InícioDicasMercado de trabalhoTransição de carreira: quando pensar nessa possibilidade?

Transição de carreira: quando pensar nessa possibilidade?

Atualmente, a transição de carreira é um momento cada vez mais comum na vida dos profissionais. Algumas pesquisas indicam que apenas 30% dos adultos ainda seguem a carreira que sonhavam quando jovens. 

Algumas áreas apresentam um crescimento maior do que outras, como, por exemplo, o setor de tecnologia. Ele passa por inovações constantes e oferece novas oportunidades para aqueles que podem estar desencantados com sua atual área, ou com dificuldades de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho. 

Porém, em um mundo cada vez mais acelerado e competitivo, iniciar a transição de carreira  exige um grande planejamento e força de vontade. Afinal, pode ser um longo desafio.  

Mas se você está disposto a encarar esse momento e transformar sua vida profissional, chegou no conteúdo certo! 

Vamos te ajudar a entender mais sobre quando pensar na possibilidade da transição de carreira como se planejar. Vamos lá? 

Quando pensar na transição de carreira? 

A transição de carreira acontece no momento em que o profissional não encontra mais satisfação em sua atual ocupação e almeja a mudança de campo de atuação. Pode até ser que você não mude de área! 

Por exemplo, você está há um certo tempo sendo um advogado criminalista e começa a enxergar novas oportunidades dentro da área do tributário que te interessam mais do que a atual posição. 

É importante entender que o momento da transição de carreira pode ser ocasionado por diversas razões, seja pelo anseio de novos desafios e projetos, na busca de uma qualidade de vida melhor ou até mesmo no encontro de uma real felicidade. 

Como muitas razões podem te levar a pensar na transição de carreira, separamos aqui pontos chaves para quando se deve considerar essa mudança de rumos em relação à sua vida profissional. Veja: 

Evolução 

Após muito tempo em uma mesma posição no mercado de trabalho, alguns colaboradores passam a nutrir um sentimento relacionado à estagnação. Esse fato pode ocasionar a falta de vontade e energia para se dedicar às suas obrigações diárias. 

Sendo assim, você pode encontrar na mesma área ou em outra oportunidade para evoluir suas habilidades e conhecimentos. A transição de carreira é, então, uma opção caso você almeje uma evolução profissional e pessoal para atingir um determinado objetivo. 

Fonte de renda maior  

A transformação digital em conjunto com um mercado globalizado incentiva cada vez mais a criação de novos campos de estudo, assim como novas posições de trabalho. Esse cenário é propício para o surgimento de novas remunerações. 

Logo, se você busca melhorar sua qualidade de vida e dar um upgrade em sua redação, a transição de carreira pode ser uma opção. Lembre-se disso: uma melhor remuneração costuma ser observada em candidatos com ensino superior completo. 

É primordial priorizar uma educação de qualidade, além da evolução de conhecimento técnicos e teóricos para que você obtenha sucesso em uma nova área de atuação! 

Novas  habilidades 

É comum em alguns momentos da vida nos deparamos com a descoberta de novos talentos e habilidades para diferentes campos de atuação. Isso normalmente ocorre dentro de um amadurecimento profissional! 

Assim, você pode pensar na transição de carreira como uma oportunidade de direcionar suas novas habilidades para uma área diferente. Além, claro, de continuar a desenvolvê-las de maneira cada vez mais proveitosa! 

Desafios 

Com novas habilidades, novos desafios chegam em seu cotidiano. Com inovações constantes, é muito comum que o profissional que opta pela transição de carreira encontre novas provocações dentro de uma nova área de atuação. 

Ou seja, se a sua atual posição não lhe instiga mais, é ideal pensar na transição de carreira para se sentir mais proveitoso dentro da profissão e do seu propósito na sociedade moderna. 

Satisfação pessoal 

Você pode ter feito a escolha da sua área de atuação durante a fase da adolescência, mas com o passar do tempo e com a maturidade evoluindo, passou a enxergar em outras profissões pontos vantajosos que o fizeram apreciar mais outro tipo de atividade remunerada. 

Isso pode causar uma certa insatisfação com sua área atual. E está tudo bem! Muitas vezes a transição de carreira pode ocorrer quando o profissional almeja outra carreira que o traga uma satisfação pessoal maior.  

Separar os anseios da vida profissional com a felicidade pessoal é quase impossível. Isso porque, quando estamos insatisfeitos com a carreira, essa sensação afeta também a nossa qualidade de vida. 

Como planejar uma transição de carreira? 

Após entender quando é necessário pensar na transição de carreira, você deve pensar no planejamento. Portanto, separamos algumas dicas para te ajudar em como realizar essa mudança da melhor maneira possível. Confira: 

Pratique o autoconhecimento! 

Avalie os principais pontos de insatisfação que o fazem pensar em mudar de área de atuação. Essa avaliação o levará a encontrar um caminho para a solução ideal do seu descontentamento. 

Caso você pule essa etapa, é capaz de encontrar novamente a infelicidade dentro de uma nova área.  Portanto, foque no autoconhecimento para evitar frustrações gerais e ser certeiro na sua mudança. 

Faça orientação vocacional

Por meio de um acompanhamento profissional voltado para uma orientação vocacional, será possível validar se aquilo que você pensar ser apenas uma pequena habilidade não possa se tornar uma possibilidade de carreira no futuro.  

É importante que você também explore novos ares! Converse com profissionais de outras áreas e conheça mais sobre suas rotinas e desafios.  

Foque na educação! 

Para conseguir transitar mais facilmente para uma nova carreira, é imprescindível apostar em novos conhecimentos. Um curso técnico, uma pós-graduação, e até mesmo uma nova graduação são ótimas alternativas! 

Escolha a universidade certa e  transforme sua carreira!  

Conforme pudemos perceber, o momento de transição de carreira exige grande coragem. Além de planejamento e vontade de transformar e ressignificar a vida profissional.  

Para estar preparado para esse novo desafio, é fundamental escolher uma boa instituição de ensino avaliada pelo Ministério da Educação. Somente com um bom diploma você poderá se realocar com tranquilidade em um mercado de trabalho de uma nova área. 

Separamos aqui uma lista de instituições de ensino renomadas caso você opte pela transição de carreira. Veja: 

Gostou do conteúdo? Então confira sobre como ser um profissional com multi-habilidades clicando aqui

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.