InícioDicas4 ideias para aumentar a renda

4 ideias para aumentar a renda

Muitas pessoas estão precisando aumentar a renda mensal. Até mesmo, buscam formas de possuir uma renda inicial. Não importa qual seja o objetivo, preparamos uma série de dicas para quem busca esse ganho extra.

Segundo o IBGE, no 1º trimestre de 2021, 14,7% da força de trabalho está desempregada. Portanto, a busca por renda, seja complementar ou total, está ainda mais disputada. A criatividade para buscar caminhos alternativos é essencial nesse momento.

Caso você esteja empregado e procura uma fonte de renda extra para complementar o valor ganho, é preciso pensar em alguns pontos importantes como horários disponíveis e tempo de dedicação às atividades.

Quando buscar aumentar a renda?

A verdade é que o sistema capitalista em que vivemos nos estimula diariamente a querer ganhar mais. Portanto, essa busca constante para aumentar a renda da família ou pessoal, muitas vezes, é um desejo voltado, apenas, para aquisição de produtos materiais.

Isso não é errado e nem deve ser eliminado. Mas, é essencial entender o objetivo dessa busca para que outros pontos da sua vida não fiquem defasados. Por exemplo: caso seu salário seja suficiente para garantir uma vida confortável, vale a pena descansar menos apenas para acumular mais?

A reflexão acerca desse ponto deve incluir o ganho financeiro, mas também o ganho social e de saúde. Muitas vezes, renunciar a um novo job pode significar mais horas de sono, trazendo melhor produtividade e tranquilidade.

Caso esse não seja o seu caso e a aumentar a renda, seja essencial para o seu desenvolvimento e sobrevivência, continue seguindo nosso texto e confira nossas ideias.

Ideias para aumentar a renda

Aumentar a renda mensal pode ter vários benefícios e objetivos. Em tempos de crise, como a pandemia do coronavírus, muitas pessoas perderam seus empregos e acabaram adquirindo dívidas ao longo dos anos. Além disso, algumas corporações reduziram os salários de seus funcionários visando uma economia.

Nesses casos, as pessoas devem aumentar sua renda para cobrir os gastos que foram deixados de lado. E caso a pessoa já esteja empregada, pode ser esse o momento de incrementar o ganho para atingir uma certa estabilidade.

Trabalhos de freelancer

Uma das formas de aumentar a renda mensal é começar a atuar como freelancer. Em tradução livre, essa função é a atuação como um profissional sem vínculo empregatício. Muitas vezes, pode ser contratado para um projeto apenas.

As vagas de freelancer não incluem horário de trabalho, por isso, são uma opção viável para quem já tem um emprego em horário comercial. Dessa forma, é possível realizar o freela, como é chamado, durante a noite ou no fim de semana.

Algumas das áreas que costumam encontrar mais opções de trabalhos nesse formato são:

  • Designer
  • Redator
  • Desenvolvedor
  • Ilustrador
  • Jornalista

Nos trabalhos de freelancer os ganhos são diretamente proporcionais à quantidade de produtos entregues. Portanto, o valor extra será relacionado à produtividade.

Venda de produtos

Muitas pessoas possuem a capacidade de criar produtos que pouco tem a ver com suas profissões. Por exemplo, alguém que trabalhe como estoquista em uma empresa, pode ser um bom ilustrador e fazer desenhos a partir de fotografias.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que essa é uma boa forma de aumentar a renda. Com a venda de produtos na internet, o ganho pode aumentar e o tempo investido não irá atrapalhar a sua colocação formal.

Pessoas com habilidades artísticas costumam se beneficiar desta possibilidade. Se você é uma delas e não sabe por onde começar, confira nosso texto sobre abrir um negócio e ser um empreendedor;

Lembrando que nesse caso, muitas pessoas acabam trocando a maior fonte de renda. A venda de produtos cresce e se torna a principal forma de remuneração desses profissionais. Nestes casos, é preciso ter um bom controle das finanças e investir em planejamento.

Aulas particulares ou EaD

Para aqueles que já trabalham como professores, uma forma de aumentar a renda é exercer essa profissão de forma autônoma. Com a pandemia e o aumento do ensino à distância, muitos profissionais da área ganharam tempo sem o deslocamento diário.

Portanto, é possível que eles incrementem a renda mensal com a oferta de aulas particulares ou através de cursos que atuam à distância. Neste caso, ele irá continuar trabalhando naquilo que já faz diariamente. 

É importante, porém, reforçar que muitas instituições têm contratos com seus professores que exigem a exclusividade de atuação. Nesses casos, é indicado que o professor entre em contato com a área jurídica para saber como ele pode atuar fora da empresa.

Invista na sua formação

Por fim, mas não menos importante, uma forma de aumentar a renda em tempos de crise é procurando melhorar sua formação, podendo assim, almejar cargos mais altos. Esse investimento não traz um retorno financeiro imediato, porém, será bem-visto a longo prazo.

Realizar uma pós-graduação ou algum curso profissionalizante permitirá que o profissional busque melhores salários ao melhorar a sua formação profissional. Esse investimento poderá proporcionar não só o aumento da renda, mas um futuro profissional promissor.

Aumentar a renda x Qualidade de vida

Retomando o que citamos no início do texto, ressaltamos que o objetivo do profissional ao buscar aumentar a renda mensal é essencial. Em tempos de crise, como o que estamos vivendo, muitas pessoas procuram essa saída para estabilizarem suas vidas financeiras.

Neste caso, é importante que se tenha em mente que, muitas vezes, a busca por atividades extras irá interferir diretamente na redução do tempo livre. Este tempo, muitas vezes irá reduzir o descanso e o convívio social com família e amigos.

Porém, quando há um motivo claro para tal ação, isso pode se tornar um estímulo para o profissional. Já que ao trabalhar mais, ele irá ter um resultado positivo no futuro: a tranquilidade conquistada ao manter suas contas e dívidas pagas.

Mas, se esse não é o seu caso, cuidado para não deixar de um tempo de qualidade de descanso e com a família em troca de uma renda extra. Renda esta que não poderá ser aproveitada, já que o profissional estará sempre trabalhando ou cansado.

A qualidade de vida não tem preço, porém, ela inclui, também, uma tranquilidade mental quanto à vida financeira. Dessa forma, antes de procurar, a todo custo, como aumentar a renda, procure entender sua real necessidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.