Já falamos sobre como cuidar da saúde mental e como o mindfulness pode ajudar os estudantes durante a faculdade. Mas nem todos os problemas dizem respeito à saúde mental. Por isso, é fundamental saber como agir diante dos problemas na faculdade.
Em “A arte de ser feliz”, Arthur Schopenhauer reflete sobre a calma diante das adversidades. Segundo o filósofo, aquele que mantém a calma diante de todas as adversidades da vida mostra simplesmente ter conhecimento de quão imensos e múltiplos são os seus possíveis males.
Por esse motivo, considera o mal presente uma parte muito pequena daquilo que lhe poderia advir: e, inversamente, quem sabe desse fato e reflete sobre, nunca perderá a calma.
O que você verá neste artigo:
Mantenha a calma diante do problema
O que aprendemos com isso tem a ver com a capacidade de manter a calma em momentos difíceis. Porém, manter a calma não tem nada a ver com autocontrole, mas com o “soltar”.
Ou seja: a compreensão de que se não posso resolver um problema, basta fazer a minha parte e deixar que as coisas se resolvam. Quando Lao-Tsé falou sobre o taoísmo, poucas pessoas compreenderam o seu significado. No livro TAO TE CHING (O Livro do Caminho e da Virtude), ele apresentou uma série de ensinamentos.
Seu objetivo era ajudar as pessoas a se esvaziarem e serem naturais como a água que flui no vale. Entre outros, podemos citar o capítulo 81, que nos leva a refletir sobre a importância de se manter a calma diante dos problemas:
Palavras confiáveis
não são belas
Palavras belas
não são confiáveis
Quem sabe não é abrangente
Quem é abrangente não sabe
Quem é bom não discute
Quem discute não é bom
O Homem Sagrado não acumula
Quanto mais faz para os homens, mais tem
Quanto mais dá aos homens, mais aumenta
O Caminho do Céu é favorecer e não prejudicar
O Caminho do Homem Sagrado é fazer e não disputar
Descubra como você aprende
Se as dificuldades enfrentadas durante a faculdade tiverem relação com a aprendizagem, procurar um profissional pode ser a saída. A psicopedagogia é a área do conhecimento mais indicada nesses casos.
Psicopedagogos são preparados para compreender a forma como processamos o conhecimento e ajudar-nos a superar as barreiras. Em 2020, a professora e pesquisadora Edevana Leonor Vantroba escreveu sobre as adversidades no educação superior. No artigo, “Adversidades e dificuldades do ensino/aprendizagem na educação de nível superior”, ela apresenta a Andragogia como a preocupação com relação ao modo como o adulto aprende.
Com a ajuda de um profissional, por exemplo, é possível descobrir se a dificuldade de aprendizado está relacionada à síndrome do espectro autista, discalculia, dislexia ou TDAH. Há ainda testes psicopedagógicos que podem ser realizados de forma online. Esses não podem ser utilizados para diagnosticar pacientes, mas oferecem indícios básicos para quem sente que precisa de ajuda na hora de aprender.
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Saiba o que é Educação Permanente
Desde 1972 existe a preocupação com a educação de adultos. Isso aconteceu depois que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCP) criou, em 1956, uma divisão voltada para o acompanhamento da Educação Permanente.
Assim, listamos abaixo as principais características desse tipo de ensino, conforme apontado pela UNESCO:
- Prolongamento natural do ensino;
- Aperfeiçoamento profissional e técnico, dos níveis, da graduação à pós-graduação;
- Meio de proteção do Homem contra os efeitos desumanizantes da técnica e da propaganda;
- Promoção do trabalho e uma reclassificação social, em condições financeiras e status, para alguns adultos.
Problema da evasão no ensino superior
Edevana reflete ainda sobre a relação entre os conhecimentos adquiridos na faculdade e a capacidade de participação do profissional na sociedade. Segundo a professora, há uma série de indicadores que levam a um baixo rendimento escolar.
Conhecer esses indicadores ainda durante a graduação é fundamental. Assim, o estudante pode procurar ajuda e corrigir a tempo o problema. Alguns desses são:
- déficit de leitura
- dificuldade de interpretação de textos
- deficiências nos cálculos aritméticos elementares
Essas dificuldades de aprendizado são, muitas vezes, rotuladas como incapacidade, ou atribuídas como falha ou mau preparo do professor em aplicar os conhecimentos adquiridos em suas graduações. Outras vezes, podem ter relação com fatores de gênero, como a violência ou mesmo uma gestação.
Além disso, entre tantos fatores que caracterizam as dificuldades de aprendizagem no ensino superior, são comuns fatores comumente atribuídos como inerentes ao aluno ou professor.
Quer saber mais? Conheça algumas adversidades vivenciadas por mães durante a faculdade.
Conheça algumas das adversidades:
- Condições de aprendizagem insatisfatória advindas do Ensino básico
- Exclusão social de alunos oriundos de famílias com baixo rendimento
- Deficiências na formação didática e nas práticas aplicadas por professores
- Posturas e orientações pedagógicas incompatíveis com as necessidades da comunidade escolar vinculada à Instituição em estudo
- Fatores internos e externos que interferem positiva e negativamente na efetivação do processo de aprendizagem
Ainda de acordo com a autora, a formação acadêmica deve, acima de tudo, ampliar a visão de mundo do aluno. Com isso, ele pode ir além do que conhece e espera. Desse modo, o aluno poderá, por exemplo, transpor obstáculos, participar politicamente em classe e expor suas ideias.
Tudo isso, claro, considerando uma série de fatores. Entre eles, podemos destacar a realidade que ele está inserido, o que faz para sobreviver, saldar dívidas, sua cultura, o que determina o seu aprendizado acontecer de forma libertadora.
Entenda o papel do professor nas adversidades
As adversidades durante a faculdade não são apenas um problema para os alunos. Portanto, o professor também tem um importante papel. Ele deve investigar o problema concernente ao enfrentamento das condições de aprendizagem insatisfatórias.
Assim, elas podem ter origem, por exemplo, de um ensino básico que não cumpriu as demandas da qualidade da educação.
Saiba o que o professor deve levar em consideração:
- O desempenho dos alunos devem ser comparados a um parâmetro real (e não ideal)
- Respeito aos interesses dos alunos (ritmo, tempo e individualidade)
- Atenção pela diversidade
- Preparar o aluno ao pensamento crítico, agindo com solidariedade e democracia
- Ajustar propostas pedagógicas favorecedoras de aprendizagem
- Considerar os interesses e a singularidade do aluno ou do curso
- Ajudar o aluno a rever, reestruturar e ressignificar o conhecimento.
Além disso, os testes priorizam aspectos cognitivos com sequências de operações mentais. Enquanto isso, a aprendizagem, acima de tudo, está ligada à memória.
Aliás, é para a memória que recorremos quando se quer tirar uma conclusão ou buscar informações armazenadas. Justamente por isso, a aprendizagem deve ser treinada de forma dinâmica. E qual a melhor forma de fazer isso? Colocando o alunos constantemente em situações problema.