InícioDicasFormação acadêmicaQual a grade curricular do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Qual a grade curricular do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

A grade curricular do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor é o assunto dessa matéria. Além disso, vamos também conhecer informações dessa área e faculdades para estudar. A gestão das organizações do terceiro setor é um ramo importante e que abrange aspectos específicos dessa atuação.

Por isso, trabalhar nas organizações filantrópicas requer conhecimentos e uma formação voltada a essa demanda. O mercado de trabalho também se organiza a partir de graduações específicas para colocar vagas disponíveis. Dessa maneira, vamos entender melhor do que se trata esse curso e como o profissional poderá preencher as melhores vagas.

O terceiro setor é um dos setores da economia, e trata de suprir as lacunas de serviços, atendimento e fiscalização em vários campos. Portanto, trabalhar nessa área é engrandecedor. E conhecer qual a grade curricular do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor pode ser o primeiro passo para edificar uma carreira de sucesso.

Conhecendo mais sobre o Terceiro Setor

A economia é dividida em três setores. O primeiro deles representa a esfera governamental e pública. O segundo é composto pelas empresas privadas. E o terceiro deles é o setor das organizações sociais que não têm fins lucrativos. E muito embora elas não tenham um fim para gerar lucro, todas dependem de saúde financeira para levar suas atividades adiante. E as demandas administrativas dentro dessas entidades é um dos itens para um gestor atuar.

Gerir uma organização do terceiro setor é estar conectado com todas as necessidades administrativas de tal entidade. Por isso, a grade curricular do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor também abrange matérias de planejamento orçamentário e financeiro. O profissional deverá estar em constante contato com a administração dos recursos da sua organização. E isso se deve ao fato de que as reservas financeiras são de extrema importância para coordenar projetos e assistências diversas.

Ainda, essas organizações são divididas em tipos. E cada um deles apresenta maneiras diferentes de gestão, por conta da legislação e do que se pode fazer em relação às atividades diversas. A seguir, veremos melhor sobre esses tipos de organizações do terceiro setor.

Tipos de Organizações do Terceiro Setor

Por conta do amplo campo de atuação dessas entidades, o Brasil definiu algumas regras de nomenclatura segundo a atividade desempenhada e também em relação às questões contábeis e jurídicas. Dessa maneira, um gestor de uma organização da sociedade civil deverá conhecer esses tipos de organizações. No caso de fundar e também gerenciar os processos internos de uma entidade dessas, é sempre necessário conhecer todos os contextos de atuação.

Na lista abaixo vamos esclarecer esses tipos de entidades do terceiro setor e suas principais características:

  • OSCIP, ou, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público: atua em áreas de interesse social e pode construir convênios para seus projetos com o setor público e privado;
  • Entidade beneficente: possui mais restrições com relação aos convênios e tem atuação mais focada na prestação de serviços diretos, principalmente aos mais necessitados. Não pode remunerar empregados;
  • Institutos: mais ligados à pesquisa e ou formação científica atendendo as demandas da população;
  • Fundações: necessitam de patrimônio vinculado e trabalham mais direcionadas à captação de recursos para áreas como, científica, cultural ou social;
  • ONG, ou, Organização Não Governamental: com patrimônio aglutinado por associados, as ONGs também atuam em diversas áreas para suprir as demandas da sociedade.

A Comunicação e o Marketing como paradigma para o Terceiro Setor

Há muitos anos as áreas de comunicação e marketing fizeram um divisor de águas no planejamento estratégico dentro das organizações do terceiro setor. Essas organizações, em sua maioria, começaram a entender e investir em propagando para captação de recursos. Por isso, os gestores tiveram que estudar e contratar profissionais desses campos. E, para gerir processos de comunicação e marketing, é necessário conhecer os seus recursos.

As estratégias de táticas de comunicação, nas entidades sociais, passaram por grandes transformações. E, nesse cenário, o investimento em processos de CRM, doação online, e-mail marketing, dentre outros, ficaram no radar tanto de gestores, quanto de consultores dessa área. Então, coordenar esses elementos de comunicação e marketing virou praticamente uma rotina dentro do terceiro setor. Certamente, essas disciplinas deverão compor a grade curricular do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor.

A gerência da captação de recursos, todavia, começa na comunicação, mas termina na prestação de contas. Portanto, todo o processo de doação depende de características que vão desde o tipo da organização, até o projeto que se coloca em prática. As equipes de captação de recursos, pessoa física e pessoa jurídica, conjuntamente com a de comunicação e marketing, devem estar integradas. E o gestor da entidade social deve comandar e fiscalizar todos os processos.

O trabalho em redes de parcerias e sua importância na gestão de projetos

Muitas organizações do terceiro setor trabalham pela via de redes de parcerias. Isso é possível, pois existem institutos e fundações que atuam para fomentar projetos que já existem. Por isso, dentro do âmbito da gestão de projetos em terceiro setor há direcionamentos para integrar parcerias com o intuito de receber patrocínio, aportes, serviços, entre outros.

Muitas organizações trabalham junto com setores governamentais para encaminhamento de demandas. E essa é uma atuação importante nas áreas de assistência social e saúde. É dessa forma que famílias em situação de vulnerabilidade social conhecem seus direitos e conseguem melhorar a sua autonomia.

Muitos projetos governamentais de assistência social e saúde acabam não chegando no seu destino final por diversos fatores. Então, entidades sociais trabalham em rede para coordenar esses processos e ajudar pessoas e famílias.

Esse cooperativismo deverá, assim, fazer parte da grade curricular do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Para que os profissionais formados possam ter total noção de como se procura e se realizam as parcerias necessárias para tocar projetos importantes. É nessa frente que se conectam as áreas de captação de recursos e de comunicação, inclusive.

Conhecendo a grade curricular do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor

Faculdades de renome, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, oferecem o curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Trata-se de um curso nível tecnólogo, o que possibilita encurtar o período de formação.

Assim, o aluno entra mais cedo para o mercado de trabalho. Além disso, o modelo de ensino a distância, ou EAD, já é uma realidade para cursos desse tipo. Isso é uma grande vantagem para quem precisa aliar os estudos com outras atividades do dia a dia.

Sobre as matérias dessa graduação, podemos encontrar disciplinas, como:

  • Captação de Recursos e Prestação de Contas;
  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais;
  • Contabilidade do Terceiro Setor;
  • Gestão de Projetos e Eventos;
  • Legislação Aplicada ao Terceiro Setor;
  • Modelos de Gestão;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Redes, Parcerias e Cooperativismo;
  • Serviço Social e Terceiro Setor.

Por fim, caso queira saber mais sobre o que faz um gestor das organizações do terceiro setor, temos uma matéria que fala tudo sobre esse assunto. Clique aqui e leia agora mesmo!

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