InícioDicasEstágioComo conseguir estágio em Segurança Pública?

Como conseguir estágio em Segurança Pública?

Um requisito essencial para concluir a graduação universitária com êxito é o estágio supervisionado na área. Sendo assim, no curso de Segurança Pública não é diferente! Por isso, conseguir uma oportunidade de estágio em Segurança Pública é importante para os estudantes da área.   

Contudo, encontrar uma boa oportunidade de estágio em Segurança Pública pode se tornar um desafio para os estudantes do ensino superior. Por isso, tomar cuidado com alguns detalhes na hora de participar dos processos seletivos pode facilitar na hora de conseguir a tão sonhada primeira oportunidade no mercado de trabalho. 

Além disso, é importante destacar que o estágio supervisionado é um critério obrigatório para o estudante conseguir o diploma nas principais instituições de ensino.  Além disso, trabalhar na área durante a faculdade ajuda o estudante a se tornar um profissional melhor e também é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho. 

Por isso, a Voomp separou as informações mais importantes para  você conseguir o tão sonhado estágio em Segurança Pública. Por isso, neste artigo, você terá a oportunidade de esclarecer as dúvidas de como encontrar uma oportunidade na área. Além disso, vai conhecer as melhores dicas para conseguir o primeiro estágio na área de estudo. 

Como é o Curso de Segurança Pública?

Então, para começar o artigo, é importante contar um pouco sobre o curso de Segurança Pública e como ele funciona. Sendo assim, a graduação na área é um Curso Superior Tecnólogo de Segurança Pública. Além disso, conta com disciplinas teóricas, mescladas com atividades práticas voltadas à atuação no mercado de trabalho. 

Dessa forma, o objetivo da graduação é ensinar ao estudante para lidar com situações complexas, riscos e conflitos. Para isso, o aluno entra em contato com  disciplinas ligadas aos aspectos da Segurança Pública. Como por exemplo: Direito, Gestão, Segurança e Ordem Pública. Vale ressaltar que todo o curso e a atuação do profissional após a formação tem que ser pautada no respeito aos direitos humanos e nos princípios de Cidadania.

Além disso, a graduação divide os conteúdos entre as áreas de humanas, tal como Sociologia e Filosofia. O curso ainda conta com disciplinas específicas, como Criminologia, Direito Penal, Mediação de Conflitos e Processo Penal.

Durante o período da graduação, o estudante ainda tem contato com casos reais, levantamento de dados e avaliações de programas de segurança em andamento no país. Por isso, o estágio supervisionado na área é uma excelente oportunidade para o estudante colocar em prática os conteúdos que aprende em sala de aula. 

Graduação de qualidade é essencial para estágio em Segurança Pública

Então, o primeiro passo para garantir um estágio em  Segurança Pública é investir em um curso universitário de qualidade. Além disso, é essencial que a instituição de ensino seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Dessa forma, muitas empresas no momento de escolher o estudante para ocupar a vaga de estágio prezam pelo nome da faculdade e padrão de ensino da instituição de ensino. Esse requisito é mais essencial ainda quando o aluno busca uma oportunidade para o primeiro estágio na área. 

Sendo assim, duas instituições de ensino conceituadas que oferecem a graduação de Segurança Pública são a Anhanguera e a Universidade Norte do Paraná (Unopar). As faculdades contam com o Curso Técnico Superior na área e as mensalidades custam a partir de R$159,90. 

Além disso, o estudante pode optar tanto pelo modelo de ensino presencial ou a distância (EAD) para poder estagiar na área. As duas modalidades são reconhecidas pelo MEC e têm o mesmo peso no mercado de trabalho. 

Monte um bom currículo para procurar estágio em Segurança Pública

O currículo é a porta de entrada para todas as empresas que você tem vontade de trabalhar. Por isso, é preciso tomar cuidado no momento de montar o documento. 

Sendo assim, é preciso se atentar aos pontos principais para mostrar suas competências ao recrutador e conseguir a vaga de estágio em Segurança Pública.  Então, confira abaixo as principais recomendações para deixar seu currículo impressionante. 

Objetivo — Para o seu currículo ser interessante para os recrutadores, o mesmo não precisa ser longo ou contar com várias páginas. Dessa forma, coloque as informações básicas sobre você e as suas afinidades na área de trabalho. Como, por exemplo, escolaridade, cursos, idiomas, em qual período da faculdade você está e em quanto tempo vai se formar na área.  

Facilite a leitura —  Na hora de você montar o seu currículo é preciso pensar na facilidade da leitura.  Além da interpretação do recrutador do estágio em  Engenharia da Computação que estiver com o seu documento. Por isso, aposte em subtítulos para separar as seções do currículo, como, por exemplo, endereço, escolaridade e dados pessoais.  

Além disso, não utilize letras pequenas e escolha formatos para as letras no documento que facilitem a leitura. Vale lembrar que o recrutador precisa conseguir enxergar bem o documento e ter uma leitura tranquila. 

Salve o documento em PDF  —  Quando você terminar de montar seu currículo, não esqueça de salvar no formato de PDF. Dessa forma, essa ação é importante para o documento não perder o formato e facilita para quem recebe o currículo. Quando salvo no formato Word é provável que o documento perca o formato, por ser possível fazer edição nele, o que pode atrapalhar sua ideia para o currículo.

Quais as responsabilidades do estudante?

Durante a formação no Curso de Segurança Pública, o profissional se torna responsável por elaborar, coordenar e implementar programas e políticas com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade. 

Portanto, durante o estágio em Segurança Pública, o estudante terá a oportunidade de entrar em contato com esses setores da profissão. Sendo assim, nas oportunidades de estágio em Segurança Pública o aluno conta com atribuições nessas áreas. 

Vale ressaltar que o estagiário precisa trabalhar sempre pautado no respeito aos direitos humanos e nos princípios de cidadania. Dessa forma, entre as áreas com mais oportunidades para estudantes de Segurança Pública, estão, por exemplo: 

  • Combate à violência e à criminalidade;
  • Manutenção da segurança e ordem públicas;
  • Captação de recursos para programas de Segurança Pública;
  • Segurança comunitária; 
  • Gestão de instituições de Segurança Pública;
  • Elaboração e execução de políticas preventivas.

Sendo assim, estão entre as habilidades que os estudantes vão aprender durante o estágio em Segurança Pública o planejamento e controle de ações, análise de riscos e supervisão de ações. Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.