InícioIdiomasComo aumentar o vocabulário em inglês

Como aumentar o vocabulário em inglês

Aprender a falar inglês é um desafio contínuo e de muitas etapas. Ser fluente no idioma inglês é bastante satisfatório, no entanto, sempre há espaço para seguir aprendendo cada vez mais. Afinal, seguir aprendendo é algo que ocorre inclusive na própria língua nativa. Por que não no inglês? 

Neste post, a Voomp compartilha com você alguns motivos interessantes para você aumentar seu repertório de palavras em inglês. E, claro, compartilhamos também algumas dicas para que você adquira um vocabulário diverso.

Por que exercitar o vocabulário em inglês?

Assim como ocorre na sua língua nativa, quanto melhor você domina o vocabulário, maiores são as chances de você conseguir ser bem articulado. Na prática, isso significa uma comunicação de melhor qualidade, onde você pode tanto ser entendido de maneira mais fácil como entender mensagens de outras pessoas.

Na língua inglesa a lógica é a mesma. Conforme você incrementa seu vocabulário, mais confiança você adquire para vivenciar experiências. Isso permite que você transite por diversos lugares como trabalho, instituições de ensino e espaços de lazer sem grandes dificuldades. 

Além disso, se o seu vocabulário apresenta fragilidades, pode ser que você encontre dificuldade para formular frases e encontrar expressões adequadas. Em alguns casos, você pode até se comunicar corretamente, no entanto, é interessante diversificar as palavras ao invés de repeti-las em excesso. 

Enfim, a partir do momento em que você já tem noções de inglês e se encontra pelo menos no nível intermediário, aumentar o vocabulário não é uma tarefa tão complicada. Você pode fazer isso de diversas formas, inclusive se divertindo.

Mas, afinal, como aumentar o vocabulário em inglês?

Pensando em ajudar você, separamos algumas dicas que podem lhe inspirar a seguir aprendendo e colecionando novos termos. Com o passar do tempo, você absorverá as palavras naturalmente!

Abuse das leituras

Ler é, sem dúvidas, uma das principais maneiras de incrementar sua fala. E o mais bacana é que você pode fazer isso acessando textos que sejam do seu gosto. Existem muitas possibilidades. Você pode tirar um tempo para ler matérias, notícias, conteúdos de blogs e sites de diferentes temas.

A literatura também é uma ótima ferramenta para aumentar seu vocabulário em inglês. Você pode consumir contos, romances e poesias. No entanto, como o objetivo é reforçar o vocabulário, é interessante que você diversifique suas leituras. Diferentes formatos e temas garantirão um bom repertório.

Converse bastante! 

As leituras certamente ajudam muito, contudo, estar em uma posição ativa também é bastante importante. Ao conversar, você não apenas recebe a comunicação, você também emite! Sendo assim, quando você conversa, sua criatividade é estimulada e você pode colocar em prática seu vocabulário.

As conversas podem ser ao vivo, com amigos, colegas ou pessoas próximas a você que sejam fluentes, ou então através da internet. Através de plataformas online, você tem a possibilidade de participar de meetings, encontros virtuais em que você utiliza microfone e câmera para aprimorar sua fala com pessoas que têm o inglês como língua nativa. 

Consulte o dicionário

Aprender inglês somente com um dicionário é uma tarefa quase impossível. Afinal, é preciso não apenas traduzir as palavras, mas entender a lógica de construção de frases e as regras gramaticais. No entanto, quando bem utilizado, o dicionário pode ajudar bastante.

Você pode utilizá-lo tanto para consultar sinônimos como para identificar quais palavras podem ser utilizadas em determinadas situações. Dicionários ajudam bastante na hora do aperto, mas vale a pena consultá-lo sem obrigação, apenas no intuito de conhecer novas palavras. 

Curso de idiomas

Ao se matricular em um curso de idiomas, você conta com a ajuda de quem entende do assunto. Em uma escola de idiomas, além de aprender naturalmente, você é estimulado a exercer sua criatividade e trabalhar o vocabulário

Você pode encontrar cursos que cumpram com este papel com um bom custo-benefício. Na Carnegie Brasil, por exemplo, você encontra planos bem acessíveis e que contam com o que há de melhor em tecnologia de ensino. Com uso de Inteligência Artificial na plataforma da Carnegie Brasil, a sua experiência se torna totalmente personalizada!

Escrever: o seu vocabulário em texto

Se existem estratégias muito boas para conhecer novas palavras e seus usos, escrever é muito interessante para que você pratique. Assim como ocorre com as leituras, você tem muitas opções sobre o que escrever. 

Você pode participar de fóruns, interagir em vídeos online, fazer comentários e até mesmo um diário. Quando você se estimula a formular frases, você está automaticamente exercitando seu vocabulário

Aumente o vocabulário se divertindo!

O bacana de aprender inglês é que existem diversas formas de isso acontecer. Você não precisa ficar horas e mais horas sentado em frente aos livros como única forma de ficar fluente e ter um bom vocabulário.

Seus momentos de lazer também servem para aprender. Com a escuta atenta, você pode assistir seus filmes e séries favoritos com legendas em inglês. Além de conhecer a pronúncia e a forma de escrever as palavras, você entende o modo como ela é utilizada e o seu contexto.

Isso também serve para músicas, podcasts e jogos. De forma lúdica você acaba aprendendo naturalmente! 

Enfim, como você pode perceber, existem muitos caminhos por onde aumentar o vocabulário na língua inglesa. Agora que você já percebeu a importância e as ferramentas para fazer isso acontecer, o desafio está com você

Para mais conteúdos como este, siga acompanhando o blog da Voomp. Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.