O campo filantrópico é repleto de oportunidades na atualidade. Portanto, essa matéria trata de 3 áreas para se trabalhar em Gestão das Organizações do Terceiro Setor.
Muitas pessoas não imaginam, mas o terceiro dos setores da economia é um dos que mais empregam. Existem organizações sociais, hospitais filantrópicos, ONGs, dentre outros lugares para se trabalhar. E as atividades dentro desses lugares vão desde o setor administrativo, até a gerência as atividades desempenhadas. Por essa razão, vamos desvendar 3 áreas para se trabalhar com Gestão das Organizações do Terceiro Setor.
Não só a prestação de serviços dessas organizações é o foco de quem gerencia todos os processos, como também a própria administração e a saúde financeira delas deve ser o foco de um gestor. Então, fique conosco para vermos juntos todas essas informações.
O que você verá neste artigo:
Descobrindo a questão administrativa das Organizações do Terceiro Setor
Primeiramente, vamos entender melhor como funcionam as organizações do terceiro setor. Para isso, devemos compreender que elas precisam administrar bem as finanças como qualquer outra empresa. São integradas, inclusive, a sindicatos patronais e funcionam, na prática, como uma organização sem fins lucrativos, mas que deve manter-se para dar andamento nos projetos.
O setor financeiro dessas organizações deve prestar contas de todo dinheiro que entra e sai. Seja por meio de doações, ou de projetos vinculados ao governo. A área financeira é quem organiza e coordena esses montantes para fazer parte das prestações de contas diversas. Normalmente, essas apresentações estão vinculadas aos setores de captação de recursos e comunicação.
Além disso, as organizações do terceiro setor devem possuir corpos diretivos ou até conselhos. Assim, as tomadas de decisão mais importantes são realizadas por meio de assembleias. Essas reuniões são para aprovar ou desaprovar medidas internas e também traçar novas estratégias.
É fundamental conhecer todos esses processos. Por isso, existem cursos superiores voltados para quem deseja trabalhar em com gestão no terceiro setor. Veremos a seguir mais sobre essa graduação antes de adentrarmos nas 3 áreas para se trabalhar em Gestão das Organizações do Terceiro Setor.
A Gestão das Organizações do Terceiro Setor
A formação de nível superior para Gestão das Organizações do Terceiro Setor já é uma realidade no mundo da educação. Isso se deve ao fato de que existe um crescimento pela procura e também pela demanda de profissionais formados nessa área.
Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Terceiro Setor, 82% dos brasileiros disseram acreditar na atuação das organizações do terceiro setor. E isso comandou um aumento expressivo nas doações realizadas, o que deve manter o patamar dessa filiação solidária daqui para frente.
Muitas organizações do terceiro setor precisam de profissionais que atuem na gerência de suas atividades. Profissionalizando mesmo todos os processos que compõem as suas atividades. Essa é uma tarefa para o gestor formado na área e que, portanto, pode preencher as vagas disponíveis no mercado de trabalho.
Onde fazer esse curso?
Faculdades de renome, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, oferecem o curso de nível tecnólogo para gestão das organizações do terceiro setor. E outra vantagem ofertada por esses centros universitários é a possibilidade de estuar pelo sistema EAD, que é o Ensino a Distância.
Desse modo, é possível estudar onde você estiver e fazer seus próprios horários para o aprendizado. Ainda, o tecnólogo traz o benefício de encurtar o tempo de formação, otimizando as matérias sem perder a excelência. Assim, você entra mais cedo para o mercado de trabalho.
Por fim, temos uma matéria que fala tudo sobre o que faz um gestor do terceiro setor. Clique aqui e leia agora mesmo! E agora, vamos tratar das 3 áreas para se trabalhar em Gestão das Organizações do Terceiro Setor.
A saúde como uma das 3 áreas para se trabalhar em Gestão das Organizações do Terceiro Setor
Muitos podem não saber, mas existem hospitais e centros de atendimento em saúde que são organizações do terceiro setor. Isso acontece quando fundações ou entidades beneficentes voltam as suas atividades para atendimento na área da saúde. Por essa razão, essa é uma das 3 áreas para se trabalhar em Gestão das Organizações do Terceiro Setor.
Com a pandemia, muitos hospitais ou outras entidades filantrópicas tiveram que aumentar as suas atividades e correr para angariar mais recursos, promovendo campanhas diversas. Em face dessas demandas, os profissionais gestores estão sendo procurados, seja para compor os times de coordenação, seja para prestar consultorias.
Outras organizações prestam atendimento ou serviços em saúde dentro de projetos específicos. Por exemplo, isso acontece em planos estratégicos que focam a primeira infância, ou a área de nutrição de crianças e adolescentes. Portanto, existe a chance de integrar equipes de gestores onde cada um coordena um campo específico, sendo a saúde um deles.
Assistência social e as novas perspectivas do processo de autonomia familiar
A assistência social é uma das áreas para se trabalhar em Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Um dos mais antigos processos de encaminhamento dentro da perspectiva filantrópica. A assistência social tem desempenhado um papel determinante na sociedade. É por meio desse serviço que muitas famílias encontram não apenas sustento e apoio, mas inclusive a autonomia para poderem prosseguir.
As organizações que prestam serviço dentro do âmbito da assistência social também possuem cadastros e convênios específicos. Isso acontece por conta do vínculo que elas possuem com determinadas secretarias e ministérios dentro da esfera governamental. Desenvolvem projetos por meio de editais específicos e também necessitam de gerenciamento e coordenação de seus processos.
Atualmente, as organizações do terceiro setor que atuam com assistência social focam bastante em integrar doações às famílias necessitadas junto de processos para fomentar a autonomia dessas mesmas famílias. Isso se dá por meio de palestras, encontros, ajuda na elaboração de planos financeiros, currículos, apoio em capacitações, dentre outros.
A questão ambiental como uma área em crescente expansão na atualidade
Estamos vivendo momentos cruciais para tratar das questões ambientais no mundo todo. Por isso, essa deve ser também uma das 3 áreas para se trabalhar em Gestão das Organizações Sociais. Assim como nos campos da saúde e de assistência social, a área do meio ambiente está vinculada com editais, projetos e secretarias específicas para se firmar convênios e acordos.
Outro trabalho importante, dentro dessa área, é em relação à fiscalização e acompanhamento de atividades. Dando suporte ao governo por meio de denúncias e campanhas contra o desmatamento e outras atividades irregulares que afetam o meio ambiente. Logo, essas organizações também de profissionais que atuem na gerência de seus projetos. Gostou? Então leia aqui o que é ESG?