InícioDicasMercado de trabalhoPublicidade e propaganda: em que lugares o graduado pode trabalhar?

Publicidade e propaganda: em que lugares o graduado pode trabalhar?

A publicidade e propaganda atua com planejamento e criação. Então, quem a escolhe precisa criar projetos e ser bem criativo. Assim, é mais fácil despertar o interesse de diferentes públicos nos produtos que serão ofertados.

O campo publicitário envolve campanhas e divulgações. Portanto, para ter sucesso na carreira, precisa de muito estudo. Dessa forma, confira as principais áreas que empregam quem faz esse curso.

Publicidade e propaganda

O que mais se destaca nessa profissão é a comunicação, já que o profissional precisará criar meios para divulgar uma marca ou produto. Assim, ele utiliza diversas formas para se comunicar e promover um serviço ou ideia. Dentre eles, podemos citar:

  • Comerciais;
  • Panfletos;
  • Outdoors;
  • Anúncios e muito mais.

Quem faz o curso usará diferentes canais para atingir a um público. Os canais podem ser, por exemplo: digitais, impressos, auditivos, visuais. Ou seja, ele usa os canais de rádio, TV, internet, panfletagem e outdoors.

Esse ramo vai muito além da exposição de produtos. Ele envolve uma intensa pesquisa de mercado e planejamento para atingi-lo. De fato, essa área inclui modalidades como:

  • Ética e Legislação em Comunicação;
  • Pesquisa e Análise de Tendências;
  • Gestão e Estratégia de Marketing;
  • Psicologia da Comunicação;
  • E Planejamento Estratégico.

4 funções de quem trabalha com publicidade e propaganda

Essa criativa e estratégica área da comunicação lida muito com agências de publicidade. Por outro lado, dentro desse ramo, a profissão engloba diferentes atividades. Confira a seguir.

1 – Análise de mídia

A principal função desse serviço é gerenciar os meios digitais. Isto acontece pela página ou blog de uma empresa. Dessa forma, tal situação envolve muita pesquisa de mercado, análise, estratégias e criação de bons conteúdos.

O responsável por essa função é conhecido como Analista de Mídia ou Social Media. Assim, será ele quem irá manter a marca de um produto ou negócio ativo no mundo virtual.

Essa profissão ainda é muito recente no mercado de trabalho. Entretanto, promete se destacar bastante com o crescente uso da tecnologia.

2 – Publicidade e propaganda: Gerência de Produção

Essa área atua em diferentes segmentos. Afinal, é o Gerente de Produção quem irá avaliar as métricas das mídias e seus resultados. Além disso, terá outras atividades, como:

  • Programar e monitorar projetos;
  • Avaliar peças de publicidade para divulgação digital;
  • Bem como, analisar o marketing criado para a promoção de uma marca;
  • Aumentar a popularidade e alcançar as metas da empresa.

O principal objetivo desse profissional é usar a comunicação para atrair clientes e mostrar marcas. Além disso, é quem vai analisar o que precisa ser melhorado e investido para manter a empresa como fonte de procura.

3 – Supervisão de Criação

Outro serviço que pode ser realizado por quem cursou publicidade e propaganda. Nele, é preciso bastante dinamismo e flexibilidade, pois vai atuar com as seguintes situações:

  • Lançar produtos baseados em pesquisas realizadas;
  • Fazer apresentações com a diretoria e a presidência;
  • Criação e desenvolvimento de campanhas;
  • E conduzir as etapas dos materiais produzidos;
  • Acompanhar a produção de fornecedores;
  • Cumprir prazos;
  • Bem como, criar metas anuais.

Ele será responsável pelo planejamento de um projeto. Além disso, supervisionará equipes que irão desenvolvê-lo. Dessa forma, a liderança e análise são essenciais neste cargo.

4 – Prestação de Atendimento

O encarregado de atender os clientes de uma empresa é tão importante quanto os funcionários que promovem os conteúdos. Até porque será ele que entrará em contato com o público e representará o negócio.

Algumas das principais funções do prestador ou agente de atendimento na publicidade e propaganda são:

  • Negociar;
  • Conseguir clientes;
  • Gerenciar uma carteira de contatos;
  • Realizar briefings (documentos com instruções para a criação de projetos).

Nessa função é necessário conhecer muito bem tanto a empresa quanto os clientes. Isto porque ele será a ponte entre esses dois grupos.

Principais áreas da publicidade e propaganda

Esse curso se divide em várias funções. Dentre elas estão a pesquisa, planejamento, criação, produção, mídia, marketing, consultoria e atendimento. Dessa forma, quem fez essa graduação pode atuar em qualquer uma das citadas.

Setores mais comuns da publicidade e propaganda

Os publicitários podem trabalhar em diversos lugares, pois sua maior função gira em torno da comunicação. Ela, aliás, é essencial em vários meios, como você vai ver logo a seguir.

Serviços Públicos

Quem busca essa área também pode se tornar servidor público, a fim de criar projetos para algumas instituições, tais como:

  • Prefeituras;
  • Governos;
  • Estados.

Prestação de serviços na publicidade e propaganda

Quem vai trabalhar na área também pode prestar serviços de acordo com a atividade que for exercer. Dessa forma, o trabalhador pode se aliar a empresas com o mesmo objetivo. Entre elas estão:

  • Estúdios de fotografia;
  • Produtoras de mídia;
  • Gráficas e mais.

Por meio de suas habilidades, o profissional costuma ser muito buscado nos negócios. Isto porque as empresas precisam da internet para fidelizar clientes e manter uma boa relação com eles. Por outro lado, o alcance é bem maior.

Consultoria

Ter um bom conhecimento em publicidade e propaganda também permite que o profissional atue com consultorias. Dessa forma, com sua experiência, pode ajudar várias empresas e negócios a se destacarem no mercado.

ONGs

Essa também é uma boa opção e que, além disso, é bem bacana de se ter em um currículo, por exemplo. Nessa posição, o profissional vai contribuir com grandes causas por meio de estratégias de publicidade, a fim de valorizá-las.

Publicidade e propaganda é cheio de oportunidades

Esse curso tem sido cada vez mais buscado no mercado. Isto devido ao avanço das mídias sociais e sua importância para as empresas. Afinal, o que elas querem é atrair mais e mais público. Logo, a internet é a ponte para isso.

As agências de publicidade e setores que criam eventos são cheias de boas ofertas. Aliás, os serviços online também são muito procurados e têm bons salários.

Uma vantagem dessa área é que não é difícil começar e garantir experiência. Dessa forma, quem terminou o curso agora vai crescer rápido e ter uma carreira de sucesso.

Em uma época em que o desemprego está em alta em muitos ramos, aqui é o oposto. Então, se você é criativo e gosta do meio virtual, procure uma boa faculdade e invista nessa profissão.

O grupo Kroton tem as melhores marcas de ensino, como Anhanguera, Unopar, Pitágoras e muitas outras. Saiba mais.

Aproveite e leia também um pouco mais sobre o que é Jornalismo. Vai que é mais a sua área, né?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.