Em um mercado no qual a tecnologia é cada vez mais utilizada por empresas visando garantir o crescimento e o sucesso econômico, a Inteligência de Mercado e Análise de Dados são dois setores fundamentais. Dessa forma, é por meio deles que as empresas conseguem identificar problemas e aproveitar oportunidades, tomando decisões estratégicas e inteligentes.
Portanto, nesse contexto, ferramentas de Inteligência de Mercado e Análise de Dados são cada vez mais procuradas. Afinal, toda empresa quer estar à frente de seus concorrentes, não é mesmo?
Por isso, neste post, falaremos um pouco mais sobre essas áreas e sobre como aprender Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Vamos lá?
O que você verá neste artigo:
O conceito de Inteligência de Mercado e Análise de Dados
Se você não está familiarizado com esses dois conceitos, fique tranquilo! Iremos explicar.
Em resumo, a Inteligência de Mercado engloba um sistema tecnológico que utiliza dados para a realização de relatórios e análises em tempo real. Então, com acesso a essas informações, é possível tomar certas decisões e realizar certas conclusões. Por sua vez, os dados podem ser de diversos tipos. Porém, os mais comuns são: número de vendas, comportamento dos consumidores e da concorrência e controle de grandes estoques.
O conceito de Análise de Dados pode ser bem parecido com o de Inteligência de Mercado, mas não se engane. Essas duas funções são interdependentes e, geralmente, atuam em conjunto – mas não são iguais. Dessa maneira, a Análise de Dados é um método de coleta de dados não estruturados que devem ser organizados. Sendo assim, esses dados serão analisados e estudos serão gerados a partir deles. Os dados podem ser de diversos tipos: e-mails, planilhas, números, entre outros.
Por isso, esses dados são extremamente relevantes e podem auxiliar a empresa em diversos tipo de estratégias, como:
- Estudo do comportamento do consumidor;
- Os diferenciais competitivos de cada empresa;
- Quais estratégias utilizadas pela concorrência;
- Pesquisa de mercado;
- Marketing;
- O relacionamento com o público-alvo;
- Número de vendas;
- As oportunidades do mercado.
Como aprender Inteligência de Mercado e Análise de Dados?
Se você gosta de tecnologia e está pensando em ingressar nessa área, iremos dar algumas dicas de como aprender Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Portanto, há certos detalhes que você precisa ter em mente. Atualmente, não existem cursos do tipo bacharelado nessa área. Porém, há outras opções como:
- Realização de cursos livres;
- Ingressar em um pós-graduação;
- Investir em um MBA.
Já deu para perceber que há diversos meios de adquirir conhecimento nessa área, não é mesmo? Contudo, a mais indicada é a realização de uma graduação tecnológica de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Esse curso é do tipo superior e busca fornecer um conhecimento mais focado no mercado de trabalho. Assim, as graduações tecnológicas costumam ser mais curtas que as graduações tradicionais. Logo, é uma ótima opção para aqueles que querem aprender conhecimentos técnicos em um espaço médio de tempo.
Portanto, confira nossas dicas abaixo de como aprender Inteligência de Mercado e Análise de Dados.
-
Invista em uma educação de qualidade
Para aprender Inteligência de Mercado e Análise de Dados, o primeiro passo é escolher um ótimo curso em uma instituição de ensino. Assim sendo, uma ótima opção é a realização de uma graduação tecnológica. Por meio desse curso, os estudantes irão desenvolver habilidades e competências necessárias para a mineração de dados (data mining), prospecção de dados desestruturados, identificação de tendências dos mercados, coordenação de equipes, entre outros. Dessa forma, já existem instituições de ensino que oferecem essa graduação, como a Anhanguera ou a Unopar, por exemplo.
Então, ao finalizar a graduação tecnológica, os alunos conseguirão:
- Analisar e prospectar elevadas quantidades de dados desestruturados;
- Realizar estratégias para tomada de decisões;
- Identificar oportunidades no mercado de trabalho;
- Desenvolver pensamento estratégico;
- Criar e relatórios e dashboards;
- Saber utilizar o raciocínio lógico para solução de problemas reais.
Adquira todo o tipo de conhecimento possível
A internet está repleta de conteúdo, não é mesmo? Então, procure sempre estar atento aos tipos de informações que são possíveis de encontrar. Por exemplo, que tal ler livros sobre Inteligência de Mercado e Análise de Dados? Separamos alguns títulos para você:
- Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data (Elisabeth Gomes e Fabiane Braga);
- Inteligência de Mercado: O poder da informação (Luiz Goes. Editora: Alpha, 2018);
- Inteligência de Mercado (Eduardo Maróstica, Neiva Maróstica e Valdec Branco. Editora: Cengage Learning, 2014);
- Inteligência Competitiva. Aplicações Estratégicas e Mercadológicas (Frederico Vidigal. Editora: Appris, 2015).
Além de livros, você também pode assistir a vídeos sobre Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Afinal, há diversos canais no Youtube especializados nesse assunto.
Procure adquirir experiência profissional
Após adquirir certo conhecimento, que tal colocá-lo em prática? Não há melhor maneira de aprender, não é mesmo? Então, comece a procurar por vagas de estágio (se estiver estudando) ou vagas mais juniores. Há vários sites de busca de empregos, temos certeza que você irá encontrar ótimas oportunidades. Confira alguns deles:
Converse com profissionais da área
Uma ótima oportunidade de aprender Inteligência de Mercado e Análise de Dados é conversar com quem já atua na área. Em resumo, faça um ótimo networking, pois sempre funciona. Dialogue com esses profissionais, tire todas as suas dúvidas, faça muitas perguntas, peça dicas e, é claro, não esqueça de pedir ajuda. Afinal, eles irão fornecer ótimos insights e incentivos. Nesse sentido, o networking pode ser realizado de diversas maneiras, tais como:
- Redes sociais;
- Eventos online;
- Workshops;
- Cursos de especialização;
- Colegas de faculdade;
- Professores.
Essas foram nossas dicas para você. O importante é sempre usar a informação a seu favor. Pesquise bastante, pense nas áreas que você possui mais afinidade e analise com cuidado o que você deseja para o seu futuro acadêmico e profissional.
E aí? agora que você já sabe como aprender Inteligência de Mercado e Análise de Dados? Que tal entrar nessa área?
Gosta da área de tecnologia? Separamos algumas notícias para você, confira:
Computação em Nuvem e Internet das Coisas: entenda essa relação