença de profissionais da Saúde tem sido cada vez mais requisitada diante da crescente preocupação com a qualidade de vida. Somado a isso, o aumento na expectativa de vida, a procura por rotinas saudáveis e o avanço nas pesquisas científicas.

Evidentemente, quando falamos em popularidade das faculdades da Saúde, remetemos imediatamente ao curso de Medicina. Contudo, é importante que os estudantes que se interessem pela área não restrinjam suas opções a esse curso. Apesar de fundamental, a Medicina não é a faculdade exclusiva para quem deseja trabalhar com a saúde das pessoas. Há vertentes para trabalhar a saúde do corpo e da mente, em todos os seus níveis. Portanto, não se acanhe diante da concorrência – conheça as faculdades da Saúde mais populares e veja se alguma dessas é a certa para você!

Medicina

Iniciamos com a faculdade que é, definitivamente, a mais popular entre as faculdades da Saúde. O curso de Medicina congrega saberes médicos, científicos e do cuidado com a saúde das pessoas. Portanto, o médico é o profissional que investiga e trata as causas e consequências de diferentes tipos de doenças. Esse profissional atua na cura, no tratamento e na prevenção. Além disso, também é responsável por alguns exames, cirurgias e prescrição de medicamentos. Portanto, diante dos avanços científicos e tecnológicos, os futuros médicos precisam se atentar às transformações do mercado.

Na própria graduação em Medicina, os campos de especialização são muito diversos. Logo, você poderá se formar em Medicina e escolher se especializar em algum setor da área. Além disso, outro atrativo considerável, que torna esse o curso da Saúde mais popular, são as oportunidades locais, nacionais e internacionais – bem como os altos salários.

A faculdade de Medicina é do tipo bacharelado e sua duração média é de seis anos. Para poder se especializar, você ainda levará mais dois anos até concluir a formação.

Biomedicina

Um campo em amplo desenvolvimento graças aos estudos e ao avanço tecnológico, a Biomedicina desponta, atualmente, como uma das faculdades da Saúde mais populares entre os estudantes. O curso de Biomedicina, também conhecido como Ciências Biomédicas, é voltado à pesquisa das causas e tratamentos de doenças em humanos. Assim, sua modalidade é bacharelado, mas também há cursos de pós-graduação em Biomedicina. A duração do bacharelado em Biomedicina é de cinco anos e as especializações posteriores levam cerca de dois anos.

Após formado, o biomédico será capaz de pesquisar, identificar e classificar os organismos que causam doenças e enfermidades nos humanos. Além disso, poderá desenvolver vacinas e medicamentos para combate dessas doenças. Portanto, esse profissional, ligado à Saúde, poderá trabalhar em laboratórios, hospitais ou em outras instituições públicas da área. Seu cotidiano profissional será de constantes pesquisas científicas e análises laboratoriais.

Odontologia

Também despontando entre as mais populares faculdades da Saúde, o curso de Odontologia é uma graduação do tipo bacharelado com duração média de cinco anos. O curso de Odontologia prepara os estudantes para as práticas de diagnóstico, tratamento e prevenção da saúde bucal. Diante disso, o estudante que decidir se tornar um dentista precisará se envolver com todos os aspectos da saúde bucal: além dos dentes, os cuidados com a boca, a gengiva e os ossos do rosto estarão entre as preocupações.

Assim, a faculdade de Odontologia forma um profissional capaz de atuar com diferentes públicos, de crianças pequenas até idosos. Além disso, é no curso que o futuro dentista aprenderá diferentes procedimentos e técnicas seguras para manuseio e tratamento adequados à saúde bucal. Os procedimentos ensinados atendem à diversas complexidades – da estética à higiene. Os desafios são muitos e exigem profissionais capazes de atuar na saúde pública e privada.

Psicologia

A crescente preocupação com a saúde mental levou o curso de Psicologia ao patamar das mais populares faculdades da Saúde. A faculdade de Psicologia é do tipo bacharelado e sua duração média é de cinco anos, assim como as dos cursos antecessores. Desse modo, o curso de Psicologia está localizado na área das Ciências Humanas por lidar com questões comportamentais. Porém, seu aspecto está incluso, também, na área da Saúde.

Logo, o curso de Psicologia conta com uma alta carga de conteúdos teóricos e, posteriormente, práticos. No primeiro caso, o estudante passará por disciplinas como Antropologia, Fisiologia do Cérebro Humano, Comportamento, Abordagens Terapêuticas, entre outras. Na questão prática, o futuro psicólogo enfrentará atendimentos a pacientes para desenvolver suas capacidades profissionais. O campo de atuação profissional do psicólogo é bastante vasto, de clínicas particulares a hospitais públicos.

Enfermagem

Engana-se quem pensa que o papel dos enfermeiros é “inferior” na escala dos profissionais. Além de ser uma das faculdades da Saúde mais procuradas atualmente, a Enfermagem prepara o profissional para um cotidiano feroz. A graduação em Enfermagem é do tipo bacharelado (mas há opções de licenciatura) e sua duração média é de cinco anos. O objetivo principal do curso de Enfermagem é formar futuros profissionais capazes de promover, prevenir e recuperar pacientes de diferentes idades e condições.

O enfermeiro é responsável pelos cuidados com os pacientes e pelo auxílio a cirurgias, exames e tratamentos diversos. A profissão possui amplo mercado de atuação, de hospitais à clínicas, de laboratórios à docência e pesquisa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.