Quando falamos de robótica, certamente estamos falando de automação. Tendo isso em vista, quais seriam as semelhanças da Robótica Industrial e Mecatrônica Industrial?
A Robótica Industrial tem muito a ver com a Automação Industrial, pois é por meio dela que as programações dos robôs industriais são feitos.
Já a Mecatrônica é uma área que une a mecânica, a eletrônica e conceitos de programação também com a finalidade de automatizar os processos.
Olhando por essa perspectiva, a principio parecem que são a mesma coisa, mas a verdade é que possuem muitas diferenças e muitas semelhanças, como vamos apresentar neste artigo.
O que você verá neste artigo:
Mecatrônica e Automação Industrial: diferenças
Antes de mais nada, principalmente antes de tratarmos das semelhanças entre as áreas, primeiro vamos diferenciar uma da outra.
Convenhamos que, se fosse tudo igual, não necessitariam duas formações diferentes, correto? Tendo isso em vista, algumas diferenças são primordiais para entendermos suas atuações.
Mecatrônica Industrial
A mecatrônica trabalha com a parte mais mecânica e técnica em uma indústria, o profissional constrói mecanismos que otimizem a produção.
Automação Industrial
A Automação Industrial está voltada para o controle e gerenciamento da produção, e o profissional de automação busca automatizar os processos, ajudando no gerenciamento da produção.
Agora que já sabemos a principal diferença entre elas, vamos tratar das suas semelhanças.
As duas áreas tem interligação, ou seja, tratam de coisas semelhantes, como por exemplo:
- Mecânica;
- Elétrica/Eletrônica;
- Programação.
Outra questão que as une é uma certa dependência uma da outra, já que para automatizar um processo é necessário um conhecimento e liberação técnica da mecânica de máquinas.
Apesar das semelhanças, não significa que os dois profissionais vão atuar fazendo as mesmas coisas, pelo contrário, a atuação no mercado é distinta como veremos mais adiante.
Objetivos das duas áreas
Com a finalidade de esclarecer os objetivos das duas áreas, a seguir apresentamos diferenças e semelhanças entre elas.
Mecatrônica Industrial
O objetivo principal da mecatrônica é desenvolver mecanismos inteligentes e dispositivos que sejam aplicáveis na área industrial, os objetivos são:
- Maximizar a produção;
- Zelar pela segurança;
- Ter qualidade nos processos.
Para isso, utilizam-se técnicas a partir do conhecimento em tecnologia, eletrônica e mecânica, ou seja, vai garantir o projeto, operação e manutenção das máquinas inteligentes.
Automação Industrial
Já a automação industrial, quando o assunto é robótica, se trata de uma otimização do processo a partir justamente da automação de máquinas e mecanismos.
Essa automação permite algumas vantagens, como por exemplo:
- Maximização da produção;
- Aumento da eficiência das máquinas;
- Qualidade dos processos.
O profissional também é responsável pela melhorai das técnicas e dos softwares.
Além disso, outra demanda do profissional de automação é a projeção de sistemas que permitem que o processo seja melhorado nos seguintes aspectos:
- Melhoria do controle e gerenciamento da produção;
- Diminuição de gastos e desperdícios;
- Menor desgaste humano dos trabalhos;
- Maior produtividade com auxílio das máquinas.
Mercado de trabalho e atuação
Mecatrônica Industrial
Por se tratar de uma área muito complexa, igualmente é tão valorizada quanto deve ser!
A média salarial deste profissional está girando em torno de R$ 4.160,00.
O profissional pode trabalhar em algumas áreas como pro exemplo:
- Indústrias produtoras;
- Projetos de mecanismos;
- Operação de softwares;
- Desenvolvimento de máquinas;
- Desenvolvimento de robôs;
- Desenvolvimentos de mecanismos.
O profissional de mecatrônica, assim como o de automação, terá contato direto com os maquinários da indústria, ajudando na operação e soluções.
Além disso, sua atuação pode se estender para empresas ofertantes de desenvolvimento de mecanismos industriais.
Este profissional deve exercer algumas características como pro exemplo:
- Pensamento analítico;
- Busca por inovação;
- Exercício do raciocínio logico;
- Prática de cálculos.
Automação Industrial
Por outro lado, o profissional de automação industrial irá atual com alguns aspectos como:
- Controle da produção – não somente com maquinários;
- Gerenciamento de sistemas;
- Projeto de sistemas;
- Trabalho com robótica;
- Trabalho com inteligência artificial.
Além disso, é provável que o profissional de automação trabalhe em conjunto com o profissional de mecatrônica, independente da área.
O profissional de automação precisa ter interesse em algumas questões, como por exemplo:
- Tecnologia e Inovação;
- Bom raciocínio logico;
- Soluções em softwares e sistemas;
- Funcionamento mecânico;
- Interesse por cálculos;
- Programação;
- Administração.
O salário deste profissional atualmente está girando em torno de R$ 6960,00 em média. Existem duas formas de aprender essa profissão, são elas:
- Tecnólogo de automação industrial;
- Engenharia de Controle e Automação.
Estudo de Automação e Mecatrônica
Continuando com semelhanças da Robótica Industrial e Mecatrônica Industrial, agora para falarmos um pouco mais sobre os cursos que oferecem a oportunidade de ingresso nessas profissões.
Agora que já sabemos as diferenças e semelhanças entre essas áreas, vamos compreender como ingressar nos cursos correspondentes.
Vamos abordar aqui somente os cursos tecnológicos, que possuem duração mais enxuta e especializações mais aplicadas à indústria.
Mecatrônica Industrial
O curso tecnológico de Mecatrônica Industrial é um ensino superior com duração de 2 anos, sendo bem mais rápidos que os bacharelados tradicionais.
Deste modo é uma ótima opção para quem pretende atuar de forma prática na indústria e conseguir seu diploma de maneira mais rápida, porém com qualidade.
Automação Industrial
Bem como o curso de mecatrônica industrial, o curso de Automação Industrial também tem a duração de 2 anos, nos mesmos moldes do primeiro.
Por ser tecnológico, outra vantagem é que o profissional pode desde o inicio obter práticas que ajudam muito no dia a dia da indústria.
Outras possibilidades
Apesar de não citarmos diretamente neste artigo, mas vale a dica também do curso tecnólogo em Gestão da Produção Industrial, onde serão estudados a administração das cadeias produtivas, também aumentando a produtividade e os lucros.
Este curso não é tão focado na parte robótica como os anteriores, mas é uma alternativa para quem gosta da parte gerencial.
Todos esses cursos são oferecidos por diversas universidades, entre elas a Anhanguera, que disponibiliza para seus alunos o Canal Conecta.
O Canal Conecta é uma grande vantagem principalmente para os novos profissionais, já que ele permite a integração com as empresas, facilitando a vida no momento do estágio e do primeiro emprego.
Gostou de saber das semelhanças da Robótica Industrial e Mecatrônica Industrial? Confira então nosso artigo sobre a grade curricular da Automação Industrial.
Boa sorte na sua carreira!