Se você está começando a se familiarizar com o setor de marketing, propaganda e publicidade, provavelmente já se perguntou como é a relação entre todas essas áreas. A verdade é que isso pode ser relativamente duvidoso.
Dizemos isso porque os limites que diferenciam essas áreas são subjetivos e vem assumindo novas formas. Com a entrada da tecnologia e do ambiente digital na publicidade, é possível que certos segmentos transitem entre essas áreas.
Para o aluno que está começando agora a pesquisar mais detalhes sobre cursos nesses setores, importante saber que é possível cursar uma graduação com foco em Propaganda e Publicidade ou Marketing e Propaganda.
Mas, agora, vamos entender melhor sobre a relação entre publicidade e marketing. Como essas áreas se complementam e um pouco mais sobre o mercado de trabalho. E, para quem está começando a pesquisar sobre o assunto, falamos um pouco sobre o perfil do estudante nos cursos desses segmentos. Confira abaixo!
O que você verá neste artigo:
O que é publicidade e marketing?
Antes de falarmos sobre as relações entre publicidade e marketing, é importante definirmos, de forma objetiva, as duas áreas. Isso porque ao entendermos melhor quais as responsabilidades e o objetivo de cada uma, já teremos uma boa relação desse funcionamento.
Para começar, gostaríamos de ressaltar que não é necessário escolher, de forma definitiva, em quais das áreas trabalhar. Isso porque é possível transitar de um caminho para o outro no mercado de trabalho. Muitas vezes, até dentro da mesma empresa, atuando em diferentes momentos do processo.
O que é publicidade?
Dentro da área de comunicação social, a publicidade é tudo aquilo que busca a divulgação de um produto ou serviço. Para isso, é importante o uso de meios de comunicação em massa para que a informação atinja mais pessoas.
No dito popular, podemos dizer que a publicidade busca iniciar o boca a boca. Aquela reação instantânea que faz as pessoas comentarem umas com as outras sobre algo positivo que experimentaram.
Essa reação é uma das mais buscadas em uma divulgação. Isso porque a melhor forma de garantir a eficiência e qualidade de algo é a partir da experiência. Ou seja, quanto mais pessoas experimentarem e falarem bem do produto ou serviço, melhor ele é visto.
Para atuar com publicidade, o profissional precisa pensar como consumidor. Entender o que esse consumidor busca e quais benefícios irão influenciar seu processo de compra. Com isso em mãos, é possível criar conteúdos que correspondam a essas necessidades.
Para trabalhar com publicidade, há algumas carreiras que o futuro profissional pode seguir:
- relações públicas
- redator publicitário
- designer
O que é marketing?
Segundo muitos estudiosos, o marketing pode ser definido a partir dos quatro pilares que o sustentam. Também conhecidos como os 4 P’s do Marketing, são as principais áreas que encontramos no segmento: o Produto, a Promoção, o Preço e a Praça.
Para que você entenda melhor como funciona a área de marketing, vamos explicar, resumidamente, o que pretende cada um desses pilares e como eles funcionam. Com isso, você será capaz de visualizar o panorama geral da área.
- Produto
Nessa etapa, o profissional irá desenvolver a melhor forma do produto. Esse planejamento pode se relacionar com o design físico do produto ou seus aspectos e benefícios.
- Promoção
Aqui, o profissional irá se debruçar na etapa de divulgação do produto ou serviço. Essa divulgação pode ser feita de várias formas, entre essas a publicidade.
- Preço
A precificação é uma das etapas mais importantes. É responsável por definir o custo, lucro e preço a ser comercializado. Aqui, a pesquisa de concorrência e entendimento do mercado são essenciais.
- Praça
O nome não é muito claro, mas esse pilar versa sobre a análise do público alvo. Isso porque é preciso saber se o seu produto será mais procurado por idosos ou jovens e isso irá influenciar diretamente em outras áreas.
A publicidade e o marketing
Como é possível perceber, a área da publicidade pode ser inserida no âmbito geral do marketing. Afinal de contas, dentro dos pilares que comandam a área de marketing, encontramos um focado na divulgação.
A publicidade, por ser uma área focada em divulgar determinado produto com foco comercial, está diretamente ligada ao marketing. Podemos dizer, inclusive, que a mesma faz parte de uma das etapas do marketing.
Se pensarmos no ciclo de vida de um produto, o que muito se relaciona com os pontos de marketing, iremos reparar o seguinte: após a pesquisa de mercado, de público e desenvolvimento do produto, vem a publicidade. Assim como, em seguida, a análise de resultados.
Dito isso, podemos concluir que a resposta para a pergunta feita no título do texto é afirmativa. Sim, a publicidade faz parte do marketing. Portanto, é uma das etapas responsáveis pelo sucesso de um produto ou serviço.
Mercado de trabalho e perfil do estudante
Quando falamos sobre atuação no mercado de trabalho da publicidade e do marketing, encontramos algumas semelhanças e diferenças. Como dissemos anteriormente, podemos lembrar que existem empresas específicas para cada uma das etapas.
Para as primeiras etapas, temos setores de pesquisa de mercado. Depois, lidamos com empresas e profissionais de design de produto e, em seguida, as agências de publicidade. Essas serão responsáveis por entender os produtos e os benefícios e desenvolver a melhor forma de comunicar tais características para o público final.
O trabalho de publicidade, por mais que seja, muitas vezes, feito por terceiros, possui uma forte relação com a área de marketing. Isso porque o planejamento estratégico é criado pelas duas equipes. Desde aqueles que desenvolveram o produto até aqueles que irão divulgá-lo.
Para os alunos que querem seguir o curso de Publicidade, é sempre bom saber que nessa área algumas habilidades são mais valorizadas, a exemplo da criatividade, inovação e facilidade de comunicação. Já para quem quer seguir na linha do marketing, o perfil mais analítico e de gestão serão valorizados.
Se você quer saber mais detalhes sobre o perfil do estudante do curso de Marketing e Propaganda, pode conferir nosso texto sobre o assunto. E se você está pronto para realizar sua escolha e entrar no mercado de trabalho, boa sorte!