3‌ ‌dicas‌ ‌para‌ ‌evitar‌ ‌a‌ ‌distração‌ ‌digital‌ ‌

Redação Voomp
Colaborador do Voomp

Crédito: Imagem: Reprodução / Pexels

Inicialmente, evitar a distração digital é muito importante quando se trata de manter suas notas na faculdade enquanto você possui um emprego, por exemplo. Dessa forma, a maioria de nós se distrai com notificações, mensagens de texto e chamadas telefônicas.

Segundo a pesquisa conduzida pelo Dr. Larry Rosen, professor emérito da California State University Dominguez Hills, o aluno típico é distraído por pelo menos cinco em cada 15 minutos que eles reservam para estudar. Na maioria das vezes, isso é resultado de mensagens de texto e uso de mídia social.

Além disso, se você costuma verificar seu telefone durante a aula ou ao estudar em casa, é preciso prestar atenção, pois esse tempo perdido poderá fazer falta. Por outro lado, saber usar seu tempo de estudos e evitar a distração digital permitirá com que você alcance o estado de foco, em que renderá muito mais.

Embora as distrações digitais certamente não sejam incomuns, elas podem ser prejudiciais aos seus hábitos de estudo, prejudicando sua concentração e tornando ineficazes seus hábitos de estudo e leitura. A boa notícia é que existem técnicas para te ajudar a quebrar esses hábitos negativos de tecnologia e a concentrar-se novamente nos estudos.

De forma simples, podemos começar dizendo para você partir do princípio de que é bom parar de valorizar as coisas erradas em sua vida. Isso quer dizer que, se manter atualizado com as informações, eventos, mensagens e desenvolvimentos mais recentes é menos importante do que a qualidade de seu estudo e trabalho.

1- Evite a distração digital com uma boa lista de tarefas ou programação de atividades

Consequentemente, fazer malabarismos com vários projetos e prazos na faculdade pode ser estressante. Quando você está estudando ou trabalhando em uma tarefa é fácil esquecer outra, mas, você pode ajudar a organizar seus prazos e gerenciar seu tempo. Assim, descubra quando você é mais produtivo e reserve um tempo para os deveres de casa e atividades.

Então, manter um planejador ou calendário digital irá te ajudar a controlar suas aulas e tarefas. Os planejadores de papel são perfeitos para quem gosta de escrever listas de tarefas e agendar compromissos manualmente. Um estudo sugere que o simples ato de escrever coisas ajuda a aumentar sua concentração e memória.

Por outra perspectiva, separamos algumas dicas para você planejar seu tempo e estabelecer metas mais efetivamente em sua rotina, acompanhe:

  • Separe um tempo para você mesmo: tente definir cronômetros e temporizadores para te manter no cronograma. Use um sino de atenção plena, ou experimente a técnica Pomodoro para uma maneira mais simples e estruturada de construir intervalos.
  • Agende seus check-ins: designe horários diariamente para verificar seu e-mail e outros sites necessários. Desligue as notificações e guarde o notebook e o telefone sempre que puder para evitar a distração digital.
  • Organize seu tempo: use um calendário ou planejador para criar uma programação para diariamente e registrar suas tarefas. Inclua pequenos intervalos para verificação e movimentação de tecnologia.

2- Desligue alertas ou bloqueie o uso da internet

Como já foi dito anteriormente, notificações e mensagens de texto constantes são inimigos de todo estudante universitário. Desta forma, coloque o fone de ouvido no modo silencioso ou “Não perturbe” e feche as guias desnecessárias do computador. Se você precisa da Internet, mantenha uma guia aberta. Você pode lutar contra a distração digital bloqueando ou ocultando sites e aplicativos que causam perda de tempo, como as mídias sociais.

Você também pode colocar seu dispositivo no modo avião para se desconectar totalmente. Existem também muitos programas e extensões de navegador que podem ajudá-lo a limitar o acesso à Internet pelo celular:

  • Leech Block: um complemento do Firefox que permite especificar quais sites bloquear e quando bloqueá-los;
  • Fique focado: uma extensão do Google Chrome que “restringe” o tempo que você pode gastar em sites que desperdiçam tempo;
  • Mac Freedom: deixa você longe da Internet em computadores Mac ou Windows por até oito horas seguidas;
  • Autocontrole: um aplicativo OS X que bloqueia o acesso a servidores de e-mail de entrada e / ou saída e sites por um período predeterminado.

Use fones de ouvido e encontre o lugar certo para evitar a distração digital

Por consequência, se você estiver estudando ou trabalhando em um ambiente barulhento, use fones de ouvido com cancelamento de ruído. Além disso, ouvir música através de fones de ouvido também poderá evitar ruídos perturbadores, como pessoas falando alto ou obras de construção.

Depois, encontrar o lugar certo para trabalhar é essencial para que não haja nenhuma distração digital indesejada. E por incrível que pareça, alguns estudantes trabalham melhor com um pouco de ruído de fundo, enquanto outros precisam de silêncio total. Busque experimentar alguns espaços diferentes e veja como funciona cada sessão de estudo.

Por fim, sempre recomendamos que se realize uma boa limpeza na sua mesa. Nesses casos, é hora de começar a se organizar. Afinal de contas, um espaço de trabalho ou estudos bagunçado poderá impedir você de realizar o que está disposto a fazer.

Esperamos que essas dicas possam ter te ajudado a saber como evitar a distração digital, também queremos ressaltar que o mais importante nesse processo é a sua vontade e motivação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.