InícioDicasComo funciona o Enem Digital?

Como funciona o Enem Digital?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado a maior prova do Brasil e o principal meio de acesso ao ensino superior no país. Contudo, você sabia que é possível realizar a prova através de um computador?

Neste post, a Voomp mostra para você tudo sobre o Enem Digital para você ficar por dentro desta nova modalidade da prova.

Como foi criado o Enem Digital?

O Enem Digital foi concebido no ano de 2019 e sua primeira aplicação foi na edição de 2020 do Enem, ou seja, sua realização ainda é muito recente. Assim como o tradicional Enem, a prova é coordenada pelo Inep e vinculada ao Ministério da Educação. 

O estágio em que se encontra o Enem Digital pode ser considerado de testes ainda. A ideia de um exame digital surgiu através da ideia de reduzir os custos que a prova impressa exige. Afinal, todos os anos são impressas extensas provas para que milhões de candidatos a realizem.

Na edição de 2020, a prova foi realizada pela primeira vez por cerca de 100.000 candidatos, número que se manteve nos anos seguintes. A ideia é que nos próximos anos a versão digital da prova seja estendida para mais candidatos e aplicada em mais cidades. 

Como é feita a prova?

A prova em sua versão digital é realizada em espaços designados pelo Inep. São salas com computadores e presença de fiscais. Ou seja, apesar de a prova ser feita através do computador, não é possível realizá-la de casa. A presença em um espaço adequado para a prova garante que ela seja realizada pelo próprio candidato e sem possibilidade de consulta.

O Enem digital é realizado na mesma data da prova impressa e possui a mesma dinâmica, mesmas questões e tempo de realização. As questões de múltipla escolha devem ser assinaladas no computador, contudo, a redação é realizada à mão

As avaliações são feitas através de uma plataforma desenvolvida para a prova. Nela, os candidatos podem acessar uma página de rascunhos e consultar o mapa de questões, para visualizar quais já foram respondidas. Também há a possibilidade de pausar a prova para ir ao banheiro, no entanto, isso não significa que o candidato recebe tempo extra para realizar a avaliação. 

Como se inscrever no Enem Digital?

Se você deseja realizar o Enem Digital, é bom não perder tempo para realizar sua inscrição. Uma vez que as vagas são limitadas, as inscrições podem encerrar a qualquer momento, assim que atingirem o limite de inscritos.

Você pode realizar a sua inscrição através da Página do Participante, assim como ocorre com a inscrição na versão impressa. No entanto, o Inep autoriza inscrições somente de candidatos que já concluíram o ensino médio ou que estejam em ano de conclusão. 

Como as inscrições são limitadas, a regra busca limitar a participação dos chamados “treineiros”, que realizam a prova do Enem antes de concluir o ensino médio, buscando se familiarizar desde cedo com o exame.

Vale lembrar que não é possível se inscrever nos dois formatos do Enem, uma vez que as provas ocorrem no mesmo dia e horário. Após você concluir sua inscrição, lembre-se de consultar na Página do Participante o local de prova. Assim, você planeja sua logística para o dia da prova e evita se atrasar.

Quanto custa a inscrição no Enem Digital?

A taxa de inscrição no Enem Digital custa o mesmo que na versão impressa. O valor da taxa atualmente é de R$ 85 e é paga em forma de boleto. Caso você se inscreva no Enem, fique de olho no prazo limite para pagar sua inscrição. O não pagamento acarreta em cancelamento da inscrição.

Em alguns casos, candidatos possuem direito à isenção da taxa, podendo realizar o Enem de graça. Pessoas que são concluintes do ensino médio em escola pública no ano da prova ou que possuam renda de até 1 salário mínimo e meio podem solicitar a isenção junto ao Inep.

O que cai no Enem Digital?

A grande diferença do Enem Digital para o Enem impresso é o modo como o candidato realizará sua prova. Desta forma, você não precisa se preocupar com grandes mudanças. Os conteúdos exigidos no Enem impresso são os mesmos do Enem Digital.

Para, então, contemplar tudo o que é necessário para realizar a prova, é importante se preparar bem com a ajuda de cursinhos preparatórios. Pré-vestibular ou cursos específicos para o Enem: qualquer opção oferecerá o estudo que você precisa para dominar o conteúdo.

Ao todo, a prova é composta por uma redação e mais 45 questões de 4 áreas do conhecimento, o que resulta num total de 180 questões no exame. As matérias cobradas são as seguintes:

Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias

Nesta área do conhecimento, são cobradas questões que envolvem leitura e interpretação de texto, especialmente através de trechos escritos, charges e imagens. São frequentes as questões que abordam movimentos artísticos, literários e normas gramaticais. Nesta área, está a prova de língua estrangeira.

Ciências Humanas e Suas Tecnologias

Na prova de Ciências Humanas, costumam ser abordadas questões que envolvem cultura, mundo do trabalho, questões sociais nacionais e internacionais, globalização e diversos temas contemporâneos. Para avaliar a capacidade interpretativa, são explorados mapas, gráficos e textos, especialmente sobre sociologia, geografia e história.

Matemática e Suas Tecnologias 

Nesta área do conhecimento, costumam ser recorrentes questões que trabalham fundamentos de geometria, bem como escalas, razão e proporção. Provavelmente, você encontrará gráficos e tabelas em algumas questões. Podem ser acompanhadas de questões de juros simples e composto, além de funções. 

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Na parte de Ciências da Natureza, são comuns questões que envolvam a relação entre homem e Meio Ambiente. Além disso, temas como Ecologia, Biodiversidade e conceitos físico-químicos como Química Orgânica, Ondulatória e Cinética são recorrentes.

Redação

A Redação do Enem busca avaliar a sua capacidade argumentativa, como você organiza ideias e propõe intervenções frente aos problemas. O tema da Redação é revelado sempre no primeiro dia de Enem, assim que ele começa.

Enfim, agora que você já conhece o Enem Digital, a escolha é sua! Como mencionamos, a principal diferença está no material que você utiliza para realizar a prova. Se você prefere realizar avaliações sem utilizar papel e assinalar as questões no computador, o Enem Digital pode ser uma boa. Só não esqueça de se preparar bem antes da prova!

Obrigado por acompanhar nosso conteúdo. A gente se despede por aqui neste post, até o próximo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.