Você chegou lá: passou na tão sonhada faculdade e agora está na hora de encontrar um estágio em Artes Visuais. Vai, finalmente, começar a trabalhar como artista e descobrir qual das infinitas possibilidades é mais a sua praia. Mas encontra um obstáculo pela frente: conseguir a tão sonhada vaga. Onde procurar? E, principalmente, como passar no processo seletivo?
Essas são aflições válidas de quem está ansioso por começar a trabalhar com o que gosta. Não é fácil conseguir a primeira oportunidade quando ainda não se tem uma rede de contatos. Mas, com determinação e proatividade, é possível conseguir a tão sonhada oportunidade.
O segredo é saber onde procurar e, na hora da seleção, mostrar que você tem interesse em aprender. É participar de diferentes projetos, mostrar seus trabalhos de faculdade e aqueles que você fez por conta própria. É mostrar-se genuinamente interessado pela área.
O resto você vai encontrar ao longo deste texto: dicas de sites onde procurar, alertas que você pode ativar para não perder aquela oportunidade incrível e as diferenças dos estágios que você pode fazer. Há muitas possibilidades no universo das Artes Visuais, e você pode acabar tendo grandes descobertas nesse percurso.
Coloque seu currículo em dia, atualize seu portfólio, converse com pessoas. Envie e-mails e fique de olho nas redes. Siga essas dicas e boa sorte!
O que você verá neste artigo:
Estágio da licenciatura x Estágio do bacharelado
Existem dois tipos de estágio na graduação em Artes Visuais. Um deles é supervisionado e obrigatório pelo MEC, o Ministério da Educação. Outro é mais livre, não obrigatório, mas é uma ótima ferramenta para conhecer o mercado de trabalho das artes.
O obrigatório é aquele cumprido pelos estudantes da habilitação de licenciatura. São alunos que desejam atuar em escolas formais, dando aulas para crianças de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para isso, eles têm contato com uma série de disciplinas relacionadas à área de educação e pedagogia.
Esses alunos também se deparam com um estágio obrigatório de 400 horas, que pode durar até três semestres. Nele, estarão em contato direto com alunos de Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. E isso é bom. É uma forma de conhecer o dia a dia da sala de aula, dessa vez como professor. Pode ser a sua grande chance de colocar seus conhecimentos em prática e descobrir se isso é realmente o que você gosta de fazer.
O outro tipo de estágio é bem diferente, exercido pelos alunos de bacharelado. Com uma carga horária mínima bem menor, é indicado para o estudante que deseja desde já conhecer o mercado de trabalho e suas possibilidades de atuação. E essa é uma boa porta de entrada em entidades culturais como museus, galerias e até ONGs.
Curadoria, montagem de exposições, práticas educativas não formais… Já pensou com a quantidade de coisas diferentes um artista visual pode atuar? Já pensou em experimentar algumas delas antes mesmo de se formar? Um estágio é a melhor forma de começar e, assim, ir conhecendo gente, criando sua rede de contatos e entrando aos poucos no mercado.
Tá, mas onde conseguir estágio em Artes Visuais?
Esta pode ser a parte mais difícil: conseguir o estágio. E uma boa dica é ficar de olho em sites de redes sociais dos lugares em que você gostaria de trabalhar. Sabe aquele museu que você tanto gosta ou a galeria que você admira de longe? Conheça as pessoas que trabalham lá. Deixe o seu currículo ou portfólio. Permita que eles te conheçam.
É claro que um estágio, oferecido a estudantes universitários, não deve exigir experiência profissional como impeditivo no processo de seleção. Mas recrutadores estão em busca de jovens interessados em aprender e fazer a diferença. E nessa parte você pode se destacar: participe de projetos, crie, esteja sempre em movimento e sempre buscando aprender mais. E mostre isso ao recrutador.
Além disso, há algumas plataformas de estágio que podem ajudar a te colocar em contato com vagas. Aqui vão algumas delas para você começar a botar a mão na massa (boa sorte!):
CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) atua justamente nessa área, como facilitador de programas de estágio. A entidade oferece o serviço de documentação a empresas que querem contratar estagiários, mas não só isso. Também oferece cursos que você pode fazer online e gratuitamente e uma plataforma com vagas para quem busca uma primeira oportunidade.
Nube
O Nube também é uma plataforma de vagas de estágio. Aqui, no entanto, você também pode cadastrar o seu currículo no site. Dessa forma, além de buscar pelas vagas que mais te interessem, você também recebe sugestões de oportunidades relacionadas ao seu perfil. E, claro: com quanto mais vagas você entra em contato, maiores as suas chances de conseguir.
Sim, o bom e velho LinkedIn pode te ajudar a encontrar vagas de estágio em Artes Visuais. Lembra daquilo sobre seguir as empresas pelas quais você se interessa nas redes sociais? O LinkedIn é a principal rede social para esse tipo de coisa. É ali que muitas instituições divulgam suas vagas e processos seletivos. Uma dica: aproveite ainda as funcionalidades da plataforma e coloque alertas para ser avisado sempre que as empresas de seu interesse divulgarem novas vagas. Isso pode facilitar a sua vida e não te deixar perder aquela oportunidade incrível.
Sites de empregos
Sim, esses sites são muitos e essa experiência pode ser desanimadora. Não faltam vagas confidenciais, às vezes sem nem uma remuneração indicada. Mas vale a pena arriscar e, de vez em quando, dar uma checada nessas plataformas. Ou então ativar um alerta para receber vagas por e-mail. Muitas oportunidades de estágio em Artes Visuais aparecem por lá e alguma pode ser a sua grande chance de brilhar.
Faculdade
Algumas faculdades têm parcerias com empresas e entidades para estágios obrigatórios e não obrigatórios. Outras têm equipes que realizam um trabalho de curadoria de vagas bacanas para seus alunos. Seja como for, vale verificar com a sua instituição de ensino e perguntar se eles oferecem algum serviço desse tipo. Vai que você encontra a vaga dos seus sonhos!
Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!