InícioDicasCreatorsCopywriting: tudo o que você precisa saber sobre

Copywriting: tudo o que você precisa saber sobre

A internet é um dos espaços mais democráticos que o mundo moderno disponibiliza. Na rede, milhões de conteúdos em diversos formatos são produzidos diariamente. Materiais em texto, áudio, vídeo e conteúdos visuais são alguns dos principais formatos. No entanto, em meio a tanta diversidade de informação, a chance do seu negócio ficar no anonimato é muito grande, caso não tenha uma estratégia adequada para isso. 

Neste cenário, algumas ferramentas do marketing digital são fundamentais para que consiga uma boa exposição da sua marca, produto ou serviço, atingindo o público que espera e construindo uma boa relação com seus clientes. Uma delas é o copywriting. Já ouviu falar nesse conceito?

Se deseja saber o que é e como utilizá-lo, convidamos você para seguir até o final deste post com a gente. Vamos conhecer?

Copywriting: o que significa?

De forma bem direta, copywriting é a técnica de escrita que tem como principal objetivo engajar um determinado público-alvo, fazendo com que sua atenção seja despertada e que esse público realize ações como acessar um produto ou comprá-lo. Mas afinal, esse não é o objetivo de qualquer técnica do marketing digital? De certa forma, sim. Mas, o copywriting possui algumas características próprias. 

Em geral, a partir de uma escrita persuasiva, o copywriting busca convencer o seu público de uma forma mais direta, em que cada palavra pode fazer a diferença na conversão de clientes na internet. Como já observamos, o mundo digital está repleto de conteúdos. Desta forma, o copywriting precisa ser escrito de forma certeira para alcançar seus objetivos.

Com um bom copy, você pode convencer o seu público-alvo sobre por que o seu produto deve ser comprado, assim como por que as suas soluções são as melhores. E claro, sem que isso tome muito tempo dos seus potenciais clientes.

O que é preciso para ser um copywriter?

O copywriter é o profissional que escreve os textos com as características que mencionamos acima. Na prática, qualquer pessoa pode ser. No entanto, aplicar as técnicas de copy exige um certo nível de conhecimento. Afinal, sua estratégia pode dar errado se não seguir alguns critérios. 

Ter uma boa habilidade com a escrita é muito importante, mas está longe de ser a única qualidade de um copywriter. Uma das principais atribuições de um profissional da área é trabalhar com informações. Conhecer o mercado, a persona que deseja alcançar, quais são seus gostos e suas rejeições, entre outras coisas. 

Por isso, além de dominar a escrita, é preciso conciliar uma série de elementos que são fundamentais para a elaboração da copy. Quanto mais conhecimento sobre o mercado, a chance do texto alcançar seus objetivos torna-se maior

Além disso, um bom copywriter precisa ser criativo, pois deverá concentrar suas ideias, conceitos e valores em um texto curto. Dificilmente nos interessamos em ler um anúncio com muito texto, não é mesmo? Neste sentido, os gatilhos mentais são ótimas estratégias utilizadas por copywriters. 

Gatilhos mentais: o que são e como utilizá-los?

Os gatilhos mentais são estímulos emocionais provocados nos leitores a partir de um copy. Eles podem ser bastante diversos, utilizando diferentes estratégias, mas possuem um mesmo objetivo: despertar uma reação do seu público-alvo, motivado a partir do gatilho mental.

Você provavelmente já viu esses gatilhos mentais por aí nos anúncios de seus produtos favoritos. Apesar de ser uma estratégia para engajar o público, essa persuasão deve estar de acordo com o que o produto realmente entrega. Caso contrário, fará com que o copy perca sua credibilidade. Vamos ver alguns exemplos de gatilhos mentais? 

Autoridade

Os gatilhos mentais de autoridade costumam reforçar a confiança de uma marca, produto ou serviço. Neste caso, a copy atua com a ideia de referência, salientando os números de uma empresa, os seus destaques e suas conquistas. Na prática, é uma estratégia que destaca as qualidades de uma autoridade no assunto

Escassez

Também conhecidos como gatilho de urgência, essa é uma estratégia de copy que reforça a ideia de que algo está acabando e que resta pouco tempo para aproveitar uma oferta. Sem dúvidas, o gatilho mental da escassez tem um impacto significativo no público. Afinal, todo mundo gosta de aproveitar aquela oferta momentânea. Esse gatilho pode funcionar bem em situações de liquidação, estoque limitado e promoções em geral

Novidade

A inovação é um dos valores mais considerados pelo público consumidor atualmente. Em um mundo que se atualiza constantemente, adquirir produtos e serviços que estejam em sintonia com o presente é uma demanda. Por isso, o gatilho mental da novidade funciona bem quando você consegue explicar o que seu produto entrega de novo. A curiosidade e o desejo de não ficar para trás são bastante comuns e despertados entre os consumidores neste caso. 

Reciprocidade

Em muitas ocasiões, é comum que o público consumidor busque em uma empresa muito mais do que somente um produto. Assim, uma relação mais próxima entre empresa e clientes pode ser estabelecida com gatilhos mentais de reciprocidade. Na prática, o copy estará associado a um benefício oferecido, seja ele um conteúdo informativo, um brinde ou qualquer coisa que agrade seu público. Naturalmente, isso aflora o sentimento de retribuição, que pode ser convertido em vendas.  

Prova social

O gatilho de prova social é um dos mais utilizados por copywriter e costuma dar bons resultados. Através dessa estratégia, sua marca buscará transmitir a ideia de aprovação coletiva. Ou seja, utilizar a experiência de clientes antigos como uma forma de engajar novos consumidores. Resumindo, esse gatilho tem como objeto central a boa e velha recomendação.

Esses são alguns exemplos de gatilhos mentais entre tantos existentes. No copywriting, são técnicas indispensáveis para uma conversão mais eficiente do público-alvo. Lembremos que o copywriting é a escrita persuasiva, que busca convencer o consumidor a acessar seu produto ou material. 

Assim, um bom copywriter deve conhecer bem os diversos gatilhos mentais e, de forma ética, utilizá-los para reter a atenção da persona desejada. 

Copywriting a escrita do engajamento 

Enfim, a gente espera que tenha gostado do nosso conteúdo e aprendido sobre o que é copywriting, o que é preciso para ser um bom copy e as principais estratégias. Siga acompanhando o nosso blog para acessar mais posts como esse. Até a próxima e vem pra Voomp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.