InícioCursinhos pré-vestibularComo superar a ansiedade antes do vestibular?

Como superar a ansiedade antes do vestibular?

Superar a ansiedade que surge antes daquela prova de vestibular que é essencial para sua futura carreira parece não ser fácil, porém, com as técnicas certas, planejamento, e um pouco de autocontrole, você vai ver que é isso é possível, sim. Saiba mais na leitura a seguir.

Como superar a ansiedade?

Sentir um frio na barriga quando se aproxima um evento importante, para o qual se está muito animado, ou uma prova que vai ser decisiva para a sua vida, é normal. O problema surge quando este nervosismo atrapalha o desempenho das suas funções.

Dito isso, superar a ansiedade que se manifesta na forma de sintomas também físicos não é fácil. Por isso, mudar alguns hábitos, e até procurar ajuda, se for preciso, é o ideal a se fazer para que ela não atrapalhe sua vida.

Quando surge a ansiedade?

Há pessoas que são ansiosas por natureza e, em qualquer situação de mudança, ela surge. No entanto, em se tratando dos jovens em época de vestibular, observa-se que ela aparece logo no momento da escolha de qual curso seguir.

As dúvidas e as cobranças desta fase fazem com que ela perdure, principalmente durante todo o ano em que se vai realizar a prova do vestibular. Por isso, cabe aos pais ficarem atentos ao grau em que seus filhos se encontram, e procurar atenuá-la o quanto antes.

Dicas de como superar a ansiedade ao longo do ano de prova

Como já foi dito, o frio na barriga surge durante todo o ano do vestibular, e aumenta mais ao se aproximar a data da prova. Dessa forma, veja aqui algumas dicas para superar a ansiedade durante os estudos.

Estude todos os dias

O importante é ter equilíbrio nos estudos, por isso, dedique algumas horas do seu dia pra isso, mas de forma constante. Então, nada de ter picos de estudo intercalados a dias que não se consegue nem encostar nos livros.

Rotina para superar a ansiedade

Tenha uma rotina em ordem e previsível, com horários determinados para cada tarefa, e também para os estudos. Isso também ajuda a superar a ansiedade, e dá a sensação de estar no controle.

Identifique seus limites

Ter momentos de descanso e sair um pouco da frente do computador ou dos livros também é essencial, pois o estresse e o cansaço são grandes vilões para pessoas ansiosas.

Prioridades

Aprenda a identificar os conteúdos e pontos que têm mais dificuldades para se dedicar, de maneira mais focada e eficiente, pois lidar com temas sensíveis para você é fundamental para superar a ansiedade e para o crescimento acadêmico.

Trabalhe a resiliência

Mantenha em foco que, Mesmo com muita dedicação, não se acerta sempre, e lidar com um erro de maneira consciente é uma das melhores maneiras para aprender. Diante disso, aprenda a lidar com as frustrações.

Tenha uma válvula de escape

Para superar a ansiedade, é bom encontrar válvulas de escape para se desligar um pouco desse ambiente de pressão em cima do vestibular. Dessa forma, procure fazer esportes, ir ao teatro, ou até mesmo dar uma pausa nos estudos, caso o estresse esteja muito alto.

Como controlar a ansiedade antes da prova?

Na véspera da prova de vestibular, o nervoso e o medo aumentam ainda mais. Além disso, eles podem atrapalhar muito o seu desempenho se você os alimentar com atitudes negativas. Por isso, se atente para as dicas abaixo sobre como superar a ansiedade nesta ocasião.

Durma mais cedo no dia anterior à prova

Para superar a ansiedade, o seu corpo precisa estar descansado. A dica, então, é ir para a cama no mínimo uma hora antes do horário em que você costuma dormir.

Alimente-se bem para superar a ansiedade

Prefira alimentos naturais, como frutas e legumes, ao invés de frituras, bebidas alcoólicas e café, pois estes podem aumentar os sintomas de ansiedade.

Ouça uma boa música

Escute uma música relaxante antes de entrar no local da prova. Assim, ouça aquela playlist que te faz lembrar de coisas boas e traz sensação de calmaria.

Veja se vale a pena encontrar um amigo antes da prova

Avalie se vale a pena encontrar com um amigo no local da prova. Então, se for um amigo também ansioso, procurem conversar sobre seriados, filmes, músicas, histórias engraçadas ou outro assunto que vocês gostam, mas não falem sobre a prova.

Não estude na véspera para superar a ansiedade

Tire o dia antes do vestibular para descansar e relaxar. Portanto, nada de estudar ou rever a matéria, pois isso só vai te deixar mais pressionado . Então, faça exercícios de meditação e respiração para superar a ansiedade.

Como superar a ansiedade durante a prova?

O momento da prova é decisivo e, por isso, o que mais causa ansiedade. Sendo assim , veja o que pode ajudar você a passar por esse momento de forma mais tranquila.

Exercícios de respiração para superar a ansiedade

Separe cerca de 10 minutos antes do início da prova para controlar a respiração. Inspire lentamente e expire durante o dobro do tempo. Se inspirar por cinco segundos, expire ao longo de 10 segundos.

Até mesmo ao longo da prova, se estiver muito nervoso, você deve usar esta técnica para ajudá-lo a superar a ansiedade e ficar mais calmo.

Se necessário, saia da sala da prova para se acalmar

Caso esteja muito nervoso, a ponto de não conseguir fazer a prova, saia um pouco da sala para se acalmar. Vá ao banheiro, lave o rosto, feche os olhos e respire lentamente.

Pule as questões mais difíceis

As questões que você não sabe responder devem ser deixadas por último. Marque-as com algum sinal avance para aquelas que acha mais fácil. Então, não fique muito tempo tentando solucionar algo que não saiba, pois isso só aumenta a ansiedade.

Outra dica que vale a pena seguir é começar a fazer a prova pelas matérias que você gosta mais e tem maior facilidade.

Quando procurar ajuda para superar a ansiedade?

Ficar ansioso com algo que vai ocorrer, como o vestibular, por exemplo, é normal, além de ser passageiro. Entretanto, é preciso procurar ajuda para superar a ansiedade quando os sintomas se intensificam, provocando:

  • Exaustão;
  • Desmotivação;
  • Crises agudas e frequentes;
  • Mudanças de humos;
  • Irritabilidade;
  • Falta de interesse;
  • Procrastinação.

Nesses casos, recomenda-se a consulta com um médico especialista, psicólogo ou psiquiatra, para avaliar o quadro e iniciar um cuidado especializado.

Para superar a ansiedade, não coloque muita pressão em você

A cobrança de se sair bem na prova pode deixar a mente acelerada e, dessa forma, mais ansiosa. Por isso, para superar a ansiedade, é preciso pensar que não é uma prova que irá decidir o resto da sua vida.

Lembre-se de que a vida é cheia de oportunidades e está tudo bem não acertar de primeira, pois, se tem uma vida inteira para tentar e correr atrás dos seus sonhos.

Então, não se desespere nunca e olhe sempre para frente, para as coisas boas que virão. Veja aqui também o que é inteligência emocional e como isso vai te ajudar a entrar na faculdade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.