InícioGraduaçãoO que é crowdlearning na faculdade?

O que é crowdlearning na faculdade?

O crowdlearning na faculdade é uma forma de realizar a busca colaborativa por conhecimento. Por meio dele, pessoas com interesse comum se reúnem, de forma virtual ou não, para que ocorra o compartilhamento de conhecimentos.

Em outras palavras, o crowdlearning significa adquirir conhecimentos por meio da oferta das massas, que passa dos limites das salas de aula presenciais e online. Assim, as plataformas de crowdlearning são mais baseadas na web. Porém, costumam adotar conceitos de redes sociais com a finalidade de agregar valor e expandir seu alcance organicamente.

Dessa forma, o crowdlearning na faculdade funciona de modo a permitir que as pessoas aprendam com a experiência e conhecimento de outras pessoas. Ao conectar uma grande variedade de instrutores e professores com alunos, o modelo também pode ser considerado uma variação do modelo de plataforma multilateral, ou o modelo P2P.

Também conhecido como um método de aprendizado coletivo, o crowdlearning é a procura colaborativa por conhecimento. Assim, esse tipo de compartilhamento de informação não se restringe às matérias mais escolares e simples. Pelo contrário, o grupo em questão poderá se reunir em qualquer lugar para aprender e ensinar sobre qualquer coisa em questão. Seja sobre culinária, informática ou mesmo dança. Estes são alguns exemplos de crowdlearning, ou aprendizado colaborativo, que funciona como se fosse uma criação conjunta de uma enciclopédia online.

Portanto, podemos levar em consideração a fala de Pierre Levy, estudioso que introduziu o conceito de “Inteligência Coletiva”. Ele trata basicamente: “Uma inteligência distribuída por toda a parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta uma mobilização efetiva das competências”.

Mais sobre o crowdlearning?

O prefixo “crowd” tem a intenção de classificar todas as ações baseadas na construção ‘todos para todos’, que está indispensavelmente aliada a uma infraestrutura digital em redes sociais interativas e sem barreiras.

Ao mesmo tempo, também existe o crowdsourcing, que são projetos realizados de forma coletiva e o crowdfunding, que se trata do financiamento coletivo. Assim, no mesmo aspecto se encontra o crowdlearning, que também remete a uma nova ideia de cultura e desenvolvimento do conhecimento a partir do coletivo.

Dessa forma, esse modelo inovador possui algumas características. Um espaço para o compartilhamento de conteúdo, ferramentas de auditoria intuitiva, o acesso grátis e disponível para qualquer pessoa do mundo que tenha um dispositivo conectado a internet.

Além do mais, não é de hoje que vemos notícias sobre grupos de pessoas em redes sociais, comunidades e fóruns da internet que estimulam a troca de conhecimentos pelos usuários, muitas vezes, sem a figura de um professor oficial. Podemos citar um exemplo breve, para que fique de mais fácil compreensão. Digamos que uma estudante gerencia três grupos de estudos no WhatsApp e reparte seus conhecimentos sobre assuntos do ENEM.

Logo, o crowdlearning na faculdade mostra que o conhecimento não é apenas algo alimentado de forma hierárquica, de cima para baixo, por aqueles que possuem diplomas acadêmicos. As plataformas de aprendizagem em massa estimulam a interação e promovem boas ideias, independentemente de quem esteja ensinando. No fim das contas, o que importa é possuir conhecimentos sólidos do assunto e ter uma boa didática.

Quais são os benefícios do crowdlearning na faculdade?

Hoje em dia, por mais que estejamos conectados em múltiplos canais de comunicação, devido ao alto fluxo de informações, acabamos ficando um pouco desnorteados. Desse modo, o crowdlearning acaba por concentrar toda a comunidade reunida em alguma plataforma, como o Discord por exemplo.

Certas faculdades já adaptaram seus conhecimentos e formas de aplicação deles para o crowdlearning. Isso ocoreu principalmente pelo fato do crescimento das matrículas no ensino a distância. Por outro lado, as plataformas de crowdlearning facilitam bastante na resolução de dúvidas.

Além do mais, outro ponto interessante é a oportunidade dos alunos poderem trocar experiências com os veteranos do curso de forma coletiva e colaborativa. Aliás, muitos dos grupos de crowdlearning realizam revisões antes das provas e auxiliam alunos que possuem dificuldades específicas em alguma matéria.

Vantagens

  • Horizontalidade na transferência de informações: restringindo barreiras hierárquicas que possam dificultar a comunicação.
  • Curadoria de conteúdo: que permite o uso da informação em qualquer lugar e a qualquer momento.
  • Consolidação de habilidades socioemocionais: como a curiosidade, sociabilidade, resiliência e persistência, por exemplo.
  • Maior eficiência no uso de recursos digitais: de modo a diminuir o custo e aumentar a disponibilidade de materiais e tecnologias pertencentes à comunidade como um todo.
  • Transdisciplinaridade: juntamente com o rareamento das segmentações das áreas de estudo.

Por fim, são muitos os benefícios inerentes a este tipo de aprendizagem coletiva. Porém, um dos maiores benefícios do crowdlearning na faculdade é o fator humano. Este é certamente o fator de sucesso dessa modalidade de ensino e aprendizado.

Independente do que se trate o aprendizado, reunir uma galera, criar seus canais de comunicação e deixar o aprendizado fluir é uma das melhores formas de usar o crowdlearning nos dias de hoje. Caso você queira se desenvolver como estudante um pouco mais, leia este artigo relacionado: Graduação: descubra tudo que não te contaram até hoje”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.