InícioGraduaçãoÉ preciso fazer faculdade para trabalhar com Publicidade e Propaganda?

É preciso fazer faculdade para trabalhar com Publicidade e Propaganda?

Definitivamente, a faculdade de Publicidade e Propaganda é uma das mais indicadas para quem deseja trabalhar com a própria, além de outras áreas como o marketing digital, planejamento e atendimento publicitário, e tudo o que diz respeito a este desafiador campo da comunicação social.

A importância de um diploma de Publicidade e Propaganda

Antes de mais nada, todo o curso superior ou graduação realizada dentro de uma IES (Instituição de Ensino Superior), devidamente estruturada e com boas notas na avaliação anual de cursos deveria ser ainda mais recomendada.

Muitas pessoas, independentemente das suas motivações ou necessidades pessoais, rumam para o mercado de trabalho logo após a conclusão do ensino médio ou outro curso de curta duração – o que é muito positivo. Isso, claro, no caso de os conhecimentos necessários para tal trabalho não exigirem pontos muito específicos.

Entretanto, se a situação exigir um nível grande de conhecimento técnico científico e, de quebra, bastante sustentação teórico, como é o caso das profissões ligadas à ciência da comunicação, é sinal de que você deve fazer faculdade.

Repetindo: a situação acima citada ocorre em todas as áreas, e com uma infinidade de pessoas que costumam citar que pularam etapas em seu processo de instrução e preparação, tanto intelectual quanto profissional.

É preciso fazer faculdade para trabalhar com Publicidade e Propaganda?

Com tudo isso que dissemos acima, agora vamos focar e aplicar no contexto do curso de Publicidade e Propaganda. 

No caso, às graduações ligadas ao que chamamos de Comunicação Social. Como por exemplo o Jornalismo, a Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, todos têm como foco formar profissionais aptos à questão das relações estabelecidas por meio de canais diversos diversos de comunicação.

Ou seja, a faculdade em qualquer desses cursos capacita o universitário a entender a dinâmica existente nos canais de informação, sejam eles os mais tradicionais ou os meios digitais. Ainda mais agora, com o rápido crescimento das tecnologias móveis, redes sociais e outras formas de mídia digital.

O curso de Publicidade e Propaganda e sua importância para a profissão

Atualmente, o mercado publicitário está cada vez mais concorrido. Mensagens e anúncios por todos os lados chegam até você e seu smartphone de diversas formas. 

Porém, em meio a tanta quantidade, a qualidade sempre vai ter lugar. Mesmo com tantos profissionais, canais, redes sociais e formatos de mídia, o consumidor ainda gosta de ser impactado por algo que faça sentido e combine com as suas necessidades.

Ao ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, o aluno vai aprender tudo o que se refere a estes vastos mercados e seus milhares de consumidores. Além disso, esta faculdade permite ao estudante explorar o seu lado criativo, ao produzir e implementar campanhas de forma completa. 

Enfim, em outras palavras, criar, planejar, executar e monitorar uma campanha com foco no produto ou marca e, ainda, tendo uma noção teórica aprofundada sobre estudo de públicos, mídias e o resultados dessa interação. 

Conhecimentos aprofundados do mercado

Se for sua escolha, você pode muito bem se considerar uma pessoa autodidata e trilhar o seu próprio caminho dentro do mercado de trabalho. Nada impede você, somente o conhecimento.

Por meio da faculdade de Publicidade e Propaganda, você convive com seus colegas e compartilha conhecimento com eles. Além disso, dentro do curso você poderá testar suas ideias e hipóteses, afinal, é para isso que serve uma faculdade. Em suma, é um ambiente de experimentação. Logo, você é uma pessoa com autorização para errar.

Contudo, isso não acontece no mercado de trabalho. Neste caso, você perde a conta de um cliente estratégico, gasta o investimento da mídia em campanhas infrutíferas e que ainda não atingem o público-alvo. E ainda pior, prestando serviços dentro de uma agência, o seu erro custa o seu trabalho, o seu emprego.

Publicidade e Propagando no mundo do Marketing Digital

Muitas pessoas, podem considerar que um não vive sem o outro. Porém, a Publicidade e Propaganda surgiu antes do Marketing Digital. E não ao contrário.

Atualmente, o mercado carece de profissionais qualificados nas duas áreas, e o mais comum é ver pessoas que migraram para ambas as áreas sem formação correta. 

Logo, um dos pilares do Marketing Digital, sem dúvida, é a Publicidade e Propaganda (PP) . Consequentemente, cursos de PP são recomendados para diversos tipos de profissionais que atuam no digital: redatores, atendimento, criação e desenvolvedores, pessoal de Business Intelligence, e uma dezena de outros.

A graduação capacita seus alunos de forma a entenderem diversos nichos de mercado, questões de design e criação, aplicações, e outras disciplinas gerenciais. Porém, elas são focadas no dia a dia das agências de Digital e as mais tradicionais formas de publicidade (impresso, rádio, banners, outdoors, tv, etc.).

Publicidade e Propaganda nos dias de hoje

Entender seu público e a área de PP é dar atenção às origens da comunicação humana. Afinal, tudo está sempre em transição. Entretanto, o fenômeno de persuadir e induzir pessoas à compra e ao consumo ainda permanece com muitas questões essenciais, e que a academia continua a aprimorar no seu dia a dia. 

Portanto, não basta apenas sair por aí criando posts, podcasts, spots, banners digitais, vídeos institucionais ou as centenas de outras formas de publicidade comercial e propagandas governamentais.

As pessoas gostam de qualidade, necessitam de respeito e, sobretudo, querem sentir a necessidade da sua mensagem. Consequentemente, um bom publicitário errou muito até começar a acertar algumas vezes.

Gostou do nosso post sobre Publicidade e Propaganda? Que tal continuar lendo sobre a área ou quem sabe conhecer outros cursos de graduação?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.