InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Design de Produto?

Como conseguir um estágio em Design de Produto?

Você já parou para pensar quem criou o design dos produtos que você usa no dia a dia? Se você está pensando em o que precisa fazer para conseguir um estágio em Design de Produto, certamente já ouviu falar da profissão. 

Porém, muitas vezes as pessoas podem ter ideias erradas sobre quem cria os produtos, ou sobre qual a função de um designer de produtos. Nesse sentido, resolvemos juntar diversas informações sobre o que é e o que faz esse profissional.

Nosso objetivo é sempre te ajudar. Nesse caso, vamos te ajudar a identificar oportunidades de trabalho e também encontrar áreas de estágio para você ir atrás. 

Portanto, se você quer saber mais sobre essa profissão e oportunidades de trabalho e de estágio, não deixe de ler até o final.

Vamos lá?

O que é Design de Produto?

Primeiro de tudo, é muito importante que a gente compreenda o que é essa profissão. O que ela contempla. Para então podermos falar de estudo, trabalho, estágio e muito mais. 

O Design de Produto, muitas vezes também chamado de Design Industrial, consiste no processo de design aplicado à produção em massa de diversos tipos de produto. Não entendeu? Calma que a gente explica mais um pouco.

O designer de produto é a pessoa que vai desenhar as formas e características físicas de um produto. Qual vai ser o formato, de quais cores, como vai ser a embalagem, e tudo mais que envolve a criação das características de design de um produto.

Ou seja, ele faz o projeto tridimensional de como vai ser o produto, depois de pronto.

Onde estudar Design de Produto?

Para poder trabalhar nessa área, o ideal é completar o Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto. E na hora de escolher onde estudar, lembre-se de avaliar aspectos importantes como:

  • Escola credenciada ao MEC
  • Professores de renome no mercado
  • Disciplinas completas
  • Modalidade de ensino

Existem muitos outros, mas garantir que esses sejam critérios que a faculdade cumpre já te dá uma grande vantagem na hora de estudar.

A maioria dos cursos de Tecnólogo em Design de Produto tem duração de 3 semestres. Ou seja, em menos de dois anos é possível se formar e garantir um diploma de ensino superior. 

Selecionamos 3 instituições do grupo Kroton que oferecem o curso, e que cumprem todos os requisitos avaliados acima. Assim, elas podem ser boas opções para você fazer o seu curso.

Entre as principais disciplinas do curso, podemos destacar:

  • Comportamento Do Consumidor
  •  Desenho Auxiliado Por Computador
  •  Desenho De Expressão
  •  Desenho De Observação
  •  Ergonomia
  •  Gestão Da Inovação
  •  Gestão Da Produção
  •  Gestão De Projetos
  •  História E Acepções Do Design
  •  Marketing De Produtos E Serviços
  •  Novas Tecnologias Aplicadas À Comunicação
  •  Organização Do Trabalho Industrial
  •  Processos De Fabricação
  •  Projeto De Operações Produtivas

Quais as áreas de atuação?

O profissional de Design de Produto trabalha normalmente em empresas, ou departamentos de comunicação. Porém existem diversas opções de atuação que ele pode assumir, que vão variar de acordo com os conhecimentos que ele possui

Sendo assim, fizemos uma lista para você com algumas dessas opções:

  • Designer de Produto
  • Designer Gráfico
  • Designer Industrial
  • Prototipagem
  • Desenho Industrial
  • Designer de Embalagens
  • Designer de Serviços

Essas são apenas algumas opções, de funções que um profissional formado no CST de Design de Produtos pode assumir. Porém, uma boa dica é a de conversar com os seus professores, colegas e conhecidos da área. Além de prestar atenção nas aulas, e identificar com quais você mais gosta de trabalhar e então buscar vagas e oportunidades que tenham ligação com aquela matéria.

Como conseguir um estágio em Design de Produto?    

Finalmente, vamos falar de como conseguir um estágio em Design de Produto. As opções de estágio são muitas. Nesse sentido, todas as opções de carreiras já citadas no tópico anterior, podem ser aplicadas na busca e escolha de um estágio. Além disso, juntamos também algumas ideias que podem te ajudar nessa busca.

Dicas para buscar um estágio

Para começar, pesquise na internet por vagas de estágio nessa área. As que estiverem perto de você te permitem aplicar para concorrer à vaga. Porém, as que estão longe também apresentam uma oportunidade, quer saber qual? A de descobrir exigências de vagas. Ao entender o que os recrutadores buscam como diferencial em um candidato, você pode trabalhar para se tornar um candidato com todos os requisitos que eles pedem.

Portanto, se desejam algum tipo de conhecimento específico, como alguma outra língua, ou utilização de algum software específico. Ou seja, assim você fica sabendo e pode buscar formas de aprender e se desenvolver nessas áreas.

Outro ponto muito importante, e que a internet pode te ajudar. Pesquise sobre empresas perto de você que tem essa  função dentro dela. Assim você já fica sabendo quais as empresas que você pode ir atrás para conseguir uma vaga de estágio, ou até mesmo de emprego, depois de formado.

Continuando, uma dica de ouro é: participe de feiras, eventos e todos os tipos de atividades extracurriculares que você consiga encontrar. Palestras e cursos rápidos. Todas essas opções te ajudam a identificar empresas que trabalham dentro da sua área. Além disso, você também vai cultivar o seu networking. Essa é uma ótima estratégia para conseguir ser indicado, ou saber antes de vagas que possam surgir em empresas que você tem interesse.

Por fim, tenha um portfólio. Crie peças e produtos, ou até mesmo os produtos que fizer para as suas aulas no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, podem ser reaproveitados para o seu portfólio. É uma necessidade, que você tenha algo para mostrar. 

Gostou das nossas dicas?

E aí? Gostou das informações e dicas que juntamos aqui para você que quer encontrar um estágio em Design de Produto? Seja como for, acredito sinceramente que se você colocar todo esse conhecimento e essas informações em uso, logo logo estará trabalhando em um estágio na sua área. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.