Desde já, conseguir um estágio em Fotografia pode permitir com que você trabalhe com fotógrafos de primeira linha. Além disso, muitos estão dispostos a dar a fotógrafos amadores com grande potencial um primeiro olhar para o processo de fazer uma carreira na área da Fotografia.
Porém, é um mundo difícil nessa área especificamente falando. Isso, se considerarmos a quantidade de competição que cresce a cada ano, e fazer um estágio poderá te colocar no caminho certo. Além disso, o estágio em Fotografia permitirá com que você aplique tudo que foi ensinado durante o curso que você fez na faculdade. Ou seja, o fotógrafo vai te ensinar a aplicar na prática conhecimentos sobre iluminação, pós processamento de imagens e outras considerações técnicas. Aliás, trabalhar no campo de atividade permite com que você adquira conhecimentos e habilidades que você pode não obter na sala de aula ou apenas no ensina à distância.
Ou seja, com um estágio em Fotografia, você pode aplicar o que aprendeu na universidade no mundo real e ainda ser remunerado por isso. Por outro lado, os programas de fotografia geralmente não oferecem um componente comercial significativo em seus currículos. Muitos alunos têm um grande chamado para acordar apenas quando se formam. Isso acontece porque eles não têm um conhecimento sólido sobre como comercializar seu trabalho, por exemplo. Outras pessoas sofrem dificuldades até mesmo em saber qual o tipo de equipamento que eles precisam para ser bem sucedidos no nicho que escolheram.
Dessa forma, com um estágio em fotografia, você terá uma compreensão interna de um estúdio fotográfico ou de assistência a um fotógrafo profissional. Assim, aprendi mais sobre iluminação e o funcionamento de um estúdio fotográfico real. Mas, o mais importante, você poderá aprender mais sobre o lado comercial do setor.
Como conseguir um estágio em Fotografia?
Atualmente, existem várias formas de conseguir um estágio em fotografia. A melhor maneira é entrar em contato diretamente com os fotógrafos e estúdios de fotografia. Então, busque enviar uma introdução por e-mail escrita em estilo de carta de apresentação. Você também pode abordar jornais e meios de comunicação que possuam algum departamento de fotografia. Ou, se for um pouco mais arrojado, poderá mandar uma mensagem em suas redes sociais, solicitando algum e-mail para contato ou oportunidade.
Seja qual for a sua escolha, certifique- se de escolher um empregador que seja de seu real interesse. Por exemplo, se você gostar de fotografia de comida, tente encontrar uma revista ou site de culinária, ou um fotógrafo especialista em comida. Consequentemente, muitas vezes, os alunos não conseguem encontrar um estágio em Fotografia nas suas cidades. Mas, se você for financeiramente capaz, considere realizar um estágio em uma cidade maior. Já que a quantidade de vagas será mais ampla e diferenciada.
No momento de abordagem ao seu empregador, sua apresentação deve ser polida e profissional. Procure ser bem breve, mas conciso. E verifique se há erros de digitação, ortografia e gramaticais em seu e-mail. Aliás, dependendo da natureza do estágio, o empregador pode querer ver um portfólio com exemplos de seu trabalho e fazer perguntas sobre você.
Nesse sentido, você não precisa ter um site próprio para exibir o seu trabalho. Você poderá usar um aplicativo online e gratuito como o Pixiest, ou então um site com possibilidade inserção de portfólios como o Behance, por exemplo. Seja durante a entrevista, ou mesmo trabalhando em um estúdio fotográfico, procure mostrar a sua vontade de aprender, pois ninguém vai querer um estagiário que pense que seu trabalho é penoso ou feito apenas para matar o tempo.
Dicas para criar seu portfólio para conseguir um estágio em Fotografia
Antes de tudo, se certifique de ter um portfólio que realmente mostre suas habilidades como fotógrafo. Se você quiser fazer um portfólio físico, imprima as suas imagens em papel brilhante ou qualquer tipo de papel fotográfico. Isso mostrará que você está falando sério. Os empregadores de estágio em Fotografia normalmente estão atrás de pessoas criativas. Se mostrar isso a eles, as chances de ser contratado serão maiores.
Por outro lado, você também pode focar apenas na criação de um portfólio digital. Podendo até mesmo se aprofundar e comprar um domínio em seu nome, como www.seunome.com.br, por exemplo. Além do mais certos produtos como o Squarespace permitem que você consiga criar sites engenhosos sem nenhum conhecimento em desenvolvimento web. E os sites de portfólios são relativamente simples. Baseando-se apenas em clicar e arrastar imagens, além de alterar algumas escritas e cores.
Eventualmente, se certifique de ter contas sociais voltadas para a sua fotografia especificamente falando. E que seja em todas as principais plataformas. Você pode ter uma página no Facebook, Instagram, Tumblr, WordPress, Pinterest e muito mais. Dessa forma, você também terá que se certificar de separar essas contas de sua pessoal. Pois isso implicará um ar maior de profissionalismo, quando as contas são dedicadas exclusivamente à Fotografia.
Ache oportunidades de estágio online
Hoje em dia, você não precisa mais procurar nos classificados de jornais para achar um estágio em Fotografia. Isso porque a internet está repleta de empresas que querem contratar você como um estagiário. Nesse sentido , há sites que agregam estágios e são um recurso muito bom.
Também recomendamos abordar empresas que normalmente não oferecem estágios, mas têm uma necessidade clara de fotógrafos estagiários. Nesse caso, tente apresentar algumas de suas ideias e habilidades. Um bom exemplo disso é aproveitar certas empresas que vendem produtos online e ofertar algumas fotos ou então pedir por alguma vaga de estágio na área. Seguindo essa linha de pensamento, provavelmente, existem milhões de sites e empresas locais que necessitam de fotografia de produtos ou marcas. Essas empresas podem não estar anunciando um estágio, mas isso não quer dizer que não estariam interessados em ter um estagiário.
Por fim, é altamente recomendável enviar uma carta de apresentação para um estágio em Fotografia. Nesse caso, tente fazer uma carta de apresentação para cada empresa que vai se candidatar. Além do mais, essa carta de apresentação deve indicar os motivos que explicam o porquê você deve ter a chance de ser um estagiário. Aqui, não tenha medo de incluir informações sobre quem você é. Incluindo suas experiências anteriores. É importante lembrar que essa carta não é um currículo. Então, pense nisso como uma maneira de determinar quem você é. Encare isso como a cereja no topo do currículo. Desejamos boa sorte para você em sua busca por experiência profissional na área da Fotografia.