Inicialmente, a Robótica Educacional é uma forma de aprendizagem focada na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina. Tudo isso acontece como o resultado da aquisição de conhecimentos correta.
De maneira geral, a Robótica Educacional é uma oportunidade de se oferecer uma metodologia variada de ensino. Esta que, por sua vez, coloca o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem. Com o avanço da tecnologia, que se tornou cada vez mais aliada das escolas. Nesse sentido, a Robótica Educacional dá a oportunidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem. Assim, esse é um dos métodos que contribui para a tão conhecida multidisciplinaridade da educação. Isso é bom para desenvolver as habilidades de cada disciplina durante a criação de projetos. Dessa forma, os alunos assumem o protagonismo e se tornam bem mais ativos na criação de seu conhecimento.
Seja como parte da grade curricular obrigatória, ou como disciplina extracurricular. A construção de robôs tem o grande poder de transformar o processo de aprendizagem. O que acaba tornando as aulas mais divertidas e atrativas. Além disso, a Robótica Educacional acaba despertando os alunos para o campo científico de uma forma sutil e simples. Isso acontece porque essa metodologia desperta os alunos tratando de problemas do cotidiano, com o objetivo de mostrar o funcionamento de dispositivos tecnológicos.
Dessa forma, aqui neste artigo explicaremos o que é a Robótica Educacional e também todas as formas de benefícios que esta metodologia pode trazer. Além disso, esse tipo de método pode ser aplicado desde a escola primária, passando pelo ensino médio. E, chegando a ser ensinada em diversas universidades atualmente.
O que é a Robótica Educacional?
Desde já, a Robótica consiste em uma série de procedimentos para que um robô consiga executar um conjunto de instruções. Na área da educação, é um método de ensino que incentiva o aluno a construir os próprios saberes através da realização de uma ação. Durante isso, são mesclados materiais não estruturados, como sucatas, ou são usados kits de montagem.
Esses materiais são compostos por diversas peças, sensores e motores. Estes, são controlados por uma placa-mãe que permite que o funcionamento dos modelos montados seja programado anteriormente. Desta forma, eles garantem ao aluno a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio projeto. Quando os conhecimentos adquiridos anteriormente pelos estudantes forem aplicados, a disciplina dará a oportunidade deles aprenderem fazendo. De forma que não precisem apenas decorar conteúdos, mas sim aplicá-los em seu cotidiano.
Em outras palavras, a Robótica Educacional é um método de aprendizagem bastante focado na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina. E, como resultado, teremos a aquisição de conhecimentos. Além da montagem da máquina, é fundamental que o processo venha a produzir um robô capaz de receber comandos e executar certas tarefas. Durante o processo de planejamento e estruturação da máquina, os estudantes compreendem o papel e a importância de cada parte do robô. Incluindo seus motores, sensores e mecanismos que permitem que ele conclua os comandos dados.
Como cada criança, adolescente, jovem, ou adulto aprende diferentemente, quando apenas um método é usado no processo educacional, a aprendizagem fica limitada e atingirá o potencial máximo em apenas uma pequena parte dos alunos. Por isso, para que o aluno seja o construtor de seu conhecimento, é recomendado o uso de metodologias ativas, como a Robótica Educacional, por exemplo.
Quais são as vantagens da Robótica Educacional?
Primordialmente, essa é uma disciplina que estimula seus alunos de diversas maneiras. Além de seu viés industrial e tecnológico, a Robótica Educacional tem um grande potencial educativo em seus alunos. E, o que antes era matéria de ficção científica, se tornou um componente indispensável em vários dos processos da atualidade. Por vezes, a robótica é muito ligada à Ciência da Computação, e trata de dispositivos sistemas compostos por partes mecânicas e motorizadas. Controladas por circuitos inteligentes e integrados de computação.
Em primeiro lugar, quando pensamos em robôs, existem vários tipos que podem ser criados. Muitos deles não se assemelham em nada com os humanos, mas movimentam bastante a economia mundial hoje em dia. Além das inteligências artificiais, que imitam as pessoas reais em interações. Também existem robôs industriais. Que possuem uma presença física sob forma de braços articulados e tem atuação em linhas de montagem de fábricas. Porém, antes de tudo a robótica se refere ao conhecimento voltado às demandas das pessoas e dos mercados. Por outro lado, também trata sobre recursos materiais, tecnológicos, científicos e criativos. Sendo assim tanto uma forma de tecnologia para a inovação, quanto um serviço.
Dessa maneira, recorrer aos recursos disponíveis para otimizar ou substituir os procedimentos existentes. E também rearranjar condições e processos criando soluções para melhor atender a sociedade. A ponto de materializar tendências e prever demandas futuras. É tudo assunto que tem a ver com a Robótica Educacional Confira algumas das vantagens dessa metodologia de ensino para os alunos.
Vantagens e benefícios
- Estímulo de raciocínio lógico: uma das decorrências em se aprender linguagens de programação é a capacidade de pensar estruturadamente. Assim, a programação e a robótica fazem o aluno desenvolver o lobo esquerdo do cérebro. Que é o responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico. Muito importante para inúmeras situações, inclusive o aprendizado de matemática, geometria física e química.
- Aprimoramento da escrita: a Robótica Educacional aprimora a expressão de conceitos e a interpretação de textos com a escrita. Então, o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, e estrutura textos com maior fluência.
- Capacidade organizacional: a Robótica Educacional leva o aluno a organizar pensamentos e decisões diante de desafios de projetos de criação e desenvolvimento. A partir disso, sua capacidade organizacional tende a melhorar de uma maneira geral.
- Estimulo à criatividade: um dos principais benefícios da Robótica Educacional é sua facilidade em despertar um espírito inventivo em seus alunos. Criando a habilidade de identificar e resolver questões. Além de solucionar problemas. Essa capacidade, sem dúvidas, será útil por toda a vida.
Por fim, a Robótica Educacional pode transformar o ensino dos alunos de maneira a criar um senso de cooperação e companheirismo. Que no que lhe concerne, tendem a ser aplicados em todas as áreas da vida com maestria. Se você está interessado na Robótica Educacional, certas faculdades oferecem essa matéria como parte da grade curricular, ou mesmo como curso extra.