InícioGraduaçãoFotografiaQuais os desafios do fotógrafo na era digital?

Quais os desafios do fotógrafo na era digital?

São muitos os desafios do fotógrafo na era digital. Isso porque o impacto da popularização da tecnologia faz com que qualquer pessoa, com um celular de boa qualidade, por exemplo, faça registros em foto.

Confira a seguir um pouco da história dessa profissão, bem como o que mudou no mercado com a tecnologia.

História da fotografia?

Tudo começou em 1826 quando o francês Joseph Niépce fez o primeiro registro em foto. Ao mesmo tempo, Hercule Florence criou sua técnica no Brasil. Nesse sentido, muitos químicos, físicos e pesquisadores contribuíram com a evolução da fotografia.

A fotografia se espalhou pelo mundo e é considerada, além de um meio de comunicação, uma forma de arte. Além disso, tem como principal elemento a luz para a reprodução das imagens.

Em geral, os primeiros estudos começaram ainda na Antiguidade. A luz agia sobre as superfícies e as imagens que se apresentavam. Assim, levaram à observação desse aspecto na criação de novas invenções ligadas à fotografia.

O primeiro objeto criado com esse fim foi a “câmera obscura” que veio antes da máquina fotográfica. Contudo, as imagens eram reproduzidas de forma invertida. Assim, Aristóteles a criou na Grécia Antiga.

A Kodak e a popularização da fotografia

Em 1851, Frederick Scott Archer criou um aparelho chamado colóide, que fazia fotos em melhor qualidade com uma placa úmida. Enquanto em 1871 Richard Leach Maddox tornou melhor o processo com a placa seca.

Mas, nada se compara à chegada da Kodak no mercado, criada por George Eastman. Afinal, a empresa criou câmeras e filmes em rolos com preço acessível. O seu slogan era “você aperta um botão e nós fazemos o resto”.

Fotografia colorida e os desafios do fotógrafo

Fotos a cores só foram criadas em 1861, com as técnicas dos escoceses James Clerk Maxwell e Thomas Sutton. Mas, tinham muitos problemas e foram aprimoradas pelos irmãos Lumière, famosos pela criação do cinema tempos depois.

História da fotografia no Brasil

No Brasil, em 1839 o primeiro daguerreótipo chegou ao Rio de Janeiro. Mas, como já foi dito, estudos e uso da “câmera obscura” já eram praticados desde 1826 por Hercule Florence quando os desafios do fotógrafo começaram.

A falta de contato com os outros inventores na Europa atrasou um pouco esse processo. Então, a modernização das técnicas de fotografia foi um pouco mais demorada no país.

A era digital e os desafios do fotógrafo

Vivemos num mundo com foco no visual, no qual registros de imagens se dão em toda parte. Desde as redes sociais até momentos em família que passam, de geração em geração, para manter a história com o passar do tempo.

Há muitas informações, dados e as imagens que circulam todo dia. Nesse sentido, as fotos são o principal veículo nesse processo. Então, cabe aos fotógrafos da atualidade se adaptar ao novo cenário.

A era digital trouxe várias vantagens a quem atua na área. Como, por exemplo, poder registrar um número infinito de imagens, o que oferece uma experiência muito mais completa aos eventos que dão cobertura.

Podem, também, ajustar iluminação, exposição e outros detalhes de forma rápida. Ou seja, não é preciso esperar o ato de revelar como no passado. Hoje, tudo acontece de forma instantânea. Mas, isso também é um dos desafios do fotógrafo.

Redes sociais

Outro fator que colabora com a profissão são as mídias sociais. Assim, elas permitem o ato de divulgar o seu trabalho em qualquer lugar do mundo. O que não era possível no passado.

Desafios do fotógrafo: crise econômica

Sabemos que o cenário atual levou a uma crise econômica em vários setores. Nesse sentido, com a fotografia não poderia ser diferente. Além de uma base sólida para o seu negócio e criatividade, veja a seguir algumas dicas importantes:

  • Fortaleça a sua marca no mercado e com seus clientes;
  • Garanta um trabalho de qualidade e busque um público mais rentável;
  • Faça parcerias comerciais e invista em novos relacionamentos.

É importante saber o que está acontecendo no mercado. Portanto, mantenha-se atualizado com as novas técnicas, ferramentas e produtos disponíveis.

Concorrência e mercado e os desafios do fotógrafo

De modo geral, qualquer pessoa com um celular de ou máquina digital pode ser considerado um fotógrafo. Porém, é comum o uso de configurações automáticas e filtros para imagens nessas produções.

Muitos querem ser fotógrafos profissionais, mas não se especializam na carreira. Logo, não têm condições de apresentar trabalhos de qualidade aos seus clientes. Então, esse é o gancho para se destacar na multidão – ser diferente, técnico e ter o saber necessário.

Todos podem atuar como amadores e esse é um dos desafios do fotógrafo. Contudo, é um serviço profissional cada vez mais escasso no mercado.

O alto custo dos equipamentos

Não é necessário estourar o orçamento com equipamentos de ponta para se tornar um bom fotógrafo. Assim, há excelentes kits digitais acessíveis no mercado que oferecem ótimos resultados.

O desafio principal é a qualidade e não a quantidade de equipamento que um fotógrafo dispõe. Ou seja, de nada adianta ter várias opções se não se sabe como usar de fato. Então, a câmera é só a ferramenta que você precisa para o trabalho em si.

Agora, se você dispõe de uma boa quantia e quer investir no material de trabalho, opte pela compra das lentes. Isso porque elas são essenciais para o resultados dos seus trabalhos.

A necessidade de ser um profissional multitarefa

E não é só de foto que vive um fotógrafo. Nesse sentido, o saber para gestão do negócio, contabilidade e edição são fundamentais para que o negócio prospere. Mas, isso pode tirar o tempo que você precisa para fazer o seu trabalho.

Uma dica é escolher um nicho de atuação. Assim, você terá um foco e irá distribuir as tarefas na sua rotina. Confira, a seguir, alguns desses nichos de mercado que estão em alta:

  • Famílias;
  • Interiores;
  • Fotos comerciais (produtos e lugares);
  • Casamentos e 15 anos.

Caso você esteja começando, o ideal é focar nos clientes locais e depois se aventurar em opções maiores como a Internet. Isso porque, o volume de trabalho pode prejudicar a qualidade.

Seja diferente e supere os desafios do fotógrafo

Agora que você já sabe um pouco da história da fotografia, bem como, entendeu um pouco desse mercado e seus principais desafios, foque em ser diferente. Nesse sentido, tanto na abordagem como na apresentação do seu trabalho.

O óbvio todo mundo faz. Ou seja, quando um fotógrafo é escalado para um novo projeto, espera-se um olhar diferenciado que traga resultados e inovação. Especialize-se e torne-se esse profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.