InícioDicasCurrículoO que o designer deve usar? Currículo ou Portfólio?

O que o designer deve usar? Currículo ou Portfólio?

Entre os profissionais de design há sempre a dúvida se devem seguir com currículo ou portfólio para apresentarem suas qualificações profissionais. Para decidir entre as duas formas, é preciso entender melhor como funcionam e seus objetivos.

Porém, é importante falar que ter um não anula a existência do outro. Ou seja, é possível ter um currículo e um portfólio e usá-los em diferentes contextos. Além disso, essas dicas podem ser úteis para outras carreiras fora do design.

O currículo

Na dúvida entre um currículo e um portfólio, é preciso conhecer mais a fundo as funções de cada um e qual a melhor aplicação deles. Mais utilizado, o currículo possui diferentes formatos de modelos disponíveis no mercado.

Resumidamente, o currículo pode ser considerado a apresentação da teoria. Ou seja, é como o profissional mostra sua bagagem teórica, como formação, cursos e idiomas que domina. Nesse caso, basta listar e enumerar as informações.

Normalmente, o currículo é apresentado em um documento de texto. Caso você não saiba como começar, há modelos disponíveis na internet. No portal da Catho, você encontra alguns modelos de currículo disponíveis para download.

Dentre as principais informações que encontramos em currículos tradicionais estão: 

  • Informações de contato;
  • Formação;
  • Cursos livres;
  • Idioma;
  • Formação profissional;
  • Resumo de qualificações.

Entretanto, para decidir entre o uso do currículo ou portfólio, vamos ver algumas vantagens e desvantagens no uso dessa opção.

Vantagens e desvantagens do currículo

Primeiramente, é importante ressaltar que o currículo é o formato mais usado pela maior parte das profissões, assim como pelas principais empresas e recrutadores no mercado. Sendo assim, essa é a primeira e mais importante vantagem desse modelo.

Em seguida, ressaltamos que essa forma de apresentação ajuda quando o candidato não possui tanto conhecimento prático, ou seja, não possui um bom número de trabalhos para mostrar aos recrutadores, mas possui cursos, formação na área e experiências extras.

Por outro lado, o currículo não permite que você mostre o seu completo potencial. Nesse caso, candidatos que tenham pouco tempo de formação ou trabalharam em poucos lugares não conseguem mostrar o que são capazes de produzir.

Muitos designers realizam trabalhos como freelancer ou apenas para treinamento. Essas peças ficariam de fora do currículo e não contariam pontos a favor do profissional. E é justamente nessa hora que o portfólio se faz necessário.

O portfólio

Se você está em dúvida entre currículo ou portfólio, pense em quais materiais gostaria de apresentar. No caso do profissional de design, o aspecto visual é preponderante para aquisição de vagas na carreira.

Não são apenas as áreas visuais que podem utilizar um portfólio. Todas as carreiras com aplicações digitais podem utilizar este modelo para apresentar, na prática, o seu trabalho, e como ele foi aplicado ao longo da sua carreira.

Diferente do currículo tradicional, o portfólio tem diversas formas de ser feito. Desde websites até apresentações em Powerpoint ou PDF. Existem, inclusive, muitas plataformas especializadas em organização de portfólios, como Behance e Carbonmande.

Vantagens e desvantagens do portfólio

A principal vantagem no uso de portfólios é que o profissional de design poderá mostrar, na prática, seu trabalho. Se o currículo é considerado a teoria, este formato é visto como a aplicação da teoria. Melhor do que apontar sua formação é apresentar o que você faz.

Outra vantagem é que com o portfólio, muitas vezes, é possível mandar apenas um link para que o recrutador veja. Não é necessário o envio de arquivos, que muitas vezes são pesados. De forma simplificada, seu trabalho pode ser ainda mais divulgado.

Mais uma vantagem deste formato é que o trabalho como freelancer pode ser enriquecido. Na maior parte das vezes, a prestação de serviços acontece após o interessado conferir trabalhos passados e não um currículo estático.

Em contrapartida, este tipo de formato, no geral, traz informações menos detalhadas sobre formação, idiomas e outras tecnicidades. Em determinadas empresas, esses pontos podem ser essenciais na hora da contratação.

Currículo ou portfólio para um designer

Quando falamos especificamente da carreira de designer, a dúvida entre currículo ou portfólio é ainda mais latente. Isso acontece porque a maior parte dos profissionais possui trabalhos com aspectos visuais.

Como mostrar em um currículo o site que você desenvolveu? Você vai contar que o recrutador entre no link, por conta própria, para ver o seu trabalho? Para que isso não aconteça, com o portfólio, é possível mostrar, de cara, o seu trabalho.

Como montar um portfólio para designer

Há diversas formas de montar um portfólio, como falamos anteriormente. Porém, existem alguns pontos essenciais que devem constar na divulgação do trabalho do designer. Separamos algumas informações que não podem faltar:

  • Informações de contato:

Não corra o risco de não ser encontrado. Separe um espaço no seu portfólio com seu telefone, e-mail ou outra forma de contato imediata. Se possível, acrescente links para que seja ainda mais fácil te encontrar.

  • Participação no projeto:

É essencial que o seu portfólio seja verdadeiro e realista. Se você trabalhou como assistente em um projeto, deixe isso claro na apresentação. Isso é importante para que a empresa não passe por uma quebra de expectativa ao te contratar.

  • Valores e disponibilidade:

Especialmente para o caso de um designer freelancer ou ilustradores, é indicado adicionar no portfólio a sua forma de cobrança – por hora ou projeto completo – assim como a sua atual disponibilidade para início.

Currículo ou portfólio: quando usar?

Agora que apresentamos mais profundamente os dois modelos, como saber quando usá-los? Primeiramente, lembre-se que é importante ter os dois arquivos atualizados e disponíveis para serem usados.

No caso de empresas de comunicação, é comum que elas solicitem o envio dos dois arquivos, por exemplo. Em outros casos, elas pedem apenas o portfólio, pois o importante é saber a qualidade dos trabalhos feitos.

Já para empresas mais tradicionais, que valorizam a formação do profissional, é importante ter um currículo atualizado para enviar.

Currículo ou portfólio são duas formas de mostrar o seu trabalho, suas conquistas, experiências e formação. Com eles, você pode buscar novas colocações profissionais e galgar melhores posições no mercado de trabalho.

Gostou? Então veja também as diferenças entre agenda de papel e digital, e aprenda a se organizar melhor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.