A carreira proteana vem do nome “Proteu”, um deus da mitologia grega que tinha a habilidade de mudar de forma quando desejar. De acordo com essa mitologia, ele consegue alterar sua forma conforme a própria vontade, sendo o filho mais velho de Poseidon com Tétis.
Além disso, esse deus grego possuía sabedoria antiga. Era isso que dava a capacidade de mudar de forma. Porém, esse mesmo conceito pode ser aplicado em nossas carreiras profissionais. Alguma vez você já parou para pensar seriamente para refletir o que espera de um trabalho? Normalmente essa questão, com outras parecidas, costumam ser chatas e gerar ansiedade em pessoas de todas as idades. Na maior parte das vezes a melhor resposta que encontramos não nos traz nem certeza e nem tranquilidade.
Por vezes, muitos acabam escolhendo uma carreira sem antes refletir consideravelmente no que poderá ocorrer no futuro. E isso é um erro que não pode ser cometido se pretendemos ter sucesso em alguma carreira de que gostemos. Porém, algumas pessoas podem até ter sorte, ou então seguiram sua intuição corretamente. Mas, no caso, seguir o caminho de uma carreira proteana é a maneira mais racional de decidir os seus caminhos profissionais atualmente.
Atualmente, no conceito de carreira proteana a principal finalidade é atingir o sucesso psicológico. Para alcançar isso, você precisa gerenciar sua vida profissional se baseando em suas aspirações, valores, reconhecendo e desenvolvendo suas habilidades mais latentes. Muitas vezes, se a pessoa não pensar no bem-estar psicológico, os questionamentos de carreira irão continuar a assombrá-la. O que será uma verdadeira luta interna que irá prejudicar a motivação pessoal e profissional, seja lá onde o trabalhador estiver inserido no mercado de trabalho.
Como é uma carreira tradicional?
Desde o século passado, em meados dos anos 80, a carreira era nada mais do que o crescimento de uma pessoa dentro de alguma empresa ou organização apenas. Em outras palavras, os trabalhadores jovens ingressam em uma empresa no cargo de baixa importância e com pouca vivência anterior. Assim, durante o serviço, poderiam adquirir experiência e iam gradualmente subindo para cargos de maior responsabilidade, deixando funções de execução e assumindo cargos ou funções de liderança.
Naquela época, segurança e estabilidade eram valores muito importantes. Além disso, os profissionais sempre buscavam por empresas que pudessem ficar a vida toda, ou pelo menos boa parte dela. Consequentemente, as oportunidades de crescimento eram limitadas àquelas existentes na organização escolhida pelo profissional.
Mas, já há algum tempo, e atualmente em especial, essa forma de carreira não reflete mais as possibilidades e realidades de trabalho do Brasil e no mundo. Porém, ainda assim, muitas pessoas com mais experiências viveram em épocas que a entrega da carreira nas mãos de uma organização ainda era confiável e desejável. Nessa época, os valores predominantes eram a segurança e a estabilidade. E o resultado disso, é que ainda hoje podemos acabar sendo influenciados por uma concepção de mundo que não reflete mais nossa realidade.
Desse modo, podemos acabar entrando sem querer nessa “linha de produção” de carreira sem perceber. Esta, que normalmente se baseia em escolher um curso superior, especializar-se, entrar em uma grande empresa, ganhar dinheiro, se reproduzir e descansar em paz. Se isso for bom para você, ótimo! Seja feliz nesse esquema montado pela sociedade que muitos ainda seguem. Se não, queremos trazer algumas ideias sobre como construir a sua carreira.
O que é uma carreira proteana?
De maneira geral, o conceito de carreira proteana apareceu no fim dos anos 70. Nesse conceito, cada profissional é o responsável e gestor de sua própria carreira. Onde o salário e ascensão hierárquica não são mais o que importam primeiro. Sendo assim, foi gerada uma maior importância para a satisfação e bem-estar pessoal.
Podemos dizer que, na carreira proteana, o mais importante é a experiência e a conexão com os seus valores. Logo, você sentirá utilidade naquilo que realiza em seu trabalho, além de apenas receber o pagamento ao final do mês. Então, se imagine passando por diversas empresas, intercalando sua rotina com trabalhos autônomos. Colocando seu foco em desafios, motivação e responsabilidade pelo autodesenvolvimento. Esses fatores que acabamos de falar é no que se baseia uma carreira proteana.
Desde já, Proteus era um deus grego das águas, filho de Tétis e Poseidon, e tinha a capacidade de alterar sua forma conforme a sua própria vontade. Assim, na carreira proteana você faz as suas próprias escolhas, não só uma única vez para o resto de sua vida profissional. Mas, em várias fases de sua vida, para elas poderem se adequar às necessidades e pelos diferentes momentos que você poderá passar. Por exemplo, uma mulher pode se formar em Comunicação Social, trabalhar nos primeiros anos com produção audiovisual de maneira autônoma. Depois, pode ser contratada por uma ONG quando desejar mais estrutura e troca de experiências com outros profissionais. Ou então, ela poderá escolher um trabalho público, se em algum momento a prioridade for a estabilidade financeira.
Dicas para realizar uma carreira proteana de sucesso
- Se conheça profundamente: como a carreira proteana é cheia de decisões, algumas delas podem acabar sendo um pouco arriscadas. Nessas encruzilhadas, o autoconhecimento é muito importante e terá um papel de mapa, bússola ou GPS de sua carreira. Saber realmente o que importa para você é fundamental para lidar com as incertezas da carreira eficazmente e produtiva.
- Tenha empregabilidade: a empregabilidade é a capacidade de adaptação e desenvolvimento do profissional às necessidades e dinâmicas do mercado de trabalho, ou seja, é a capacidade de se manter relevante e desejável pelas empresas, além dos clientes e parceiros profissionais.
- Procure desenvolver sua rede de relacionamentos: mesmo que você decida não depender de empresas e trabalhar de forma autônoma, é impossível ser completamente independente dos outros. E isso, para quem deseja ter uma carreira com autonomia, desafio e flexibilidade é essencial. Para melhorar a sua rede de contatos, fique atento às necessidades das pessoas ao seu redor. Ao ver de algo que alguém precisa e está ao seu alcance, mesmo que seja algo pequeno, oferecer ajuda gera uma conexão e pode reforçar seu papel na rede dos outros.
Por fim, tente sempre acreditar no seu sonho e nas melhores formas de conseguir chegar até ele. Assim, acredite no processo e mantenha-se íntegro com o que você realmente deseja. Afinal, a tranquilidade pessoal e a mente limpa tornarão seu trabalho muito mais efetivo e com certeza você será notado por possíveis clientes ou empregadores!