A publicidade e propaganda atua com planejamento e criação. Então, quem a escolhe precisa criar projetos e ser bem criativo. Assim, é mais fácil despertar o interesse de diferentes públicos nos produtos que serão ofertados.
O campo publicitário envolve campanhas e divulgações. Portanto, para ter sucesso na carreira, precisa de muito estudo. Dessa forma, confira as principais áreas que empregam quem faz esse curso.
O que você verá neste artigo:
Publicidade e propaganda
O que mais se destaca nessa profissão é a comunicação, já que o profissional precisará criar meios para divulgar uma marca ou produto. Assim, ele utiliza diversas formas para se comunicar e promover um serviço ou ideia. Dentre eles, podemos citar:
- Comerciais;
- Panfletos;
- Outdoors;
- Anúncios e muito mais.
Quem faz o curso usará diferentes canais para atingir a um público. Os canais podem ser, por exemplo: digitais, impressos, auditivos, visuais. Ou seja, ele usa os canais de rádio, TV, internet, panfletagem e outdoors.
Esse ramo vai muito além da exposição de produtos. Ele envolve uma intensa pesquisa de mercado e planejamento para atingi-lo. De fato, essa área inclui modalidades como:
- Ética e Legislação em Comunicação;
- Pesquisa e Análise de Tendências;
- Gestão e Estratégia de Marketing;
- Psicologia da Comunicação;
- E Planejamento Estratégico.
4 funções de quem trabalha com publicidade e propaganda
Essa criativa e estratégica área da comunicação lida muito com agências de publicidade. Por outro lado, dentro desse ramo, a profissão engloba diferentes atividades. Confira a seguir.
1 – Análise de mídia
A principal função desse serviço é gerenciar os meios digitais. Isto acontece pela página ou blog de uma empresa. Dessa forma, tal situação envolve muita pesquisa de mercado, análise, estratégias e criação de bons conteúdos.
O responsável por essa função é conhecido como Analista de Mídia ou Social Media. Assim, será ele quem irá manter a marca de um produto ou negócio ativo no mundo virtual.
Essa profissão ainda é muito recente no mercado de trabalho. Entretanto, promete se destacar bastante com o crescente uso da tecnologia.
2 – Publicidade e propaganda: Gerência de Produção
Essa área atua em diferentes segmentos. Afinal, é o Gerente de Produção quem irá avaliar as métricas das mídias e seus resultados. Além disso, terá outras atividades, como:
- Programar e monitorar projetos;
- Avaliar peças de publicidade para divulgação digital;
- Bem como, analisar o marketing criado para a promoção de uma marca;
- Aumentar a popularidade e alcançar as metas da empresa.
O principal objetivo desse profissional é usar a comunicação para atrair clientes e mostrar marcas. Além disso, é quem vai analisar o que precisa ser melhorado e investido para manter a empresa como fonte de procura.
3 – Supervisão de Criação
Outro serviço que pode ser realizado por quem cursou publicidade e propaganda. Nele, é preciso bastante dinamismo e flexibilidade, pois vai atuar com as seguintes situações:
- Lançar produtos baseados em pesquisas realizadas;
- Fazer apresentações com a diretoria e a presidência;
- Criação e desenvolvimento de campanhas;
- E conduzir as etapas dos materiais produzidos;
- Acompanhar a produção de fornecedores;
- Cumprir prazos;
- Bem como, criar metas anuais.
Ele será responsável pelo planejamento de um projeto. Além disso, supervisionará equipes que irão desenvolvê-lo. Dessa forma, a liderança e análise são essenciais neste cargo.
4 – Prestação de Atendimento
O encarregado de atender os clientes de uma empresa é tão importante quanto os funcionários que promovem os conteúdos. Até porque será ele que entrará em contato com o público e representará o negócio.
Algumas das principais funções do prestador ou agente de atendimento na publicidade e propaganda são:
- Negociar;
- Conseguir clientes;
- Gerenciar uma carteira de contatos;
- Realizar briefings (documentos com instruções para a criação de projetos).
Nessa função é necessário conhecer muito bem tanto a empresa quanto os clientes. Isto porque ele será a ponte entre esses dois grupos.
Principais áreas da publicidade e propaganda
Esse curso se divide em várias funções. Dentre elas estão a pesquisa, planejamento, criação, produção, mídia, marketing, consultoria e atendimento. Dessa forma, quem fez essa graduação pode atuar em qualquer uma das citadas.
Setores mais comuns da publicidade e propaganda
Os publicitários podem trabalhar em diversos lugares, pois sua maior função gira em torno da comunicação. Ela, aliás, é essencial em vários meios, como você vai ver logo a seguir.
Serviços Públicos
Quem busca essa área também pode se tornar servidor público, a fim de criar projetos para algumas instituições, tais como:
- Prefeituras;
- Governos;
- Estados.
Prestação de serviços na publicidade e propaganda
Quem vai trabalhar na área também pode prestar serviços de acordo com a atividade que for exercer. Dessa forma, o trabalhador pode se aliar a empresas com o mesmo objetivo. Entre elas estão:
- Estúdios de fotografia;
- Produtoras de mídia;
- Gráficas e mais.
Por meio de suas habilidades, o profissional costuma ser muito buscado nos negócios. Isto porque as empresas precisam da internet para fidelizar clientes e manter uma boa relação com eles. Por outro lado, o alcance é bem maior.
Consultoria
Ter um bom conhecimento em publicidade e propaganda também permite que o profissional atue com consultorias. Dessa forma, com sua experiência, pode ajudar várias empresas e negócios a se destacarem no mercado.
ONGs
Essa também é uma boa opção e que, além disso, é bem bacana de se ter em um currículo, por exemplo. Nessa posição, o profissional vai contribuir com grandes causas por meio de estratégias de publicidade, a fim de valorizá-las.
Publicidade e propaganda é cheio de oportunidades
Esse curso tem sido cada vez mais buscado no mercado. Isto devido ao avanço das mídias sociais e sua importância para as empresas. Afinal, o que elas querem é atrair mais e mais público. Logo, a internet é a ponte para isso.
As agências de publicidade e setores que criam eventos são cheias de boas ofertas. Aliás, os serviços online também são muito procurados e têm bons salários.
Uma vantagem dessa área é que não é difícil começar e garantir experiência. Dessa forma, quem terminou o curso agora vai crescer rápido e ter uma carreira de sucesso.
Em uma época em que o desemprego está em alta em muitos ramos, aqui é o oposto. Então, se você é criativo e gosta do meio virtual, procure uma boa faculdade e invista nessa profissão.
O grupo Kroton tem as melhores marcas de ensino, como Anhanguera, Unopar, Pitágoras e muitas outras. Saiba mais.
Aproveite e leia também um pouco mais sobre o que é Jornalismo. Vai que é mais a sua área, né?